sábado, 22 de outubro de 2022

Stardust

Esse filme conta a história da primeira turnê do inglês David Bowie nos Estados Unidos. Bom, primeira turnê é até uma expressão generosa para o que realmente aconteceu. Na verdade, ele mal era conhecido na Inglaterra, então imagine que os americanos não tinham a menor ideia de quem ele era. Era apenas um artista inglês desconhecido que tentava um lugar ao sol. E ele foi muito mal-recebido na América naquela época. Estamos falando de 1971. Quando se pensa em artistas ingleses, chegando nos Estados Unidos para uma turnê, a primeira coisa que vem na mente é a chegada dos Beatles. E a tal invasão britânica. Esqueça tudo isso. A primeira turnê do Bowie nos Estados Unidos foi um fracasso completo. As coisas começaram a dar errado muito cedo. Logo quando chegou no aeroporto, ele descobriu que não tinha passaporte para trabalhar nos Estados Unidos. Seu visto era de turista. Então essa turnê se resumiu a fazer algumas apresentações de festinhas sem importância ou então dar entrevistas em rádios fuleiras do interior da América. Foi uma coisa decepcionante. 

Esse filme me foi interessante, principalmente pela questão informativa. Eu não tinha a menor ideia de que a primeira ida do Bowie aos Estados Unidos havia sido esse fiasco todo. Além disso, o roteiro traz informações preciosas sobre a própria família do artista. O irmão mais velho do cantor tinha problemas de saúde mental. Naquele momento da vida, estava sendo internado em uma instituição psiquiátrica. Bowie também tinha várias tias com problemas de histórico de doença mental, esquizofrenia. Foi uma barra incrível na vida dele, naquele tempo. Ele acabou dando a volta por cima ou criar um alter ego espacial, o tal de Ziggy Stardust. A ideia era bem original e por isso, deu certo. Foi o que salvou sua vida e a carreira desse artista que marcou época na história do rock.

Stardust (Reino Unido, 2020) Direção: Gabriel Range / Roteiro: Christopher Bell, Gabriel Range / Elenco: Johnny Flynn, Marc Maron, Jena Malone / Sinopse: O filme narra a história da primeira turnê americana do cantor inglês David Bowie em 1971. Foi um fiasco, um fracasso completo. Mas que ele depois iria superar em sua carreira. 

Pablo Aluísio.

Um comentário: