terça-feira, 29 de novembro de 2022

Os Filmes de Faroeste de John Wayne - Parte 12

O filme "Paraíso dos Falsários" (Paradise Canyon) foi dirigido pelo cineasta Carl Pierson. Johw Wayne aqui contracenou com um elenco muito bom, com destaque para as participações de Marion Burns e Reed Howes. Realizado pelo produtor Paul Malvern, o filme era tipicamente uma produção para as matinês de sábado, com uma curta duração de apenas 57 minutos! Um bangue-bangue rápido, voltado principalmente para os mais jovens e crianças.

A sinopse era bem simples: Um agente secreto do governo era enviado para prender uma gangue de falsificadores que operavam perto da fronteira mexicana. John Wayne interpretava esse agente especial chamado John Wyatt. Porém para não ser descoberto pelos bandidos ele chegava na distante cidade de fronteira usando o nome falso de John Rogers. No começo das filmagens ocorreu um fato engraçado. O roteirista queria usar o nome de John Wayne no próprio filme. Seria o nome usado do agente para despistar os falsificadores. Só que Wayne achou a ideia realmente péssima e mandou ele procurar por outro nome. "Essa é uma ideia estúpida!" - Disse o velho cowboy para o pobre roteirista. Ficou John Rogers mesmo.

No filme seguinte John Wayne voltou a trabalhar com o diretor Robert N. Bradbury. Nessa fase de sua carreira esse cineasta foi quem mais dirigiu Wayne em seus faroestes. É curioso que depois que Wayne foi para a Paramount e outros grandes estúdios de Hollywood trabalhar em filmes mais bem elaborados, ele não tenha pensado em levar esse velho parceiro, dos velhos tempos, para dirigir algum de seus novos filmes. De uma maneira ou outra eles trabalharam juntos com frequência - e trabalharam bem, produzindo bons filmes de matinês.

Essa nova produção se chamava "Da Derrota à Vitória" (Westward Ho). John Wayne interpretou basicamente o mesmo personagem do filme anterior, chamado John Wyatt. Só que agora seu objetivo era a vingança. No passado seu pai foi morto por criminosos. E seu irmão foi levado como réfem. Décadas depois Wayne reencontra seu irmão, agora já um homem adulto, em um trem rumo ao oeste. O problema é que ele não tem mais memórias do passado e está agora trabalhando ao lado dos mesmos bandidos que  mataram seu pai. Com bom roteiro esse foi um dos faroestes mais interessantes dessa época na filmografia de John Wayne.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Cine Western
    A Filmografia de John Wayne - Parte 16
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Esse primeiro em que o John Wayne é o "James Bond" deu vontade de assitir, mas deve ser impossível achar.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Queimei a lingua. Achei no you tube e assisti:
    https://youtu.be/Gm_g6lqddYc
    Três curiosidades:
    1- Só a subida no cavalo com uma voadora que o John Wayne, ou seu dublê, faz, já vale o filme.
    2- O John Wayne era bonitão quando jovem, fazia bem o papel de galã; eu só o conheci já velho e feioso nas decadas de 60/70.
    3- O filme só tem 54 minutos.
    4- Como Haward Hanks, John Ford, John Huston, etc. fizerem bem para a carreira do John Wayne. As coisas antes deles eram sofríveis.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que você assistiu. O YouTube já é um universo paralelo com coisas inimagináveis para se assistir. E esses filmes muito antigos já caíram em domínio público. Não existem mais direitos autorais sobre eles. E como você pode ver, é muito simples, é um tipo de filme bem simples. Filme b de faroeste para as matinês de sábado.

    ResponderExcluir