quarta-feira, 23 de novembro de 2022

The Beatles - Please Please Me - Parte 2

One, two, three, four... e assim começa os primeiros acordes de "I Saw Her Standing There". Os Beatles abrem seu primeiro disco com essa composição própria. Esse foi um diferencial importante para o quarteto inglês já que desde os primórdios sempre fizeram questão de compor suas próprias canções. Claro que sendo seu primeiro álbum ainda havia uma certa insegurança em lidar apenas com material escrito por eles mesmos, por isso há entre as faixas do disco alguns covers de outros artistas que os Beatles gostavam.

Essa fórmula inclusive se repetiria em seu segundo álbum "With The Beatles" e de certa forma seria descartada no disco "A Hard Day´s Night". Em relação a "I Saw Her Standing There" o que mais importante temos a dizer é que se trata daquilo que gosto de chamar de "música de palco". Aquele tipo de rock feito para levantar o público durante os concertos. Por isso a sequência numérica em sua introdução e a extrema vibração ao longo de todo o número.

Quando o álbum original saiu um dos destaques era a canção "Love Me Do". Essa música abria o antigo lado B do disco. "Love Me Do" é o verdadeiro estopim da carreira dos Beatles, a canção que os colocou no mapa. John e Paul a criaram ainda na Alemanha, por volta de 1958 ou 1959 (nem eles sabiam direito). Por anos a canção fez parte do repertório de shows do conjunto, afinal eles sempre tiveram especial orgulho de suas próprias composições. Quando pintou a primeira grande oportunidade de gravar em uma grande gravadora (a EMI) eles nem pensaram duas vezes e sugeriram a George Martin sua "obra prima" Love Me Do. A primeira gravação contou com Pete Best na bateria, mas Martin achou seu desempenho medíocre - o que indiretamente abriria o caminho para Ringo Starr entrar nos Beatles. Revista hoje em dia talvez possa ser considerada a mais pueril música do grupo, afinal de contas eles eram apenas garotos quando a criaram.

"P.S. I Love You" é aquele tipo de música que você tem a clara impressão que já ouviu antes, com outros artistas. Paul e John eram acima de tudo grandes fãs de música americana e assim eles de certa forma compilaram nessa canção alguns clichês que faziam parte do repertório dos principais grupos que gostavam e ouviam. Derivativa, mas muito charmosa, "P.S. I Love You" vence a luta contra o lugar comum por causa de sua bela melodia e pelos bons arranjos vocais que a acompanham desde o começo. Aqui não há muito o que discutir pois é uma composição de Paul McCartney que já demonstrava desde muito cedo ser um letrista excepcional para canções e baladinhas românticas. Também é uma velha conhecida dos fãs do grupo já que os Beatles a usaram de forma exaustiva nos palcos de Liverpool antes de sua gravação. Acabou sendo escolhida por isso para ser o lado B do single inglês "Love Me Do" por George Martin.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Rock Clássico
    The Beatles - Please Please Me - Parte 2
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Vou cometer uma heresia aqui, mas Love me Do tem mais cara de Beatles que Yesterday, Let it Be, Eleonor Rigby,
    e Hey Jude juntas.
    Isso que chateva o John Lennon nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  3. É uma música bem pueril, quase infantilizada. Normal para eles, que eram muito jovens ainda. É a primeiríssima música de repercussão da primeiríssima fase do grupo.

    ResponderExcluir