quarta-feira, 19 de outubro de 2022

A vida em espera

Esse filme traz uma história, no mínimo, fora do comum. Conta a história de um advogado que, cansado da rotina e do trabalho, um dia decide literalmente sair de sua própria vida social. Ele se esconde em um sótão em cima de uma garagem de sua própria casa e fica ali, escondido, passando a ver toda a sua família interagindo sem a sua presença. Vira uma espécie de voyeur social. Essa posição interessante traz algumas indagações filosóficas a quem assiste. Entretanto, o que me vem na mente é uma pergunta simples. Será que uma história desse tipo sustenta um longa-metragem? Será que um filme que conta com uma temática tão inusitada vai realmente prender a atenção do espectador até o final? Eu particularmente me interessei pelo filme, embora ache que em alguns momentos o roteiro vai se perdendo em sua proposta inicial. 

O confinamento do personagem em grande parte do filme em um único ambiente, pode tornar essa história um pouco cansativa para a maioria das pessoas. No meu caso, a questão filosófica que existe por trás dessa história até que me manteve interessado nesses acontecimentos. Só acredito que o final realmente seja muito decepcionante. O roteiro poderia radicalizar, adotando posições extremas. Ir até o fundo do poço ou do abismo social, como podemos perceber. Mas o final se revela inconclusivo, abrupto, frouxo, covarde e sem muito sentido. Muita gente vai chegar na última cena e quando os letreiros finais subirem vai se perguntar: e daí?

A vida em espera (Wakefield, Estados Unidos, 2016) Direção: Robin Swicord / Roteiro: E.L. Doctorow, Robin Swicord / Elenco: Bryan Cranston, Jennifer Garner, Victoria Bruno / Sinopse: Um profissional liberal decide largar tudo, a família, o trabalho, a vida social e passa a se esconder em um sótão. Qual seria o sentido por trás disso?

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Drama & Romance
    A vida em espera
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Trazer a figura do ermitão da caverna para o sótão é deveras instigante. Só que o problema é: o que faz um ermitão que de motivo pra se contar uma estória, a não ser o que o levou a ser um ermitão?

    ResponderExcluir
  3. Filosoficamente, o filme não se sustenta. Agora, ruim mesmo é o final. Completamente fraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Brian Cranston ainda nao conseguiu se achar depois do sucesso absurdo da serie Breaking Bad. E já tentou varias vezes. "Drive", "Conexão Escobar", "Godzilla", todos com grandes astros e orçamentos generosos. Não está fácil.

      Excluir
  4. A transição das séries para o cinema é difícil. Muito mais difícil do que algumas pessoas podem pensar.

    ResponderExcluir