sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Lobisomem na Noite

Esse é o especial de terror da Marvel para o Halloween deste ano. Quem acha que a Marvel não tem nada a ver com o gênero do terror desconhece sua história. Durante muitos anos, a editora manteve uma linha dedicada apenas para gibis de terror. Além do mais, terror é cultura pop e cultura pop é Marvel. Não tem como fugir desse ciclo. Curiosamente, nesse filme referencial, se priorizou uma homenagem aos antigos filmes de terror da Universal. Estou me referindo àqueles filmes de monstros da década de 1930. A Universal se notabilizou por ter feito os melhores filmes de terror daquela época, apenas com monstros clássicos. Por isso esse filme é todo em preto e branco, justamente para homenagear aqueles tempos pioneiros. Outro fato curioso é que se trata, na realidade, de uma média metragem com pouco mais de 50 minutos de duração. A intenção era justamente homenagear os antigos filmes de matinês que passavam nos cinemas americanos no século passado. 

A mistura de todas essas referências pop resultou num filme muito bom. É rápido e vai direto ao ponto, ou melhor dizendo, vai direto na jugular. No enredo nostálgico, um grupo de caçadores de monstros se reúnem numa velha mansão. Todos eles estão ali para saber quem vai herdar um artefato especial cujo dono faleceu. Quem tiver em mãos esse artefato, vai conseguir destruir qualquer monstro. E entre esses presentes há um sujeito que não é um verdadeiro caçador de monstros, mas sim um monstro disfarçado. Um lobisomem! O resto é uma divertida bobagem que vai agradar muito para quem gosta de filmes de terror de um passado hoje muito distante. Rápido e eficaz, esse filme não deixa nada a desejar em termos de diversão e referências nostálgicas da história do cinema.

Lobisomem na Noite (Werewolf by Night, Estados Unidos, 2022) Direção: Michael Giacchino / Roteiro: Heather Quinn / Elenco: Gael García Bernal, Laura Donnelly, Harriet Sansom Harris / Sinopse: Um lobisomem enfurecido toca o terror em uma velha mansão onde está sendo realizada uma reunião com grandes caçadores de monstros.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Terror & Suspense
    Lobisomem na Noite
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Werewolf By Night foi um título regular nas HQs da Marvel nos anos 70 ao lado de Tomb Of Dracula .Falando nisso na série do Lobisomem o Cavaleiro da Lua fez sua estréia e na do Drácula o Blade (aquele mesmo feito por Wesley Snipes) apareceu pela primeira vez.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela informação adicional. É isso aí mesmo, a Marvel tinha suas publicações de terror...

    ResponderExcluir
  4. Quando eu assisti "Um Lobisomem Americano em Londres, com os, à epoca, inéditos efeitos especiais da transformação, confesso que fiquei com medo, mas foi a última vez que essa bobagem de Lobisomem me despertou alguma emoção.

    ResponderExcluir
  5. Esse é provavelmente o melhor filme de lobisomem da história do Cinema.

    ResponderExcluir