segunda-feira, 14 de novembro de 2022

John Wayne: O Anti-herói Americano

Documentário francês sobre a carreira do ator John Wayne. Começa mostrando o jovem que trabalhava nos estúdios de cinema carregando os cenários de um lugar para o outro. Depois ele foi ganhando confiança e pedindo papéis como figurante. Como sabia montar bem, acabou ganhando seu espaço. Em pouco tempo, estava atuando em filmes B de faroeste. A mudança definitiva aconteceu quando ele se tornou amigo do diretor John Ford. Esse cineasta não considerava Wayne um bom ator, mas acreditava que ele tinha um tipo interessante. Por isso, praticamente o salvou de virar um ator de filmes B pelo resto da vida. Escalou Wayne para atuar em grandes filmes, alguns grandes clássicos da história do cinema. Isso mudou tudo. 

O documentário também mostra o lado mais polêmico da vida de John Wayne. Principalmente o lado referente ao aspecto político. Ele era um conservador ao velho estilo ou conforme algumas opiniões, um reacionário de carteirinha. Ajudou na caça às bruxas em Hollywood. Acabou ganhando antipatias por todo o meio. Curiosamente, apesar desse seu discurso de patriotismo, ele se esquivou de ir lutar na Segunda Guerra Mundial. Pressionado, tentou se alistar no exército, mas acabou sendo recusado. Respirou aliviado depois disso! Ele não queria ir para a guerra!

Enquanto outros astros de Hollywood estavam servindo na guerra, John Wayne ficou nos Estados Unidos. E nesse período, reinou absoluto. Atuou em grandes sucessos de bilheteria. E se tornou o ator mais bem pago da indústria cinematográfica americana. Levou sua forma de pensar para o cinema também. Um exemplo bem explorado pelo documentário é o filme "Os Boinas Verdes". Nessa produção, ele louvava a invasão dos Estados Unidos no Vietnã. 

Mostra também que ele acabou sendo corroído por um terrível câncer no pulmão. O documentário tira uma casquinha, mostrando o ator fazendo propagandas e comerciais para marcas famosas de cigarro. Por fim, o documentário resgata um belo registro histórico. Trata-se da última aparição pública do ator. Abatido e magro, ele foi na entrega do Oscar. Morreria apenas dois meses depois dessa última cerimônia. Enfim, gostei bastante do documentário. Resgata imagens preciosas e debate a personalidade complexa e polêmica do ator. Interessante notar que vai agradar tanto aos fãs de John Wayne, quanto aos seus detratores. 

John Wayne: O Anti-herói Americano (John Wayne, l'Amérique à tout prix, França, 2019) Direção: Jean-Baptiste Péretié / Roteiro: Jean-Baptiste Péretié / Elenco: John Wayne, John Ford, Raoul Walsh / Sinopse: Documentário que resgata e explora a história e a carreira do icônico ator clássico John Wayne. O filme mostra cenas de seus filmes, documentários jornalísticos da época e discute sobre suas polêmicas posições políticas.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Documentário
    John Wayne: O Anti-herói Americano
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O John Wayne deu muito certo em filmes do grande John Huston e outros de igual calibre porque ele era um ator insuperável em interpretar um personagem: John Wayne.

    ResponderExcluir
  4. Em meu ponto de vista mesmo com limitações para ser considerado um grande ator, ele superava isso com a força de sua personalidade. É exatamente o que você escreveu. Ele fez uma bela carreira interpretando... Ele mesmo!

    ResponderExcluir