terça-feira, 4 de outubro de 2022

Randolph Scott e o Velho Oeste - Parte 4

O diretor Henry Hathaway voltou a pedir ao estúdio que contratasse Randolph Scott para mais um faroeste. Ele havia assinado para trabalhar na direção da adaptação para as telas de cinema do romance de Zane Grey. Em sua visão apenas Scott tinha os atributos para interpretar o personagem principal, um cowboy chamado Chane Weymer. O filme iria se chamar "Wild Horse Mesa" (no Brasil recebeu o título de "Audácia Entre Adversários").

O roteiro desse western era bem interessante, mostrando os conflitos e lutas de um rancheiro que desejava tocar sua vida em uma região inóspita, bem no meio do deserto do Arizona. As filmagens foram feitas em locações desérticas, algo que exigiu muito do elenco e da equipe técnica. Scott ficou bem amigo da estrela do filme, Sally Blane. Essa aproximação (que não passava de simples amizade) acabou caindo nas revistas de fofocas, onde se dizia que os dois atores estavam tendo um caso no set de filmagens. "Pura mentira, mas que ajudava a promover o filme" - relembraria anos depois o próprio ator.

"Wild Horse Mesa" foi sucesso de bilheteria. Ainda hoje é cultuado pelos fãs do gênero western. Um bom filme certamente, embora não fugisse muita da mitologia auto centrada que os estúdios de cinema tinham criado para os filmes de faroeste. Havia o mocinho, a mocinha que seria conquistada, os vilões malvados e, é claro, a exuberância dos cenários naturais. A diferença é que o filme foi dirigido pelo grande e talentoso cineasta Henry Hathaway que iria se notabilizar em Hollywood pela diversidade de filmes que dirigiu. Embora tenha feito também grandes filmes de western, inclusive ao lado de John Wayne, esse cineasta procurava ser o mais eclético possível, passeando por todos os tipos de filmes, sem ficar preso a nenhum gênero.

Algo que Randolph Scott tentou no começo da carreira, embora no íntimo ele soubesse que seu futuro vinha mesmo dos filmes de faroeste. Seu próximo filme demontra bem isso, um dos poucos filmes de terror e suspense da filmografia de Randolph Scott. "Vingança Diabólica" foi dirigido por A. Edward Sutherland, um cineasta inglês que tentava melhorar a qualidade dos filmes de terror nos Estados Unidos. Os ingleses eram considerados mestres no suspense cinematográfico naquela época. "Não deu certo!" - confidenciaria anos depois o ator. "Eu não fui bem nesse filme. Estava deslocado, sem saber muito bem o que fazer! Essa coisa de terror não era a minha área." Ao contrário do faroeste anterior essa fita com ares de cinema noir foi um fracasso de bilheteria, fazendo com que Randolph Scott começasse a se concentrar nos cavalos, nas esporas, nas estrelas de xerife e nos duelos ao pôr do sol. Os filmes de western eram mesmo o seu porto seguro em termos de público e crítica.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Cine Western - Pablo Aluísio
    Randolph Scott e o Velho Oeste - Parte 4
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Em Pistoleiros do Entardecer quando olhamos para o rosto de um envelhecido Randolph Scott da pra ver que ele não só nasceu pra esse tipo de filme como, tal qual John Wayne, transudava o velho oeste, mesmo que talvez pouco apreciasse esse tipo de filme ou região.

    PS. Pistoleiros do Entardecer é um titulo de filme estrangeiro "traduzido" para o Brasil que além de muito poético é quase um spoiller de tão perfeito. O título original Ride the High Country chega a ser patético. Tinham que acertar uma vez.

    ResponderExcluir
  3. Ele tinha a imagem de um velho pioneiro do oeste, embora não tivesse nascido no oeste, mas sim em um estado sulista. É a tal coisa, ele ficava perfeito vestido de cowboy, o que nem sempre acontecia com outros gêneros. E sim, concordo plenamente com você, um título como "Pistoleiros do Entardecer" é realmente muito inspirado.

    ResponderExcluir
  4. O Randolph Scott tinha um tipo.muito bom pra faroeste, um bom ator, mas eu nunca gostei dos westerns com ele como eu gostava dos com o John Wayne; na verdade não via a metade da graça. O John Wayne era fora de série.

    ResponderExcluir
  5. Os filmes do John Wayne eram mais bem elaborados e contavam com grandes diretores e produções. Já o Scott fazia filmes mais voltados para as matinês. Filmes mais simples e de orçamentos mais modestos.

    ResponderExcluir
  6. ...e aquele jeito do John Wayne. Incomparável!

    ResponderExcluir