domingo, 16 de outubro de 2022

SWAT: Comando Especial 2

Título no Brasil: SWAT: Comando Especial 2
Título Original:  S.W.A.T.: Firefight
Ano de Lançamento: 2011
País: Estados Unidos
Estúdio: Stage 6 Films 
Direção: Benny Boom
Roteiro: Reed Steiner, Randy Walker
Elenco: Gabriel Macht, Robert Patrick, Carly Pope, Giancarlo Esposito, Kristanna Loken, Matt Bushell

Sinopse:
Um especialista da Swat de Los Angeles, é enviado para Detroit para treinar policiais. O foco se concentra em situação de terrorismo de alto risco para a população. Na nova cidade ele encontra uma boa equipe, mas também uma certa desconfiança de seu trabalho. Em meio a tudo isso surge um criminoso fanático, um sujeito com ligações com o governo americano, que pode ser muito perigoso.

Comentários:
S.W.A.T: Comando Especial 2 foi produzido como a sequência tardia do primeiro filme para o cinema. Originalmente, foi uma série de grande sucesso na TV Americana durante a década de 1970. Esse segundo filme é bem modesto em termos de orçamento. Ao contrário do primeiro filme, que tinha uma produção classe A, uma equipe e elenco de pessoas conhecidas, esse aqui foi feito diretamente para a venda direta ao consumidor. Depois virou figurinha fácil em serviços de streaming e canais a cabo. Mas não entenda isso como um demérito. O filme até que tem suas qualidades. A história é banal e o roteiro segue uma linha, mas nada disso atrapalha. As cenas de ação são bem realizadas. E, por mais incrível que possa parecer, as relações entre os policiais são bem desenvolvidas. Nada muito espetacular. Para quem estiver em busca de um bom filme policial de ação esse segundo filme não vai decepcionar. Obviamente, eu recomendo muito mais o primeiro filme e aos nostálgicos a série original. De qualquer forma, esse filme aqui cumpre com o que promete. Não vai decepcionar quem esteja em busca de um bom passatempo.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. A serie da década de '70 realmente fez sucesso, porém tinha o padrão de qualidade das séries desse período, ou sejam, eram de chinfrim pra baixo, e a Swat nao era diferente; os filmes insistem em mimetizar justamente o que a serie tinha de pior, a cafonice, daquela epoca, que vista hoje chega a ser contrangedora.
    Estou reassistindo a serie Miami Vice de 1985 e sinto mesma coisa, apesar de admitir Miami Vice que tinha muitos méritos, principalmente pela originalidade.

    ResponderExcluir
  2. Isso é algo interessante. Eu tenho revisto também séries antigas. Uma delas é a primeira temporada de Arquivo X. Embora seja dos anos 90, acho que envelheceu mal. E olha que essa série foi considerado um grande Salto de qualidade na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miami Vice também foi considerada um grande salto, mas depois de 24 Horas, The Sopranos, Breaking Bad, etc. a baliza subiu muito e expôs as diferenças de qualidade dos dois períodos.

      Excluir