terça-feira, 1 de novembro de 2022

Morte sem Glória

Título no Brasil: Morte sem Glória
Título Original: Attack
Ano de Lançamento: 1956
País: Estados Unidos
Estúdio: United Artists
Direção: Robert Aldrich
Roteiro: Norman Brooks
Elenco: Jack Palance, Lee Marvin, Eddie Albert, Robert Strauss,Richard Jaeckel, Peter van Eyck

Sinopse:
Em 1944, uma companhia de infantaria americana monta um posto de observação de artilharia, mas as tensões entre o capitão Cooney e o tenente Costa aumentam. Dessa maneira, os dois combatentes não precisam apenas vencer o inimigo alemão, mas também a si mesmos no campo de Batalha.

Comentários:
Clássico filme de guerra com ótimo elenco. Aqui só temos a nata dos atores casca grossa da era de ouro do cinema americano de guerra. Liderando o elenco, temos Jack Palance, que muito sucesso fez na época. Com gestos violentos e rudes e rosto de granito dinamitado, ele se destaca completamente em seu papel. Está literalmente possesso nessa interpretação. O outro destaque vem com a presença de Lee Marvin. Outro durão irremediável do cinema. Juntos, eles protagonizam esse filme que é realmente muito, muito bom. O equipamento militar usado no filme foi usado na Segunda Guerra Mundial. Afinal essa produção foi finalizada apenas 11 anos depois do fim da guerra. Assim, quem gosta de história militar vai ter um prato cheio para ver os tanques originais. As cenas de combate também são muito bem realizadas. Curiosamente, o diretor era mais espert em filmes de Faroeste. Só que aqui se sai muito bem também. Enfim, deixo a recomendação para quem gosta desse tipo de filme.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Um ótimo filme de Guerra!!! Eddie Albert faz um dos vilões que mais me deram raiva na vida ,srsr

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Jack Palance, Lee Marvin, Eddie Albert: três grandes astros coadjuvantes, bons atores e bons canastrões, que nunca, pelos mais diversos motivos, alcançaram o panteão dos "monstros" do cinema.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Foram atores marcantes de sua Época. Se não se tornaram astros absolutos, pelo menos até hoje, os que gostavam de cinema naqueles anos ainda se lembram deles.

    ResponderExcluir