sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Chernobyl: O Filme

O filme conta a história real de um bombeiro que trabalhou na tragédia de Chernobyl. Como se sabe, essa usina nuclear foi palco de um dos maiores desastres nucleares da história da União Soviética. Na ocasião um dos reatores explodiu durante um teste de segurança rotineiro. A inexperiência do técnico que estava realizando esse teste resultou nessa grande tragédia humana. Milhares de pessoas morreram. A história desse bombeiro já havia sido explorada de forma incidental na série sobre o desastre nuclear de Chernobyl. A diferença é que agora o foco do roteiro do filme é centrado exclusivamente em sua história pessoal. Ele era jovem, estava planejando se casar em breve, após conhecer uma garota que havia se apaixonado. O problema é que, como bombeiro, foi uma das primeiras pessoas a entrarem na zona radioativa de Chernobyl após a explosão do reator. 

Como você pode perceber ao assistir ao filme, os bombeiros não tinham nenhuma noção do perigo a que estavam expostos. Eles não tinham equipamento de proteção adequado e tampouco como se defender do alto grau de radioatividade do lugar da explosão. Pior do que isso, esse mesmo bombeiro depois iria participar de uma missão praticamente suicida. Ele precisou mergulhar numa piscina radioativa para abrir um mecanismo mecânico de contenção de danos. Se não fosse feito esse procedimento, o desastre iria ser ainda maior. Com seu heroísmo, acabou salvando milhares de vidas. Só que nesse processo acabou a perdendo também algo muito mais importante do que ele poderia supor. O filme é muito interessante. Lento em alguns momentos, mesmo assim se revela ao final ser bem fiel aos fatos históricos.

Chernobyl: O Filme (Chernobyl, Rússia, 2021) Direção: Danila Kozlovskiy / Roteiro: Elena Ivanova, Aleksey Kazakov / Elenco: Danila Kozlovskiy, Oksana Akinshina, Filipp Avdeev / Sinopse: Essa produção russa conta a história de um dos bombeiros que trabalharam na usina de Chernobyl após a explosão de um dos seus reatores. Foi uma das maiores tragédias nucleares da história da humanidade.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Essa história eu praticamente não preciso ver filmes, nem ler livros, pois na época da tragédia acompanhei dia a dia pelos jornais televisivos e impressos.
    A super tecnologia Russa deu nisso com o fim da ditadura do bloco soviético. Um gigante com pés de barro e material radiotivo descontorlado por dentro.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha assistido a série sobre Chernobyl e tinha adorado. É muito completa e detalhista. Esse filme investe na figura de um personagem em particular. E ele realmente foi um herói. Morreu para salvar a vida de muitas pessoas que dependiam dele.

    ResponderExcluir