sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Randolph Scott e o Velho Oeste - Parte 5

Randolph Scott voltou a trabalhar com o diretor Henry Hathaway no western "Maldade" (The Thundering Herd, Estados Unidos, 1933). O roteiro era novamente escrito por Zane Grey, que era tão popular entre os fãs de filmes de faroeste que seu nome conseguia até mesmo um grande destaque nos posters dos filmes que chegavam nos cinemas. O enredo não poderia ser mais referente às mitologias do velho oeste norte-americano.

Scott interpretava um caçador de búfalos chamado Tom Doan. Ele, ao lado de seus homens, caçava búfalos para lucrar com a venda de suas peles, que na época valiam pequenas fortunas. O trabalho, porém, era uma verdadeira luta de sobrevivência em terras hostis. Além dos ladrões de peles, sempre dispostos a matar os caçadores, havia ainda a presença perigosa de guerreiros das tribos locais. No elenco o filme ainda trazia a bela Judith Allen e Buster Crabbe, veterano em filmes de faroeste da época.

Para o próximo filme Randolph Scott resolveu aceitar um convite para algo completamente inédito em sua carreira, um filme de suspense e terror! "Anjo e Demônio" (Supernatural, Estados Unidos, 1933), com direção de Victor Halperin, tinha um roteiro estranho e em certos aspectos até bem sinistro, misturando fantasia e magia negra em um só pacote. A produção foi estrelada pela linda atriz Carole Lombard. Ela era naquele momento uma das grandes estrelas de Hollywood, uma beldade que estava sempre nas capas de revistas das principais publicações de cinema dos anos 30. Scott diria mais tarde que a oportunidade de contracenar com Lombard havia sido a principal razão para ele aceitar participar desse filme, já que o enredo nada tinha a ver com cavalos, cowboys, índios e duelos no velho oeste, algo que ele ia percebendo era definitivamente o seu negócio no mundo do cinema.

O faroeste seguinte de Randolph Scott foi "Na Pista do Criminoso" (Sunset Pass, 1933). Ao lado dele no elenco estavam Tom Keene e Kathleen Burke. A direção era do excelente Henry Hathaway, cineasta que assinou grandes clássicos da história do cinema americano como "Bravura Indômita" (que daria o primeiro Oscar na carreira de John Wayne), "Sublime Devoção" e "A Conquista do Oeste", para muitos o filme de faroeste mais pretensioso da história pois queria esgotar o assunto da ida dos pioneiros para as vastas terras do velho oeste. Pois bem, como se pode ver o filme tinha o diretor certo. Acontece que por essa época, ainda na primeira metade dos anos 30, tanto Henry Hathaway como o próprio Randolph Scott eram ainda bem jovens, muito longe dos grandes clássicos em que iriam trabalhar no futuro.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    Randolph Scott e o Velho Oeste - parte 5
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Off topic:
    Pablo, ontem revi "O Falcão Maltês".
    Esse filme é uma aula de cinema pro bem e pro mau.
    Da mesma forma que temos representações roboticas e muito melodramáticas, teatrais, principalmente por parte do Humphrey Bogart e também da Mary Astor, cenas de ação risíveis, entretanto também temos coadjuvantes excelentes como o gordão Sidney Greenstreet, que também está excelente em "Casablanca; o Peter Lore sendo o Peter Lore, só que aqui apesar de patético, muito inteligente e raivoso; a secretária do San Spade, a atriz Lee Patrick a melhor do elenco feminino, roubando todas as cenas do Bogart. Do maravilhoso clima "noir", não há o que se falar, uma vez que resolvi ver esse filme de novo por isso.
    Que filme especial, com um final moralista, mas corajoso, sem melacão
    pra agradar o público.
    Aula completa para o cineastas bananas de hoje em dia.

    ResponderExcluir
  3. Outro filme que assisti há muitos, muitos anos. Acredito que vi pela última vez nos anos 80, só para se ter uma ideia. De qualquer forma, todos esses filmes eram grandes clássicos e ainda são muito bem considerados pela crítica. São filmes obrigatórios na formação de qualquer cinéfilo.

    ResponderExcluir