quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Minha Fama de Mau

Nesta semana, o Brasil recebeu entristecido a notícia da morte do cantor e compositor Erasmo Carlos. Realmente foi uma perda para a música popular Brasileira, uma vez que ele foi um ícone e um dos artistas mais populares da chamada Jovem Guarda. Esse filme, baseado nas memórias do próprio cantor, foi lançado pela Globo filmes e foi reprisado ontem pelo Telecine, em homenagem à morte dele. Conta a história do jovem pobre da Tijuca que se apaixonou pelo rock durante os anos 50. Filho de uma mãe solteira que morava em um pequeno quarto de pensão, ele ousou sonhar em ter uma carreira artística. E foi atrás de seus sonhos, tentando seguir os passos de seus ídolos americanos como Elvis Presley e Bill Halley. O começo foi muito difícil como era de se esperar. Só que um dia, meio por acaso, ele recebeu a visita de um jovem atrás de letras de Elvis. O nome dele? Roberto Carlos. Esse encontro iria mudar a vida de Erasmo para sempre. 

Depois disso começou a participar de programas de rádio e aos poucos foi abrindo o próprio espaço para mostrar suas composições. O filme se concentra muito na fase da Jovem Guarda. Quem conhece a história de Erasmo Carlos sabe que ele não se resumiu a isso. Pelo contrário, ele fez discos muito bons, principalmente na década de 70. O filme, porém, não está muito preocupado em contar toda a sua história. Fatos polêmicos e controversos de sua vida são deixados de lado. O roteiro é muito mais focado nos seus anos ao lado de Roberto Carlos no famoso programa de TV. Tudo muito colorido, como convinha aos anos 60. Esse não é um erro do filme, mas sim uma escolha do seu diretor. Eu gostei do que vi e acho que é um um filme bem honesto como homenagem a uma vida dedicada a música. Certamente vai agradar aos fãs do Tremendão.

Minha Fama de Mau (Brasil, 2019) Direção: Lui Farias / Roteiro: Lui Farias / Elenco: Chay Suede, Gabriel Leone, Malu Rodrigues / Sinopse: O filme conta a história do cantor e compositor Erasmo Carlos. Ele fez muito sucesso e foi muito popular durante a década de 1960 no programa da rede Record, chamado Jovem Guarda. Depois, teve uma longa e produtiva carreira de parceria com Roberto Carlos em seus discos. Formando a dupla de compositores mais popular da história da nossa música.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cinema Nacional
    Minha Fama de Mau
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Erasmo Carlos sempre foi um coadjuvante da carreira do Roberto Carlos, ao qual, pro bem e pro mal, está intrinsecamente ligado. Porém ele tem uma qualidade qua lhe dá uma personalidade artística propria e muito relevante. Ele sempre foi um bom compositor, com muita noção para letras e ritimos, tanto que a carreira do Roberto Carlos sofreu uma incrível queda de qualidade quando os dois seguiram caminhos separados.
    O Erasmo Carlos sempre foi um cantor muito fraco e foi esmagado pela voz e carisma sobre humano do Roberto Carlos, mas as suas canções, mesmo quando (mal) cantadas por ele fizeram muito sucesso, justamente pela otima qualidadade pop que sempre consegiu imprimir nas mesmas.
    No final, ele que era tão forte fisicamente, principalmente comparado ao grilo Roberto Carlos, estava mais decrépito que esse, porém artísticamente estava num nível bem superior.
    Que esteja num bom lugar.

    ResponderExcluir
  3. Ótima análise. De minha parte, o que acho mais bonito em sua vida foi justamente o fato dele sonhar em ser um Elvis Presley carioca. Jovem de origem humilde, ele foi atrás de seu sonho. A história dele tem muito a ver com a história de Raul Seixas e Tim Maia, com quem ele era amigo na Juventude. São jovens que adoravam rock e foram atrás do sonho de se tornarem cantores de rock. E isso no Brasil, nos anos 60. Não é pouca coisa.

    ResponderExcluir