domingo, 2 de outubro de 2022

Goosebumps: Monstros e Arrepios

Goosebumps foi bem popular nos Estados Unidos. É uma série de livros que foi lançado nos anos 80. Todos escritos pelo mesmo autor. Mais de 50 títulos diferentes. Esses livros fizeram muito sucesso na América do Norte, mas no Brasil foram ignorados. Nunca emplacou por aqui, embora alguns títulos tenham sido lançados. E do que se trata? São livros de terror para um público-alvo, os adolescentes. As histórias são meio bobinhas porque, afinal de contas, elas reaproveitam apenas os antigos monstros, monstros clássicos da literatura. Tudo colocado em uma roupagem nova para os jovens daquela década. Esse filme procura de certa forma homenagear esses livros temáticos juvenis. Nada de muito espetacular. 

A estrutura do roteiro segue basicamente a estrutura dos próprios livros originais. Jovens que chegam em cidades novas e precisam se adaptar. E acabam enfrentando monstros terríveis, como o abominável homem das Neves, vampiros, insetos gigantes, esse tipo de coisa. Esse filme é apenas razoável, mas é bem produzido. Eu não estou dentro do público-alvo desse tipo de produto. Assim como os livros, ele também foi produzido para os jovens, para os adolescentes. Mesmo assim o resultado me soou bem agradável. Acredito que os jovens realmente gostaram desse filme. Tanto isso é verdade que ele acabou dando origem a uma continuação alguns anos depois. Não é nenhuma maravilha, mas diante de seu nicho, até que não desagrada.

Goosebumps: Monstros e Arrepios (Goosebumps, Estados Unidos, 2015) Direção: Rob Letterman / Roteiro: Darren Lemke / Elenco: Jack Black, Dylan Minnette, Odeya Rush / Sinopse: Jovem que acabou de se mudar para uma nova cidade descobre que tem um vizinho bem esquisito. Ele é um escritor de livros para adolescentes que mora sozinho com sua filha. O que o rapaz nem desconfia é que, dos livros escritos por esse escritor, podem surgir monstros terríveis.

Pablo Aluísio.

4 comentários: