sábado, 15 de outubro de 2022

A Máquina Infernal

Título no Brasil: A Máquina Infernal
Título Original: The Infernal Machine
Ano de Lançamento: 2022
País: Estados Unidos
Estúdio: Moviebox Films
Direção: Andrew Hunt
Roteiro: Andrew Hunt, Louis Kornfeld
Elenco: Guy Pearce, Alice Eve, Alex Pettyfer, Jeremy Davies, Rachel De Fontes, Ana Lopes

Sinopse:
Um escritor que há muitos anos vive recluso, passa a receber mensagens misteriosas que ele interpreta como ameaçadoras. No passado um de seus livros serviu de inspiração para um louco assassino que subiu em uma torre de universidade e abriu fogo contra pessoas inocentes. Será que esse criminoso ou algum admirador seu estaria enviando as tais cartas?

Comentários:
Esse filme em particular investe bastante em uma tensão psicológica constante. Seu roteiro tem toques reais, mas mesclados com uma história ficcional. A parte real vem do fato de que realmente um assassino serial subiu em torre da universidade do Texas e matou pessoas inocentes durante a década de 1960. A parte ficcional trata justamente do escritor. Que, sendo o protagonista desse filme, é meramente um personagem criado pelo autor do livro original. É interessante como roteiros de filmes americanos investem nessa figura do escritor solitário e atormentado pelo passado. Geralmente esses personagens escreveram um grande livro, mas depois entraram em uma grande crise de criatividade. E nunca mais se recuperam. Viram figuras com essência mitológica até! Esse filme é bom, mas o espectador vai ter que ter um pouco de paciência. A teia de um jogo psicológico vai sendo elaborada ao longo do filme. De maneira em geral, achei interessante a abordagem. O final é que soou um pouco exagerado demais. Para quem vinha investindo em um drama psicológico, apostar na violência ficou um pouco fora de foco.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Drama & Suspense
    A Máquina Infernal
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olha Pablo, no filme, O Julgamento do Diabo o Alec Baldwin interpreta um escritor em crise que faz um acordo com Diabo pra fazer sucesso. Como o Diabo é o Diabo, dá no que dá. Por incrível que pareça a estória desse O Julgamento do Diabo é praticamente uma biografia não autorizada do escritor brasileiro Paulo Coelho, que tem seus livros tão vendidos como a Bíblia, porem sem que esses tenham a menor qualidade literária pra tamanho sucesso.
    Como diz o próprio Diabo ao Alec Baldwin quando esse sente vazio mesmo com tanto sucesso comercial "você pediu pra fazer sucesso, não pra se tonar um grande escritor".

    ResponderExcluir
  4. Da arte do Paulo Coelho o que me interessa mesmo são as músicas que ele compôs ao lado de Raul Seixas. Os livros dele não me despertam interesse.

    ResponderExcluir