sábado, 8 de outubro de 2022

Um Passado Sombrio

Pode existir um crime mais terrível do que o assassinato de um bebê? As duas protagonistas desse filme cometeram esse crime horripilante no passado. E elas tinham apenas 9 anos de idade quando fizeram essa atrocidade! Aos 18 anos elas são colocadas em liberdade, em um sistema penal bem parecido com o brasileiro. E de volta às ruas, como vão conseguir recomeçar a vida com um passado tão terrível? Uma delas se emprega em um pequeno comércio local. A outra fica perdida na vida, sofrendo com problemas de obesidade e traumas psicológicos graves. Elas nunca mais voltam a se encontrar e vivem culpando uma a outra pelo assassinato da criança. O roteiro, isso é bem interessante, não desvenda a verdade sobre quem seria a verdadeira assassina. O roteiro não está preocupado em explicar isso ao espectador. Ao contrário disso, planta várias dúvidas na mente de quem está assistindo ao filme. É um ponto positivo.

E as coisas começam a ficar muito complicadas quando um bebê desaparece na mesma cidade onde elas moram. É Claro que os moradores começam a desconfiar delas, justamente por causa do passado. E os policiais começam a investigação e realmente descobrem que há algo de estranho na vida daquelas garotas. Será que elas teriam alguma culpa? Alguma coisa a ver com o desaparecimento dessa criança? Estariam de volta ao passado para cometerem mais um crime atroz como que fizeram no passado? São dúvidas que eu deixo sem respostas. Assista ao filme e se surpreenda pela boa qualidade desse roteiro. É um dos filmes mais interessantes que assisti nos últimos tempos. Extremamente bem roteirizado. Um filme de fato muito bom!

Um Passado Sombrio (Every Secret Thing, Estados Unidos, 2014) Direção: Amy Berg / Roteiro: Nicole Holofcener / Elenco: Dakota Fanning, Diane Lane, Brynne Norquist, Eva Grace Kellner / Sinopse: Duas jovens que ano passado foram condenados pela morte de um bebê são suspeitas do desaparecimento de uma criança após elas ganharem a Liberdade. Será que realmente teriam algo a ver com esse novo crime?

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O assassinato por si só já põem uma marca indelével na pessoa, mas o assassinato de uma criança, ou pior, de um bebê, é uma coisa tão imperdoável tudo que acontecer relativo a isso naturalmente será creditado a esse tipo de criminoso. O absurdo é a pessoa achar que pode fazer uma monstruosidade dessas e continuar levando uma vida normal.
    O Brasil é cheio disso, vide o caso da Isabela Sardoni.

    ResponderExcluir
  2. Um crime terrível e o que mais assusta é que o roteiro desse filme foi inspirado em um fato real que aconteceu na Inglaterra. Confesso que coisas assim aumentam meu ceticismo em relação ao que aprendi no ensino religioso. A pergunta que me vem em minha mente é simples: Onde estava Deus quando tudo isso aconteceu?

    ResponderExcluir
  3. Essa sua ultima perguma me é cada dia mais recorrente pelo mais diversos motivos.

    ResponderExcluir