quinta-feira, 10 de novembro de 2022

O Homem de Gelo

Richard Kuklinski (Michael Shannon) acaba sendo contratada como assassino profissional da máfia. E tudo isso ocorre meio um acaso. Um dos chefões da família Gambino entende que ele é um sujeito frio, que poderia cumprir qualquer tipo de ordem. E realmente ele se dá muito bem nesse novo "serviço". Elimina os alvos determinados pelos chefes mafiosos e consegue até mesmo encobrir todos os seus crimes. Estima-se que ao longo de sua "carreira" tenha matado mais de 100 pessoas. Isso o colocou no topo dos mais prolíferos assassinos profissionais da história dos Estados Unidos. Só que, como todo criminoso, ele também tinha seu calcanhar de Aquiles. No caso, era a sua própria família. A despeito de ser um assassino cruel e violento, ele queria manter uma vida familiar estável. Era casado e tinha duas filhas adolescentes. E se orgulhava muito desse seu outro lado pessoal. Só que não há como manter uma vida criminosa intensa com uma vida familiar pacata. Mais cedo ou mais tarde, um dos lados entra em choque com o outro. E aí a família e a própria vida pessoal entrariam em colapso. 

Eu já tinha ouvido falar desse personagem da vida real, mas nunca tinha assistido nenhum filme baseado em sua história. E, obviamente, diante de uma vida dessas não faltaria material para um bom roteiro. O elenco é excepcionalmente bom. A começar pelo ator Michael Shannon, que se destaca logo nas primeiras sequências. De funcionário pacato e burocrata, ele logo parte para lado criminal da sua história. E se sai bem, trazendo em si uma das qualidades mais procuradas por esse tipo de profissional, a frieza. Mata e não se abala por isso. Mata e consegue encobrir todo tipo de assassinato. Outro destaque digno de nota é a presença do ator Ray Liotta, falecido recentemente. Poucos atores da história de Hollywood tinham tanta identificação com esse tipo de papel mafioso. E aqui ele está obviamente excelente em seu personagem. Um membro da família Gambino, cruel e mordaz. Qualquer um que se coloque em seu caminho é eliminado, de forma sumária. Em suma, temos aqui um filme muito bom. Deixo a minha recomendação.

O Homem de Gelo (The Iceman, Estados Unidos, 2012) Direção: Ariel Vromen / Roteiro: Morgan Land / Elenco: Michael Shannon, Ray Liotta, Chris Evans, James Franco, Winona Ryder, David Schwimmer / Sinopse: O filme conta a história de um dos mais conhecidos assassinos profissionais a serviço da máfia. Ele atuou durante as décadas de 1960 e 1970. Estima-se que tenha matado mais de 100 inimigos da cosa nostra.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Acredite, ou não, o excelente ator Michael Shannon, com a sua cara de "O Monstro do Frankenstein", fez o papel de ninguém menos que Elvis Presley, em "Elvis and Nixon". Mesmo com a maquiagem e o figurino tão característico do Elvis, eu não consegui ver o Elvis em uma cena sequer. Isso é o exemplo maximo em como errar em ator pra fazer um personagem com MUITA, mas MUITA, personalidade, como o Elvis Presley.

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti esse filme. O clima de estranheza está presente em todas as cenas...

    ResponderExcluir