domingo, 6 de maio de 2018

Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio

Título no Brasil: Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio
Título Original: Fast Five
Ano de Produção: 2011
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Justin Lin
Roteiro: Chris Morgan, Gary Scott Thompson
Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson, Joaquim de Almeida, Eva Mendes, Michelle Rodriguez

Sinopse:
Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) seguem sendo caçados impiedosamente pela polícia americana. Para escapar do cerco eles resolvem se mandar para o Rio de Janeiro, local que ao lado da Cidade do  México, é o preferido para condenados da justiça americana. O agente federal Lucas Hobbs (Dwayne Johnson) porém não está disposto a deixar os criminosos escaparem assim tão facilmente.

Comentários:
Bom, se você tem alguma dúvida sobre a péssima imagem que o Brasil tem no exterior é bom dar uma olhadinha nesse filme. Em determinado momento um dos personagens exibe poderosas armas em público e é repreendido por um comparsa. Ele sorri e responde: "Isso aqui é o Brasil cara!", ou seja, a terra onde o crime impera e tudo é permitido. Além disso, como sempre, as mulheres brasileiras são todas retratadas como verdadeiras vadias... enfim, sob esse ponto de vista não há muito o que consertar. De qualquer maneira, tirando essa questão de lado, o que sobra é de fato um eficiente filme de ação que vai agradar aos fãs da série "Velozes e Furiosos". Muita adrenalina e como sempre um fiapinho de roteiro ligando todas as cenas. Conforme eu já tinha escrito antes a morte do ator Paul Walker reacendeu o interesse nessa franquia e o que estamos vendo na programação da TV a cabo é uma verdadeira overdose de reprises desses filmes. Hoje mesmo teremos a exibição de três "Velozes e Furiosos" em canais diferentes! É mole?! De qualquer forma aproveite o feriadão para ver (ou rever) esse e tire suas próprias conclusões sobre o Brasil, a terra onde tudo pode acontecer, pelo menos no cinema!

Pablo Aluísio.

sábado, 5 de maio de 2018

Suite Française

Título Original: Suite Française
Título no Brasil: Ainda Não Definido
Ano de Produção: 2014
País: Inglaterra, França, Bélgica, Canadá
Estúdio: Alliance Films
Direção: Saul Dibb
Roteiro: Matt Charman, Saul Dibb, baseados na obra de Irène Némirovsky
Elenco: Michelle Williams, Matthias Schoenaerts, Kristin Scott Thomas, Margot Robbie, Sam Riley
 
Sinopse:
Nas vésperas da ocupação alemã na França, durante a II Guerra Mundial, um grupo de moradores precisa lidar com a iminente chegada das tropas nazistas. A situação fica ainda mais delicada quando as casas e residências da região são ocupadas por soldados e oficiais do Reich. A convivência entre a população civil ocupada (em sua maioria mulheres e velhos) e o exército alemão logo torna a situação completamente tensa e perigosa. Nesse turbilhão político e social a jovem Lucile Angellier (Michelle Williams) acaba se apaixonando pelo tenente alemão Bruno von Falk (Matthias Schoenaerts), o que acaba gerando um enorme escândalo na cidade, agravado ainda mais pelo fato dela já ser casada e seu marido ser um prisioneiro de guerra em um campo de concentração nazista.

Comentários:
A história narrada nesse filme foi baseada em um romance escrito por Irène Némirovsky, uma jovem que vivia na França durante a invasão alemã ao seu país, em plena II Guerra Mundial. Ele escreveu o romance no calor do momento enquanto estava vivenciando a mesma situação que seus personagens no livro, com a chegada dos alemães em sua terra natal. Infelizmente Irène acabou sendo denunciada como judia e enviada para o campo de concentração de Auschwitz, onde veio a morrer um ano depois. Seu manuscrito porém sobreviveu ao tempo, ficando por décadas dentro de uma velha mala nos porões de sua casa. Descoberto por sua filha, ela resolveu publicá-lo, praticamente como uma homenagem para sua mãe que havia sido morta pela insanidade e loucura nazistas. O enredo explora o romance entre uma francesa e um jovem oficial alemão. O tema, completamente inusitado e incomum, tenta de todas as formas mostrar uma certa humanidade entre as forças de ocupação do exército alemão. O tenente Bruno von Falk é um perfeito cavalheiro, com modos nobres e uma educação tipicamente prussiana. Ao ficar na casa onde mora Lucile (Williams) a aproximação acaba despertando a paixão entre eles. Nem a oposição de sua própria sogra, que a adverte que o alemão na verdade representa o inimigo, consegue deter os sentimentos dela.

Curiosamente ao mesmo tempo em que começa a ser vista como uma traidora da pátria pelos demais moradores, alguns deles vão até ela em busca de ajuda, principalmente para resolver pequenos e grandes problemas com as tropas alemãs. A dubiedade de todos fica bem à mostra nesses momentos. A convivência que começa pacífica e harmônica porém logo chega ao fim quando um oficial alemão é morto em um celeiro. A partir daí as execuções começam e o clima de terror se impõe na cidade. Um dos aspectos que mais gostamos desse filme foi a atuação da atriz Michelle Williams. Ela está linda, combinando perfeitamente com o figurino e o estilo da época em que a história se passa. Sua luta para vencer seus sentimentos, mesmo sabendo que se envolver com o tenente alemão seria certamente algo muito errado naquele contexto histórico, acaba sendo um dos grandes atrativos dessa história de amor. No final a grande lição que fica é a de que não conseguimos mesmo ter completo controle sobre o que sentimos. Mesmo quando tudo aponta para o errado, para o improvável e para o equivocado, o que sentimos dentro de nossos corações acaba sempre vencendo. O amor supera tudo, até mesmo a maior guerra que a humanidade já presenciou.

Pablo Aluísio.

Whitney: Can I Be Me

Muito bom esse documentário sobre a vida da cantora Whitney Houston. É uma produção feita em parceria entre a BBC e o Showtime, então o padrão de qualidade está garantido. Em pouco mais de 100 minutos de duração somos apresentados a sua história, feita em edição rápida que funciona muito bem. Intercalando tudo temos vários depoimentos de pessoas próximas a ela, como familiares, sua mãe e o ex-marido Bobby Brown. Obviamente eu acompanhei grande parte da carreira de Whitney Houston, até porque era impossível viver nos anos 90 e nunca ter ouvido uma de suas belas interpretações. Mesmo assim meu conhecimento sobre ela era superficial. Aqui temos um retrato melhor da artista.

Um dos aspectos que me causaram surpresa foi saber que a sua carreira foi daquelas de sucesso imediato. Já no primeiro disco ela quebrou recordes de vendas, seguida de inúmeros elogios da crítica. Todos merecidos aliás, porque ela foi mesmo uma cantora de grande talento, com um timbre de voz poderoso e único, talvez sendo a última grande cantora americana negra a dominar o mercado. Aspectos de sua vida pessoal também desfilam pela tela. Sua infância e juventude em um gueto de New Jersey, a conturbada relação com a mãe (Cissy Houston, também uma cantora talentosa que chegou a trabalhar ao lado de grandes cantores como Elvis Presley), sua formação inicial em coros de igrejas evangélicas e finalmente o sucesso absoluto. Tendo morrido de uma overdose de drogas, o documentário não poderia ignorar o fato dela ter sido viciada em praticamente toda a sua vida. Porém o documentário explora esse sério problema dela de forma respeitosa, sem exageros ou sensacionalismo. Ponto positivo. Em suma, um documentário ideal para fãs e não fãs, ouvintes ocasionais, que cresceram ouvindo a bela voz de Whitney Houston tocando nos rádios e fazendo sucesso.

Whitney: Can I Be Me (Estados Unidos, 2017) Direção: Nick Broomfield, Rudi Dolezal / Roteiro: Nick Broomfield, Marc Hoeferlin / Elenco: Whitney Houston, Bobbi Kristina Brown, Bobby Brown, Cissy Houston / Sinopse: Documentário sobre a vida e a carreira da cantora negra norte-americana Whitney Houston (1963 - 2012), desde seus primeiros anos até o estouro de seu primeiro disco, passando também por seu casamento problemático e o abuso de drogas, que iria colocar um ponto final em sua vida.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Tudo que Quero

Se o tema do autismo lhe interessa de alguma forma esse filme pode ser uma boa opção. Ele acompanha a vida de Wendy (Dakota Fanning), uma garota autista que passa por um tratamento com uma especialista, a Dra. Scottie (Toni Collette); Cada passo de normalidade é uma vitória, por mais banal que ela pareça ser. A ida a um trabalho, numa lanchonete, o cotidiano do dia a dia, as roupas que vai vestir, com cores determinadas. Os autistas possuem mentes complexas. Eles podem praticar determinadas coisas que se exige um alto QI para pessoas normais. Ao mesmo tempo sofrem com coisas banais, como atravessar uma rua ou fazer os laços do sapato. Também possuem a tendência de desenvolver um ultra foco em determinados assuntos. No filme a protagonista direciona suas atenções para a série "Star Trek". Ele chega inclusive a escrever um script para a Paramount Pictures e fica obcecada em ir entregá-lo no estúdio.

E aí começam os problemas. Ela mora em uma cidade próxima de San Francisco e precisa ir até Los Angeles, algo que sua terapeuta proíbe, mas mesmo assim ela resolve fugir sem autorização. Uma pessoas com necessidades especiais como ela, sozinha numa viagem como essa, acaba criando as principais situações que o roteiro explora. Inclusive ela encontra pessoas que vão tentar aproveitar de seu autismo, inclusive a roubando, deixando sem nenhum tostão para seguir em frente em sua jornada. Atrás, tentando encontrá-la, vão sua médica e sua irmã, com claros receios do que lhe pode acontecer. Apesar do tema sobre autismo o filme procurou não tingir sua história de tintas pesadas, melodramáticas. O tom é mesmo bem mais leve, até com uma certa graça e simpatia em cada cena. Dakota Fanning convence plenamente como uma autista, o que ajuda ainda mais ao filme como um todo. Ele não consegue encarar as pessoas e tem ataques em momentos de contrariedade. Um retrato bem feito dos portadores dessa síndrome. No final gostei bastante e recomendo o filme. Especialmente indicado para familiares de pessoas com autismo.

Tudo que Quero (Please Stand By, Estados Unidos, 2017) Direção: Ben Lewin / Roteiro: Michael Golamco, baseado na peça teatral escrita por Michael Golamco / Elenco: Dakota Fanning, Toni Collette, Alice Eve / Sinopse: Wendy (Dakota Fanning) é uma garota autista que está em fase de tratamento com uma especialista, a a Dra. Scottie (Toni Collette). Hiper focada na série "Star Trek" ela decide escrever um script para um concurso promovido pela Paramount Pictures. Tudo vai bem até o dia em que ela decide fugir do centro onde está para ir pessoalmente entregar seu texto, algo que deixa em desespero sua médica e sua irmã, que não sabem para onde ele foi parar.

Pablo Aluísio. 

2012

Pois é, o mundo ia acabar em 2012. O calendário Maia só ia até 12-12-2012, então é claro que os teólogos da conspiração entraram em surto, dizendo que isso era a "prova" definitiva que o mundo já tinha data para acabar. Uma tremenda bobagem, mas que com a ajuda da internet se alastrou e ficou popular. Como Hollywood está sempre de olho em novas oportunidades de faturar em assuntos da moda não demorou a produzir um filme mostrando justamente isso, o fim do mundo em 2012. Eu nunca havia assistido a esse filme até ontem. Foi puro desinteresse mesmo. Afinal era um filme dirigido por Roland Emmerich, o "irmão" cinematográfico do Michael Bay. Ambos fazem sempre o mesmo tipo de fita. Muitas explosões, muito barulho e pouquíssimo roteiro. Esse "2012" não fugiu em nada desse estilo bombástico (e lamentável) de fazer cinema.

O que mais me admirou foi ver o cult ator John Cusack no meio do elenco. Ele não tem muito o que fazer em cena a não ser correr para lá e para cá, com cara de espanto, enquanto o mundo vai chegando ao fim. Seu personagem é piegas, insuportável e cheio de clichês. Um pai de família que tenta salvar os filhos enquanto o resto da humanidade vai para o buraco (literalmente falando!). Essa coisa de pai de família que vai se tornando herói é mais do que batido. Pior são as cenas em que a família (a ex-esposa e os filhos chatinhos) vão escapando em aviões enquanto lá embaixo a crosta terrestre vai entrando em colapso. O mais bizarro desse filme nem é tanto seu desenvolvimento, mas seu final. O que os bilionários fazem para fugir do apocalipse? Embarcam em uma nave espacial? Bom, isso seria o mais lógico a fazer em um planeta que está em destruição. Mas não, eles todos entram em arcas!!! Isso mesmo, iguais aquelas do velho testamento. O que você vai fazer dentro de uma arca enquanto o mundo vai se acabando? Por acaso os oceanos não fazem parte do planeta também? O roteiro, muito estúpido, não responde a esse tipo de pergunta. Apenas leva o filme até o momento final, com todos felizes e salvos na Arca de Noé! Tenha santa paciência...

2012 (2012, Estados Unidos, 2009) Direção: Roland Emmerich / Roteiro: Roland Emmerich, Harald Kloser / Elenco: John Cusack, Thandie Newton, Chiwetel Ejiofor / Sinopse: Os Mais estavam certos. O mundo começa a se acabar no ano de 2012. Ondas de radioatividade, em explosões de neutrinos começam a bombardear o núcleo da Terra, causando o colapso da crosta terrestre. Enquanto isso o pai interpretado por John Cusack tenta salvar sua família, bem no meio do apocalipse mundial. 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Vingadores: Guerra Infinita

De maneira em geral tenho gostado desses filmes da Marvel. Duas coisas me chamam a atenção nessa franquia. A primeira é que os filmes estão sendo lançados rapidamente. Nem esfriou ainda o lançamento de "Pantera Negra" e já temos essa nova produção nos cinemas. A outra coisa que me chama a atenção é que há uma boa regularidade na qualidade dos filmes. Dificilmente você encontra um filme com a marca Marvel que seja ruim ou péssimo. Todos mantém um certo nível. Pois bem, aqui a ideia foi amarrar todas as franquias de super-heróis, uma forma de unir os universos que vão correndo em paralelo. Assim você encontrará praticamente todos os heróis Marvel em cena, com algumas pequenas exceções. Claro que um filme com tanto personagens juntos acaba também ficando sem espaço para que eles se desenvolvam direito dentro do roteiro. Aí é que entra o grande trunfo do filme, o seu vilão, o Thanos.

E aí entra talvez também o grande problema do filme. Com um vilão tão marcante e com tantos poderes, os demais heróis Marvel só estão ali para levarem uma tremenda surra do titã. Eles não são páreos para o ser espacial. Até o Hulk, que supõe ser a força bruta dos Vingadores, acaba levando uma surra homérica. O Thanos está em busca de uma série de joias que lhe dará poder total e absoluto sobre o universo. São cinco pedras representando elementos da natureza (força, poder, tempo, etc). Com a posse delas ele se torna mais imbatível do que já é. Então como superar algo assim? Praticamente impossível. Eu particularmente não vi saída, pelo menos nesse primeiro filme que aliás tem um final em aberto, pois haverá uma segunda parte em breve. Outro aspecto a se considerar é que esse enredo foi contado nos quadrinhos já há bastante tempo, nos anos 80. No Brasil foi publicada pela primeira vez ainda em formatinho, pelo editora Abril. Por isso já se tem uma ideia de como é antigo. Mesmo assim ainda funciona. O filme é bom, um pouco prejudicado pelo excesso de personagens e por algumas falhas de desenvolvimento, mas de maneira em geral consegue ser tão bom como muitos outros filmes do filão Marvel. Pelo menos no cinema a Marvel continua levando uma grande vantagem sobre a DC que não consegue emplacar um bom filme há anos.

Vingadores: Guerra Infinita (Avengers: Infinity War, Estados Unidos, 2018) Direção: Anthony Russo, Joe Russo / Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely / Elenco: Robert Downey Jr., Josh Brolin, Chris Hemsworth, Mark Ruffalo, Chris Evans, Scarlett Johansson, Benedict Cumberbatch, Tom Holland, Chadwick Boseman, Zoe Saldana, Tom Hiddleston, Paul Bettany  / Sinopse: O mundo sofre uma nova ameaça vinda do espaço, o titã Thanos (Josh Brolin) está em busca de cinco pedras de poder que lhe darão controle absoluto sobre o universo. Apenas os Vingadores poderão deter essa dominação.

Pablo Aluísio. 

Exorcismos e Demônios

Filmes sobre exorcismos estão saturados. Nem iria assistir a esse filme, mas como ele entrou em cartaz nos cinemas brasileiros (uma raridade de acontecer ultimamente) resolvi conferir para ver se tinha algo a mais. Como a curiosidade matou o gato, acabei me dando mal. O filme é fraquinho realmente. Logo no começo os produtores informam que tudo é baseado em fatos reais (duvido mesmo, me engana que eu gosto!). A trama é básica. Uma jovem jornalista resolve investigar um caso de suposto homicídio envolvendo uma freira em um convento. Ela teria sido assassinada durante um exorcismo. O bispo até que conseguiu chegar a tempo antes do final do ritual, mas quando ela finalmente foi levada para o hospital acabou morrendo no caminho.

Caso real de possessão ou tudo fruto de um fanatismo exagerado por parte do padre? Aliás a origem do sacerdote me deixou em dúvida. Não me pareceu ser católico romano, mas sim ortodoxo, embora o roteiro nunca explique direito sua denominação religiosa. As igrejas mostradas no filme pelo menos me pareceram bem bizantinas. Então a trama avança com essa jornalista que não acredita em nada sendo testada pelos acontecimentos inexplicáveis que vai testemunhando. O filme quase cai no amadorismo completo. O elenco não é muito bom, com uma protagonista inexpressiva. O próprio clero é pouco convincente. Há um outro padre que mais parece um jogador de futebol brasileiro dos anos 70. Enfim, tudo bem decepcionante e fraco. Esperava muito mais, afinal o filme arranjou lugar no concorrido circuito comercial dos cinemas. Será que não havia nada melhor para exibir em nossas salas de cinema? Pelo visto, não!

Exorcismos e Demônios (The Crucifixion, Estados Unidos, Inglaterra, Romênia. 2017) Direção: Xavier Gens / Roteiro: Chad Hayes, Carey W. Hayes / Elenco: Sophie Cookson, Corneliu Ulici, Ada Lupu / Sinopse: Uma jovem jornalista resolve investigar um caso de morte envolvendo uma freira. Ela supostamente teria sido morta durante um ritual mal sucedido de exorcismo! O que teria de fato acontecido? Uma possessão do diabo real ou apenas um delírio religioso promovido por fanáticos? Conforme as investigações avançam ela descobre que há muito mais por trás de toda a história.

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Juventude no Oregon

Filme que segue inédito no Brasil. Inclusive não possui ainda título em português. O tema central é a eutanásia e o direito dos pacientes em estado terminal de decidirem se querem colocar um fim em suas vidas, tudo feito de forma assistida por profissionais de saúde. O personagem principal é um octogenário interpretado pelo excelente Frank Langella. Ele acaba de fazer uma complicada cirurgia de coração, mas a esperança se vai porque seu médico lhe informa que mais cirurgias serão necessárias, cada vez mais incisivas e traumáticas, sem garantia de melhora. Ele então decide de forma consciente que não quer mais passar por tudo isso. Morando com a filha e um genro que não se dá bem com ele, decide de uma vez por todas viajar até o Oregon, onde a eutanásia seria permitida.

A viagem até lá se torna a espinha dorsal da história do filme. É um road movie em direção à eutanásia. O grande destaque, que não poderia deixar de ser, vem da interpretação de Frank Langella. Dito como levemente canastrão em sua juventude, quando chegou a interpretar Drácula e Zorro, o velho ator conseguiu finalmente dar a volta por cima, se tornando hoje em dia um dos mais respeitados profissionais do cinema americano. O ponto de inversão parece ter sido a indicação ao Oscar por "Frost / Nixon". De lá para cá ele só tem colecionado elogios por seu trabalho. Nesse filme aqui em particular ele continua ótimo. Mesmo debilitado pela doença cardíaca ainda consegue se impor ao resto de sua família com o poder de sua presença, de sua voz firme. Claro que numa jornada rumo à morte ele precisa também aparar as arestas do passado com seus filhos, o que rende os melhores momentos dramáticos do roteiro. Enfim, mais um belo momento da carreira de Frank Langella, demonstrando que os anos só lhe fizeram bem.

Juventude no Oregon (Youth in Oregon, Estados Unidos, 2017) Direção: Joel David Moore / Roteiro: Andrew Eisen / Elenco: Frank Langella, Billy Crudup, Christina Applegate / Sinopse: Aos 80 anos de idade Raymond (Frank Langella) após uma desgastante cirurgia do coração, percebe que continua tão doente como antes. As previsões de seu médico, caso ele se submeta a uma nova cirurgia, também não são nada boas. Não existem garantias de que um dia vai melhorar. Assim decide ir para o Oregon, onde o procedimento de eutanásia ou suicídio assistido é plenamente aceito pelas leis locais. Isso claro causa uma grande comoção entre seus familiares.

Pablo Aluísio.

Britannia

A história dessa nova série se passa exatamente noventa anos depois da primeira invasão romana na ilha da Britannia (basicamente o que hoje conhecemos como Inglaterra e Escócia). Na primeira leva de invasores o comando era do próprio Júlio César. Agora os romanos retornam. A ilha havia ficado com fama de amaldiçoada entre as tropas do império, porque grande parte da população nativa era dada a práticas de ocultismo no meio das florestas. Nesse aspecto de bruxaria e feitiçaria se destacavam os povos conhecidos como Druídas. Mestres em rituais macabros e sacrifícios humanos, eles tinham deixado uma forte impressão nos romanos. Imagine, o maior exército profissional do mundo naqueles tempos antigos, com receios de enfrentar feiticeiros e magos que viviam como bárbaros no meio dos pântanos da ilha.

Passados tantas décadas os romanos agora estão sob comando de um general que não quer nem saber dessas superstições. Ele está decidido a dominar todo o território, passando por cima de todos, fazendo das vilas que encontra apenas um depósito de futuros escravos para Roma. Nesse primeiro episódio encontramos os soldados romanos invadindo a ilha pelo litoral, com mais ou menos 30 mil homens. Hoje em dia esse número pode até não significar grande coisa, mas na idade antiga era um exército de dominação de respeito, até pela pouca população que existia nas terras britânicas da época. O curioso é que os nativos, que supõe-se serão os mocinhos da série, parecem bem primitivos e violentos. Com os rostos pintados de cores vivas (algo que já vimos em filmes como "Coração Valente", por exemplo), eles estão dispostos a se unirem pela primeira vez contra os romanos. Pois é, dentro da ilha o que havia era muitas guerras entre tribos rivais, abrindo o franco e facilitando para a plena dominação do império romano.

Britannia (Inglaterra, Estados Unidos, ) Direção: Metin Hüseyin / Roteiro: Jez Butterworth, Tom Butterworth / Elenco: David Morrissey, Kelly Reilly, Nikolaj Lie Kaas / Sinopse: A série narra a invasão romana na ilha da Britannia (atual Grã-Bretanha) noventa anos depois da primeira leva de invasores comandadas por Júlio César, general e senador da República Romana. Agora sob o regime imperial, os novos militares romanos estão dispostos a dominar o território com punhos de ferro, fazendo o maior número possível de prisioneiros para serem levados como escravos para a capital do império.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Uma Jornada Para Toda a Vida - Curiosidades

Uma Jornada Para Toda a Vida - Curiosidades
1. O livro escrito por Robyn Davidson quase foi filmado na década de 1980, mas o projeto não foi adiante. Foram muitos anos de tentativas. As atrizes Júlia Roberts e Nicole Kidman estiveram ligadas a projetos anteriores, mas no final não conseguiram transformar o livro em filme. A atriz Mia Wasikowska nem era nascida quando o primeiro roteiro foi escrito.

2. A atriz Mia Wasikowska nunca tinha lidado com camelos antes em sua vida. Ela teve apenas três dias para ser treinado a cuidar desses animais. Apesar da agenda apertada ela conseguiu contar com dicas da própria Robyn Davidson que participou da fase de preparativos para as filmagens.

3. Outro desafio foi ter que lidar com cobras de verdade no set de filmagem na Austrália. Seis cobras foram levadas para as cenas. Além delas a equipe técnica precisou ficar atenta pois nas locações naturais onde o filme foi rodado existia uma grande variedade de serpentes, algumas delas entre as mais venenosas do mundo.

4. A produção custou 21 milhões de dólares. O orçamento foi todo bancado por companhias cinematográficas australianas. O filme chegou às telas inicialmente no país, só sendo lançado dois meses depois na Europa e Estados Unidos. O filme recuperou o investimento e se tornou lucrativo para os produtores.

5. Embora seja uma produção australiana a direção foi entregue ao americano John Curran. Ele já havia dirigido antes o drama histórico romântico "O Despertar de Uma Paixão" com  Naomi Watts e Edward Norton, além de "Homens em Fúria", também com Norton e Robert De Niro. Esse foi seu maior sucesso de bilheteria na carreira.

Pablo Aluísio.

Uma Jornada Para Toda a Vida

Esse filme deveria ser mais comentado. Hoje em dia, com sua exaustiva exibição nos canais Telecine, ele vem sendo aos poucos mais conhecido do público em geral. Conta a história real de uma jovem australiana chamada Robyn Davidson (Mia Wasikowska) numa jornada inusitada. Ela decide atravessar o deserto da Austrália acompanhada apenas por quatro camelos e um cachorro. A aventura logo chamou a atenção da revista National Georgraphic e assim ela acabou ganhando notoriedade e também financiamento para sua viagem. Alguns anos depois (a viagem original se deu durante a década de 1970) a própria Robyn resolveu contar sua epopeia em um livro chamado "Trilhas" (Tracks em inglês). Foi justamente esse relato autobiográfico que serviu de base para o roteiro desse belo filme.

O espectador terá além de uma boa história para conhecer, a fotografia lindíssima da Austrália. Uma ilha de tamanho continental situado na distante Oceania, o lugar reserva algumas surpresas, como uma fauna toda própria e, é claro, seu imenso deserto, que lembra em muito o Oriente Médio. Outro aspecto curioso é que a atriz Mia Wasikowska surge em cena completamente despida de vaidades. Ela está bem ao natural, praticamente sem maquiagem alguma, com roupas surradas e sandálias de dedo. Nada parecida com seus outros papéis no cinema, onde geralmente aparecia em lindos vestidos e figurino luxuoso. Por isso esqueça a imagem dela que você tem em sua mente, como a de filmes como "Alice" ou "Madame Bovary". Aqui ela abraça apenas o essencial, de uma personagem mais do que cativante.

Uma Jornada Para Toda a Vida / Trilhas (Tracks, Austrália, 2013) Direção: John Curran / Roteiro: Marion Nelson, baseado no livro escrito por Robyn Davidson  / Elenco: Mia Wasikowska, Adam Driver, Lily Pearl / Sinopse: Com história baseada em fatos reais, o filme conta a jornada que a jovem Robyn decide rumar, atravessando o deserto inóspito da Austrália. Seu objetivo é cruzar a ilha de costa a costa, chegando ao final da jornada nas águas mornas do Oceano Índico, do outro lado do país. Filme vencedor do Australian Cinematographers Society na categoria de Melhor Fotografia (Mandy Walker). Indicado ao Australian Film Critics Association Awards nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Mia Wasikowska) e Melhor Fotografia.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Amores Clandestinos

Título no Brasil: Amores Clandestinos
Título Original: A Summer Place
Ano de Produção: 1959
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Delmer Daves
Roteiro: Sloam Wilson, Delmer Daves
Elenco: Richard Egan, Sandra Dee, Troy Donahue, Doroth McGuire
 
Sinopse:
O jovem Johnny Hunter (Troy Donahue) conhece uma bela garota, Molly Jorgenson (Sandra Dee), durante um veraneio numa linda ilha turística. O problema para Molly é que seus pais não aceitam, por questões morais e sociais, que o namoro do jovem casal vá em frente. Está armada assim a trama básica do filme "A Summer Place" que no Brasil recebeu o título de "Amores Clandestinos". Filme vencedor do Globo de Ouro na categoria Ator - Revelação Masculina (Troy Donahue). Também premiado pelo Laurel Awards na categoria Melhor Trilha Sonora (Max Steiner).

Comentários:
Esse filme romântico foi um dos maiores sucessos de bilheteria dos anos 50 e elevou a atriz Sandra Dee ao patamar de estrela, campeã de popularidade e ídolo adolescente em plenos anos dourados. O filme é muito didático no sentido de mostrar todo o leque de tabus e preconceitos morais e sexuais que imperavam na sociedade americana da época (se lá nos EUA era assim, imaginem aqui no Brasil como deveria ser atrasado!). A "honra" das jovens de família, a virgindade, o decoro, as convenções sociais que os namorados tinham que seguir à risca, tudo está na tela. O filme é muito romântico e tem uma trilha sonora marcante. Para se ter uma ideia a música tema foi um estouro nas paradas chegando ao primeiro lugar da revista Billboard na versão de Percy Faith. Impossível não conhecê-la até mesmo nos dias de hoje. O roteiro é obviamente açucarado, feito para embalar os amores juvenis da época mas tem também seus méritos, chegando ao ponto de discutir coisas mais sérias como a gravidez na adolescência, por exemplo.

Talvez o maior problema de "Amores Clandestinos", além de sua moralidade totalmente fora de moda nos dias atuais, seja o fraco desempenho do casalzinho de adolescentes que são os protagonistas do filme. Ok, Sandra Dee era um grande fenômeno de popularidade, todas as moças da época queriam ser como ela, mas o fato é que como atriz ela era bem limitada. Seu talento dramático se resumia a fazer beicinhos, um atrás do outro. Pelo menos foi salva por ser carismática e simpática. O mesmo não se pode dizer de seu partner em cena, o inexpressivo galãzinho Troy Donahue que não conseguiu escapar da canastrice completa. Um tipo de ator que se garantia apenas por seu bom visual. O problema é que isso é pouco, ainda mais nesse roteiro onde vários aspectos interessantes poderiam ser bem melhor explorados. O filme foi dirigido por Delmer Daves que havia escrito o roteiro de outro grande sucesso romântico da época, o também clássico "Tarde Demais Para Esquecer". De certa forma "Summer Place" é uma versão adolescente daquele filme estrelado por Cary Grant. Todos os ingredientes estão lá, a impossibilidade de concretizar um grande amor, locações paradisíacas e canções românticas marcantes, de cortar o coração. Por isso indico o filme a quem gosta de produções como essa. Certamente vai aquecer os corações dos mais românticos, desde que eles não sejam exigentes demais com boas atuações.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Tudo o Que o Céu Permite

Título no Brasil: Tudo o Que o Céu Permite
Título Original: All that Heaven Allows
Ano de Produção: 1955
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal International Pictures
Direção: Douglas Sirk
Roteiro: Peg Fenwick, Edna L. Lee
Elenco: Jane Wyman, Rock Hudson, Agnes Moorehead, Conrad Nagel
 
Sinopse:
Cary Scott (Jane Wyman) é uma viúva da alta sociedade, que a despeito dos preconceitos sociais acaba se apaixonando pelo jovem rapaz  Ron Kirby (Rock Hudson), que trabalha como jardineiro em sua casa. Mesmo com a diferença de idade e de já ter filhos adultos ela decide assumir seu novo romance perante toda a sociedade, o que acaba gerando todos os tipos de críticas e comentários maldosos em relação a ela e seu novo romance. Não tarda a aparecer todo tipo de pressão para que ela ponha fim ao seu envolvimento amoroso, considerado escandaloso e indecente pelo moralismo reinante em sua cidade e círculo social. Filme escolhido pela National Film Preservation Board para fazer parte da categoria National Film Registry.

Comentários:
Muito bom esse drama que foca no preconceito que existia (e ainda existe) na sociedade sobre classes sociais diferentes. Após assistir cheguei na conclusão que certas convenções dentro da sociedade não mudaram nada desde que o filme foi feito. Aqui temos um casal formado por uma senhora viúva rica (Jane Wyman) e um jovem e pobre rapaz jardineiro (Rock Hudson). Claro que mesmo apaixonados ambos vão sofrer todo tipo de preconceito da sociedade por causa dessa situação. Além da diferença de idade eles pertencem a classes sociais bem distintas. O filme é muito bem desenvolvido, sutil e inteligente. Joga com a situação e faz o público torcer pelo casal (isso na sociedade americana dos anos 1950, com todos os seus pudores e valores morais rígidos e ultrapassados). O filme é visualmente muito bonito, aproveitando tudo o que é possível da bela paisagem do local onde o personagem de Rock Hudson vive (um moinho antigo, com uma casa de campo e bambis passeando pelo quintal - mais bucólico impossível!).
 
O clima de nostalgia impera e traz muito para o resultado final. "Tudo o que o Céu Permite" foi produzido por causa do grande sucesso de "Sublime Obsessão". Praticamente toda a equipe foi reunida novamente para esse filme (Rock Hudson, Jane Wyman, o diretor Douglas Sirk e o produtor Ross Hunter). Rock tinha especial veneração por esse diretor pois foi o primeiro que deu uma chance de verdade a ele no cinema, quando era um simples iniciante. Também tinha grande amizade por Jane Wyman que, bem mais veterana do que ele nas telas, lhe deu apoio incondicional nesses dois filmes, sendo paciente e prestativa no set de filmagem. O curioso é que após o sucesso de "Tudo o que o Céu Permite" o aclamado diretor George Stevens fez tudo o que era possível para pedir Rock de empréstimo da Universal para rodar com ele na Warner o grande clássico "Assim Caminha a Humanidade". Certamente percebeu que Rock não era mais apenas uma promessa mas sim um grande astro. Enfim, recomendo bastante o filme, principalmente para o público feminino, que certamente terá muito mais sensibilidade para se envolver no excelente enredo. Um romance à moda antiga, com bom roteiro e cenas que mais parecem quadros românticos. Vale muito a pena conhecer.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 25 de abril de 2018

O Santo no Castelo Sinistro

Título no Brasil: O Santo no Castelo Sinistro
Título Original: The Saint's Return, The Saint's Girl Friday
Ano de Produção: 1953
País: Inglaterra
Estúdio: Hammer Films
Direção: Seymour Friedman
Roteiro: Allan MacKinnon
Elenco: Louis Hayward, Naomi Chance, Sydney Tafler, Charles Victor, William Russell, Thomas Gallagher

Sinopse:
Com roteiro baseado no conto "The Saint's Girl Friday" de Leslie Charteris, o filme conta a estória do detetive Simon Templar (Louis Hayward), conhecido no submundo como "O Santo". Após a morte de sua namorada ele começa uma série de investigações para descobrir quem seria o assassino. As pistas o levam então a um velho castelo, localizado nos arredores mais sombrios de Londres.

Comentários:
Esse personagem da literatura Pulp chamado "O Santo" foi criado em 1928 por Leslie Charteris. Desde o começo se tornou um sucesso, invadindo as programações de rádio, com novelas encenadas todas as semanas e depois nas telas de cinema. Essa versão cinematográfica aqui é uma adaptação bem tardia, já feita nos anos 1950, quando O Santo já não era mais tão popular, prestes a ser substituído pelas novas gerações pelos super-heróis da DC Comics como o Batman e da Marvel, como o Capitão América, Homem de Ferro, etc. De forma em geral a literatura Pulp (também conhecida como Pulp Fiction) viveu seu auge de popularidade nas décadas de 1930 e 1940, para depois ser deixada de lado. O próprio Santo só voltaria muitos anos depois, já na década de 1970 quando foi interpretado por Roger Moore. Tivemos também uma adaptação nos anos 90. Nada porém supera o charme desses antigos filmes, feitos pela produtora inglesa Hammer. Especialista em filmes com Drácula, a Hammer aqui investiu seu talento na adaptação desse antigo detetive. Até que deu muito certo. Um filme nostálgico que deveria ter sido inclusive refilmado pois a trama é acima da média, muito boa realmente, misturando o clima dos filmes de terror com o estilo noir.

Pablo Aluísio.

O Estranho de um Mundo Perdido

Título no Brasil: O Estranho de um Mundo Perdido
Título Original: X the Unknown
Ano de Produção: 1956
País: Inglaterra
Estúdio: Hammer Films
Direção: Leslie Norman, Joseph Losey
Roteiro: Jimmy Sangster
Elenco: Dean Jagger, Edward Chapman, Leo McKern, Anthony Newley, Jameson Clark, Peter Hammond
  
Sinopse:
Durante exercícios militares das forças armadas britânicas em uma vila remota da Escócia, uma onda de radiação é liberada no meio ambiente. A radioatividade acaba despertando uma estranha criatura que vive nas profundezas. Uma fenda é aberta e cria uma via de comunicação entre o nosso mundo e o desconhecido que vive nas camadas inferiores de nosso planeta.

Comentários:
Um filme de monstro produzido pela sempre ótima Hammer Films. Inicialmente o espectador pode pensar que tudo será feito na base do filão "monstro da semana", mas os diretores optaram por algo mais elegante, bem de acordo com o cinema inglês da época. No centro da trama uma estranha criatura que absorve energia radioativa, crescendo cada vez mais ao ser exposta a elementos de radiação. Era bem em voga naqueles tempos a paranoia da guerra fria onde entrava em primeiro plano o medo de todos os tipos de tecnologias nucleares. Isso acabou criando uma série de filmes sobre monstros radioativos que destruíam cidades e mais cidades. Quem inventou esse filão foram os filmes de Sci-fi americanos, mas logo foram imitados, principalmente pelos japoneses que criaram toda uma indústria em cima desse mesmo tipo de enredo, bastando lembrar do monstrão Godzilla. De uma forma em geral esse "O Estranho de um Mundo Perdido" é bem bacaninha. Claro que envelheceu muito, porém essa mesma característica lhe trouxe um clima de pura nostalgia que é simplesmente irresistível.

Pablo Aluísio.