quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Dahmer: Um Canibal Americano

Dahmer: Um Canibal Americano
Essa série foi lançada pela Netflix em setembro de 2022. No total, conta com 10 capítulos. Acabou se tornando um dos maiores sucessos da plataforma desde seu lançamento, com milhões de visualizações e muita repercussão geral entre os fãs de série. Como era de se esperar, a série conta a história do serial killer Jeffrey Dahmer, assassino em série que ficou particularmente conhecido por causa da atrocidade de seus inúmeros crimes. Ele não apenas matava os homens com quem saía e levava para sua casa, como também praticava canibalismo, necrofilia e outros atos inomináveis. Diante dos absurdos modos de execução de seus crimes, ele acabou ganhando notoriedade. A Netflix assim provavelmente vai abrir um novo leque de séries baseadas em assassinos famosos ou infames. O caminho do sucesso parece ter sido aberto justamente por esta primeira série. 

Dahmer 1.01 - Episode One
Esse primeiro episódio começa com o fim de sua longa linha de assassinatos. Foi justamente com esse sujeito que ele tencionou matar e que fugiu do seu apartamento que a casa para Jeffrey Damer finalmente caiu. A série se propõe a ter um roteiro plástico, com idas e vindas no passado do assassino. Isso criou uma certa simbologia e também um bom desenvolvimento para a série como um todo, de modo geral. O modo de agir de Jeffrey Dahmer era sempre o mesmo. Ele ia em boates gays e seduzia homens, de preferência homens negros. Dizia que trabalhava com fotografia e levava esses homens para seu apartamento em troca de alguns dólares. Chegando lá, ele topava a bebida dos homens que perdiam a consciência e a capacidade de reagir. Depois disso, as suas atrocidades aconteciam em série. Esse episódio é bem sintomático do que veremos em toda a série. Há um estilo seco e bem objetivo de narrar os fatos. E tudo foi feito e roteirizado para ser o mais fiel possível ao que aconteceu na vida real. De modo em geral, gostei muito do primeiro episódio. Realmente, uma série que promete muito em termos de suspense e recriação histórica desses eventos terríveis. / Dahmer 1.01 - Episode One (Estados Unidos, 2022) Direção: Carl Franklin / Elenco: Evan Peters, Richard Jenkins, Molly Ringwald.

Dahmer 1.02 - Please Don't Go
Esse segundo episódio traz um fato que é difícil de acreditar, mas que realmente aconteceu. O assassino Jeffrey Dahmer levou um garoto menor de idade para seu apartamento. Usando de seu mesmo modus operandi, ele convenceu o rapaz que iria lhe dar alguns dólares em troca de algumas fotos sensuais. Na realidade, ele queria topar o garoto e depois jogar ácido em sua cabeça, o que fez realmente. A vítima conseguiu fugir do apartamento e foi até a rua em busca de ajuda. Encontrou dois policiais. Bom, estava tudo formado para que Jeffrey Dahmer finalmente fosse preso. Entretanto, como ele era um homem branco e bem apessoado, ele conseguiu convencer os policiais que nada daquilo era um problema. Nada haveria de ser algo sério. Ele disse que era gay, que vivia com o rapaz. E que ele simplesmente estava bêbado demais. Na verdade, havia colocado o ácido em sua cabeça. Um absurdo total. Mesmo com a reclamação das mulheres que moravam no prédio, os policiais deram de ombros e foram embora. Esse é um exemplo claro da questão racial em torno de verificações policiais. O racismo estrutural ficou bem nítido. O garoto era negro, Dahmer era um homem branco. Dizia ser gay, que o rapaz estava simplesmente bêbado. Em quem os policiais acreditaram? Pois é, acreditaram no assassino! / Dahmer 1.02 - Please Don't Go (Estados Unidos, 2022) Direção: Clement Virgo / Elenco: Evan Peters, Richard Jenkins, Molly Ringwald.

Dahmer 1.03 - Doin' a Dahmer
E por falar em inferno, assisti a mais um episódio de Dahmer: Um Canibal Americano. Esse episódio (Doin' a Dahmer) recria seu primeiro crime. Jeffrey Dahmer foi um jovem abandonado pelos pais, que passou a morar sozinho. Tinha tendências homossexuais desde adolescente. Dirigindo por uma estrada deserta, acabou encontrando um jovem que pediu uma carona. Esse jovem estava indo em em direção a um show de rock.  Dahmer logo o convidou para ir para sua casa fumar maconha, ouvir alguns discos, curtir. E tudo corria mais ou menos bem nessa malícia gay. Só que quando o rapaz pediu para ir embora, Dahmer perdeu o controle. O matou com um peso de fazer exercícios. Foi seu primeiro homicídio. Curiosamente, Dahmer iria ficar 9 anos no armário. Ele não mataria nesse período. Depois de tudo, de todo esse tempo, e vendo que não foi procurado pela polícia, nem pagou pelo crime, ele entrou naquele frenesi homicida que acabaria dando origem à sua série de crimes inomináveis. Dahmer é um dos grandes sucessos da Netflix em sua história. Cada episódio foi assistido por milhões de pessoas. É um sucesso absoluto que nasceu da história de um dos mais infames assassinos em série da história. / Dahmer: Um Canibal Americano 1.03 - Doin' a Dahmer (Estados Unidos, 2022) Direção: Clement Virgo / Elenco: Evan Peters, Richard Jenkins, Cameron Cowperthwaite.

Dahmer 1.04 - The Good Boy Box
Mais um excelente episódio da série. Aqui, o pai reencontra o filho Dahmer, praticamente abandonado. A mãe foi embora com o filho mais novo e deixou Dahmer a própria sorte. Ele não tem grana e a casa parece abandonada. O pai então decide ajudá-lo. Faz com que ele vá para uma boa universidade, mas as coisas não dão muito certo. Ele é indisciplinado, tem problemas com bebidas. Acaba sendo expulso da universidade. O pai então diz que ele vai para o exército de qualquer jeito. Ele se torna militar, mas novamente as coisas dão errado. Ele aplica um golpe do "Boa noite, Cinderela" em um companheiro de farda e é expulso da corporação. Acaba indo trabalhar como açougueiro e morar com sua avó. Não demora muito e começa a frequentar saunas para homossexuais, onde fica aplicando golpes do "Boa noite, Cinderela" contra gays. O sujeito era realmente sem salvação. Mais cedo ou mais tarde, ele voltaria à matar. / Dahmer 1.04 - The Good Boy Box (Estados Unidos, 2022) Direção: Jennifer Lynch / Elenco: Evan Peters, Richard Jenkins, Molly Ringwald.

Dahmer 1.05 - Blood on Their Hands
Esse episódio traz um claro retrato de como Dahmer era maluco. Mesmo morando na casa da avó, ele não parava de matar e trazer pessoas para dentro de sua própria casa. Colocava substâncias químicas nos copos deles. Elas caíam em sua armadilha. É claro que a avó, mesmo idosa, iria descobrir que algo de errado estava acontecendo naquela casa. Além disso, o cheiro de podre que vinha do porão não deixava nenhuma dúvida. A senhora então chama o pai de Dahmer. Ele tenta dizer que tudo seria apenas seu hobby, mas era mentira. De uma forma ou outra, acabou indo para a prisão pela primeira vez. Por ser um jovem branco e loiro, acabou ganhando a simpatia do juiz. Se fosse negro, iria ganhar 10 anos de prisão, com certeza. Episódio muito bom, que mostra, acima de tudo, que o sistema judiciário americano errou com Jeffrey Dahmer. Ele deveria ter sido preso bem antes. / Dahmer 1.05 - Blood on Their Hands (Estados Unidos, 2022) Direção: Jennifer Lynch / Elenco: Evan Peters, Richard Jenkins, Molly Ringwald.

Dahmer 1.06 - Silenced
Esse episódio tem um diferencial importante pois traz a história de uma das vítimas do serial killer. Um jovem negro, gay e surdo que tinha muitos sonhos em seu futuro. Sua história de vida é contada em detalhes, o que torna ainda mais sofrido seu brutal assassinato. Dahmer usou o mesmo metodo que usava para matar suas vítimas, o velho e conhecido golpe do "Boa noite Cinderela". E o pobre rapaz que sonhava ser um modelo de sucesso pensando estar conhecendo o homem de seu sonhos. Ele queria ter um relacionamento sério em sua vida. Infelizmente encontrou apenas um psicopata em seu caminho. Excelente episódio,  considerado por muitos como o melhor da série. / Dahmer 1.06 - Silenced (Estados Unidos, 2022) Direção: Paris Barclay / Elenco: Evan Peters, Richard Jenkins, Molly Ringwald.

Dahmer 1.07 - Cassandra
Esse serial killler matava suas vítimas em seu próprio apartamento, então era meio óbvio que algum vizinho iria desconfiar do que estava acontecendo. Justamente o que vemos aqui, uma velha senhora negra que percebe o fedor vindo do apartamento ao lado. Ela tenta muitas vezes alertar os policiais, mas sempre parece ser ignorada. Racismo estrutural em sua mais perfeita essência! Isso seguiu em uma rotina ate que uma das vítimas conseguiu finalmente fugir, gritando pelas ruas. Foi o fim da trajetória de crimes de Dahmer. O episódio também traz uma visão da reação da comunidade preta ao caso, com destaque para o descaso dos policiais ao longo dos crimes. Eles foram avisados, mas nada fizeram na prática pois as vítimas eram negras e pobres. / Dahmer 1.07 - Cassandra (Estados Unidos, 2022) Direção: Jennifer Lynch / Elenco: Evan Peters, Richard Jenkins, Molly Ringwald.

Dahmer 1.08 - Lionel
Esse é o episódio do julgamento. O advogado de Dahmer e seu pai pensam alegar insanidade dele. Assim, ele poderia ir para um instituto psiquiátrico ao invés de ir para uma penitenciária. O próprio Dahmer recusa esse tipo de alegação. Ele não quer alegar inocência e nem inimputabilidade e assume o que fez. Quer ser condenado como uma pessoa comum, pois ele se acha uma pessoa normal. Durante o julgamento, vários familiares das vítimas também dão seu testemunho. E como era de se esperar, a carga emocional se torna muito grande. Seu pai sente a pressão. Ele tenta alegar que nada teve a ver com os crimes. A mesma coisa vale para sua mãe, que tenta até mesmo se suicidar. No final, nada disso adianta, e o serial killer é condenado a 15 penas de prisão perpétua. Se tivesse 15 vidas a viver, ele passaria essas 15 vidas atrás das grades. Uma sentença justa para a natureza absurda de seus crimes. / Dahmer 1.08 - Lionel (Estados Unidos, 2022) Direção: Gregg Araki / Elenco: Evan Peters, Richard Jenkins, Molly Ringwald.

Dahmer 1.09 - The Bogeyman
Esse é o episódio mais fraco da série até o momento. O que vemos aqui é o Dahmer já condenado e preso em uma penitenciária Americana. E para surpresa de muitos, ele começa a receber cartas de admiradores, acredite se quiser. E seus fãs não se limitam a enviar cartas, mandam dinheiro também. Absurdo total. O episódio mostra igualmente os familiares de suas vítimas se organizando e exigindo que se pare de lucrar com os crimes infames do assassino. Esse movimento daria origem até mesmo a normas da legislação americana que impedem que um assassino em série venha ganhar dinheiro com a venda de livros ou com a produção de filmes sobre seus próprios crimes. Nada mais justo. / Dahmer 1.09 - The Bogeyman (Estados Unidos, 2022) Direção: Jennifer Lynch / Elenco: Evan Peters, Richard Jenkins, Molly Ringwald.

Dahmer 1.10 - God of Forgiveness, God of Vengeance
Este é o último episódio da série. E como termina Dahmer: Um Canibal Americano? Obviamente, mostrando sua morte. Ele foi assassinado na prisão por um outro detento que dizia estar ouvindo o pedido de Deus para mata-lo. O sujeito era esquizofrênico, paranóico e muito perigoso. Durante uma limpeza de rotina com presos dentro da prisão, Dahmer acabou sendo morto de forma brutal! Viveu de forma violenta e morreu de forma violenta. A morte de do psicopata mostrada nessa nesse episódio não é completamente de acordo com os fatos reais. Na verdade, ele foi morto com halteres. Aquelas pesos de academia que esfacelaram seu crânio. Talvez por ser muito violento, o roteiro desse episódio coloca eles sendo morto por Barras de ferro. De qualquer forma, foi o final desse assassino serial que entrou para a história por causa da insanidade de seus crimes. / Dahmer 1.10 - God of Forgiveness, God of Vengeance (Estados Unidos,  2022) Direção: Paris Barclay  / Elenco: Evan Peters, Richard Jenkins, Molly Ringwald.

Pablo Aluísio.

11 comentários:

  1. Séries, Dahmer
    Um Canibal Americano
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Difícil de assistir. Desisti no primeiro episódio.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Só na fantasia com o charmoso Hannibal; esse Dahmer é repugnante e assustador.

      Excluir
  4. Review Adicionado
    Dahmer: Um Canibal Americano 1.03 - Doin' a Dahmer
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado
    Dahmer 1.04 - The Good Boy Box
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado
    Dahmer 1.05 - Blood on Their Hands
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado
    Dahmer 1.06 - Silenced
    Dahmer 1.07 - Cassandra
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado
    Dahmer 1.08 - Lionel
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado
    Dahmer 1.09 - The Bogeyman
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  10. Review Adicionado
    Dahmer 1.10 - God of Forgiveness, God of Vengeance
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir