sábado, 19 de novembro de 2022

The Beatles - Please Please Me - Parte 1

Vamos começar a analisar o primeiro álbum dos Beatles. A música título Please Please Me foi escrita pela dupla Lennon e McCartney, inicialmente essa música tinha uma pegada à la Roy Orbison. Era chorosa e com ritmo bem delicado, quase parando. George Martin ouviu a música nesse estilo e não gostou. Na verdade, ele queria que os Beatles gravassem outra música naquele dia.

Os rapazes, porém, insistiram em gravar uma composição própria e não "How Do You Do It", a preferida do produtor. Sob sugestão de George Martin finalmente chegaram um consenso. Os Beatles aceitavam acelerar mais a velocidade da música e em contrapartida George Martin topava colocar a canção como carro-chefe do próximo single dos Beatles. E assim foi feito. É um dos grandes clássicos do grupo, embora o tempo a tenha deixado um pouco datada hoje em dia.

Do You Want To Know A Secret? foi uma canção escrita por Paul e John baseado no famoso clássico Disney "Branca de Neve e os Sete Anões". Fazia parte das memórias afetivas de Lennon, pois sua mãe Julia costumava cantar as canções do filme para ele quando ia dormir. Embora seja tão pessoal, Paul também contribuiu muito, criando inclusive o pegajoso refrão. No estúdio eles acabaram por se decidir em dar a música para George Harrison cantar. Inicialmente Paul a gravaria, mas John achou por bem que todos os membros do grupo tivessem ao menos uma música como vocalista principal nos discos dos Beatles.

Muitos anos depois, um pouco irritado com George Harrison por causa dos problemas com a Apple, John afirmou com sua conhecida veia mordaz que havia dado a música para Harrison cantar como uma "espécie de esmola" já que ele não era considerado um bom cantor pelo restante do grupo. Segundo Lennon Do You Want To Know A Secret tinha apenas três notas e ele (George Harrison) "não era o melhor cantor no mundo".

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. The Beatles
    Please Please Me
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. "É um dos grandes clássicos do grupo, embora o tempo a tenha deixado um pouco datada hoje em dia."
    Isso mostra como os Beatles evoluiram em qualidade com os anos. Depois de Ruber Soul de 1965, nao tem como falar que uma musca dos Beatles é datada, como as vezes acontece no período ye, ye, ye.

    ResponderExcluir
  3. A primeira fase dos Beatles pertence aos anos 60. A segunda fase é atemporal.

    ResponderExcluir