Esse foi o primeiro filme "pintado" que assisti em minha vida. Explico. Mais de cem artistas foram contratados para criar cenários e ambientações que se inspiravam nas telas do pintor Vincent van Gogh. Isso criou um visual único para o filme, realmente singular. Nunca havia assistido nada parecido. Enquanto os personagens passeiam pela tela, atrás deles vemos referências e natureza, tudo feito de acordo com a visão subjetiva do pintor. No começo, devo confessar, aquele estilo estético criou um certo estranhamento. Porém depois, com o passar do filme, tudo foi se tornando mais familiar. Maravilhosamente comum. E a história do filme também se revelou muito bem escrita, esclarecedora até. Tudo se passa após a morte de Van Gogh. Ele havia se matado com um tiro na base do seu estômago. Deprimido e com problemas financeiros, o artista desaba depois que descobre que seu irmão Theo estava com uma grave doença. Com a perda da esperança e o "fracasso" comercial de sua carreira artística, pois só havia conseguido vender um quadro, ele decide colocar um fim em tudo. De fato foi um triste final de existência para um dos artistas mais geniais da história. Ele nunca foi reconhecido em vida.
E depois de sua morte o jovem filho de um agente postal decide entregar em mãos a última carta escrita por Van Gogh. O problema é que ela estava endereçada a seu irmão Theo, que também estava morto. Então o jovem vai até o último vilarejo onde o pintor viveu, para quem sabe encontrar alguém ali que merecesse receber a carta. E isso abre margem para que ele descubra como viveu seus últimos dias, onde passava as noites, como era visto pelos moradores da região. Dito como louco, Van Gogh havia até mesmo arrancado sua própria orelha para dar de presente a uma prostituta do lugar. Enfim, achei um ótimo filme. Sim, bem diferente em suas propostas visuais, mas mesmo assim um grande filme, belo ao extremo, tal como as imortais pinturas de Van Gogh.
Com Amor, Van Gogh (Loving Vincent, Estados Unidos, Inglaterra, Polônia, Suíça, Holanda, 2017) Direção: Dorota Kobiela, Hugh Welchman / Roteiro: Dorota Kobiela, Hugh Welchman / Elenco: Saoirse Ronan, Douglas Booth, Jerome Flynn, Robert Gulaczyk / Sinopse: O jovem filho de um carteiro vai até o último vilarejo onde viveu o pintor Van Gogh para entregar sua última carta. Uma vez lá conhece moradores do local que conheceram a conviveram com o artista. Filme indicado ao Oscar, ao Globo de Ouro e ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Filme de Animação.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
Seberg Contra Todos
Título no Brasil: Seberg Contra Todos
Título Original: Seberg
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Phreaker Films, Bradley Pilz Productions
Direção: Benedict Andrews
Roteiro: Joe Shrapnel, Anna Waterhouse
Elenco: Kristen Stewart, Anthony Mackie, Vince Vaughn, Yvan Attal, Gabriel Sky, Jack O'Connell,
Sinopse:
Na década de 1960 a atriz Jean Seberg (Kristen Stewart) decide apoiar um grupo de ativistas em prol dos direitos civis dos negros liderados por Hakim Jamal (Anthony Mackie). Considerados radicais, o FBI começa a investigar a atriz e as doações que ela realiza para esses e outros movimentos como os Panteras Negras. Filme baseado em fatos reais.
Comentários:
A atriz Jean Seberg foi uma musa da Nouvelle vague. Uma mulher bem à frente de seu tempo. Como podemos notar nesse bom filme ela foi alvo do FBI durante a década de 1960 por dar suporte a pessoas como Hakim Jamal, que era considerado um ativista subversivo e perigoso pelos agentes da agência de investigação. O curioso é que Seberg não apenas deu apoio financeiro para ele, mas também acabou tendo um caso tórrido com o líder negro. A questão é que tanto ela, como ele, eram casados e o FBI acabou aproveitando essa brecha moral para destruir publicamente a reputação da atriz. E ela foi ficando cada vez mais paranoica com tudo, acreditando que estava sendo grampeada em todos os lugares (o que não deixava de ser verdade). Com o psicológico em frangalhos, a atriz acabou sucumbindo, tendo uma morte trágica, se suicidando ainda muito jovem. O filme asssim denuncia não apenas a perseguição ideológica que sofreu ao longo da vida, mas também o uso de aparato oficial, do Estado americano, para intimidar e destruir a vida de uma artista. Se formos pensar bem veremos que o tema anda mais atual do que nunca. Basta olhar o que está acontecendo no cenário político não apenas no Brasil, mas nos Estados Unidos também. A vida de Jean Seberg surge assim como uma grande lição do passado para o momento atual.
Pablo Aluísio.
Título Original: Seberg
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Phreaker Films, Bradley Pilz Productions
Direção: Benedict Andrews
Roteiro: Joe Shrapnel, Anna Waterhouse
Elenco: Kristen Stewart, Anthony Mackie, Vince Vaughn, Yvan Attal, Gabriel Sky, Jack O'Connell,
Sinopse:
Na década de 1960 a atriz Jean Seberg (Kristen Stewart) decide apoiar um grupo de ativistas em prol dos direitos civis dos negros liderados por Hakim Jamal (Anthony Mackie). Considerados radicais, o FBI começa a investigar a atriz e as doações que ela realiza para esses e outros movimentos como os Panteras Negras. Filme baseado em fatos reais.
Comentários:
A atriz Jean Seberg foi uma musa da Nouvelle vague. Uma mulher bem à frente de seu tempo. Como podemos notar nesse bom filme ela foi alvo do FBI durante a década de 1960 por dar suporte a pessoas como Hakim Jamal, que era considerado um ativista subversivo e perigoso pelos agentes da agência de investigação. O curioso é que Seberg não apenas deu apoio financeiro para ele, mas também acabou tendo um caso tórrido com o líder negro. A questão é que tanto ela, como ele, eram casados e o FBI acabou aproveitando essa brecha moral para destruir publicamente a reputação da atriz. E ela foi ficando cada vez mais paranoica com tudo, acreditando que estava sendo grampeada em todos os lugares (o que não deixava de ser verdade). Com o psicológico em frangalhos, a atriz acabou sucumbindo, tendo uma morte trágica, se suicidando ainda muito jovem. O filme asssim denuncia não apenas a perseguição ideológica que sofreu ao longo da vida, mas também o uso de aparato oficial, do Estado americano, para intimidar e destruir a vida de uma artista. Se formos pensar bem veremos que o tema anda mais atual do que nunca. Basta olhar o que está acontecendo no cenário político não apenas no Brasil, mas nos Estados Unidos também. A vida de Jean Seberg surge assim como uma grande lição do passado para o momento atual.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 13 de agosto de 2020
Superman - Homem do Amanhã
Título no Brasil: Superman - Homem do Amanhã
Título Original: Superman - Man of Tomorrow
Ano de Produção: 2020
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Chris Palmer
Roteiro: Tim Sheridan
Elenco: Darren Criss, Zachary Quinto, Ike Amadi, Eugene Byrd, David Chen, Alexandra Daddario
Sinopse:
Um jovem Clark Kent vai de sua cidadezinha, Smallville, para Metropolis, onde arranja emprego no Diário Planeta. E isso se dá na mesma ocasião em que a cidade é atacada por dois viloes. Um chamado Lobo vem para caçar Superman. O outro, conhecido apenas como Parasite, absorve todas as energias das pessoas que toca.
Comentários:
Mais uma animação do Superman que foi lançada em DVD nos Estados Unidos. E tal como as anteriores manteve um bom nível. Penso que é uma ótima ideia essa de adaptar histórias clássicos do personagem no mundo dos quadrinhos para esse tipo de longa-metragem de animação. Nem todo mundo tem paciência ou tempo para ler essas sagas que duram edições e mais edições em quadrinhos. Melhor adaptar tudo, transformando em longa-metragem de animação. Fica muito mais fácil para os fãs do personagem Superman. Aqui temos um enredo mais tradicional do Superman, algo mais do dia a dia do personagem. Os destaques vão para os vilões, em especial esse Lobo, que tem cara e jeitão de metaleiro do Kiss e Parasite, que absorve toda a energia daqueles que toca, algo assim na linha dos vampiros do filme "Força Sinistra" dos anos 80. Esse último monstro se revela um problemão porque ele passa a absorver todos os poderes do próprio Superman. Como combater algo assim? Enfim, pura diversão, os fãs do super-herói de Kripton vão certamente curtir esse desenho animado.
Pablo Aluísio.
Título Original: Superman - Man of Tomorrow
Ano de Produção: 2020
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Chris Palmer
Roteiro: Tim Sheridan
Elenco: Darren Criss, Zachary Quinto, Ike Amadi, Eugene Byrd, David Chen, Alexandra Daddario
Sinopse:
Um jovem Clark Kent vai de sua cidadezinha, Smallville, para Metropolis, onde arranja emprego no Diário Planeta. E isso se dá na mesma ocasião em que a cidade é atacada por dois viloes. Um chamado Lobo vem para caçar Superman. O outro, conhecido apenas como Parasite, absorve todas as energias das pessoas que toca.
Comentários:
Mais uma animação do Superman que foi lançada em DVD nos Estados Unidos. E tal como as anteriores manteve um bom nível. Penso que é uma ótima ideia essa de adaptar histórias clássicos do personagem no mundo dos quadrinhos para esse tipo de longa-metragem de animação. Nem todo mundo tem paciência ou tempo para ler essas sagas que duram edições e mais edições em quadrinhos. Melhor adaptar tudo, transformando em longa-metragem de animação. Fica muito mais fácil para os fãs do personagem Superman. Aqui temos um enredo mais tradicional do Superman, algo mais do dia a dia do personagem. Os destaques vão para os vilões, em especial esse Lobo, que tem cara e jeitão de metaleiro do Kiss e Parasite, que absorve toda a energia daqueles que toca, algo assim na linha dos vampiros do filme "Força Sinistra" dos anos 80. Esse último monstro se revela um problemão porque ele passa a absorver todos os poderes do próprio Superman. Como combater algo assim? Enfim, pura diversão, os fãs do super-herói de Kripton vão certamente curtir esse desenho animado.
Pablo Aluísio.
Manda Chuva
Título no Brasil: Manda Chuva
Título Original: Top Cat
Ano de Produção: 1961 - 1962
País: Estados Unidos
Estúdio: Hanna-Barbera Productions
Direção: Joseph Barbera, William Hanna
Roteiro: Joseph Barbera, William Hanna
Elenco: Leo DeLyon, Allen Jenkins, Arnold Stang, Maurice Gosfield, Marvin Kaplan, John Stephenson
Sinopse:
Manda Chuva é um gato esperto e malandro que mora nas redondezas vigiadas pelo guarda Belo, que acaba virando alvo de suas jogadas e planos mirabolantes. Ao lado de Batatinha e outros gatos de sua trupe, ele no fundo quer mesmo é dominar todo o seu quarteirão.
Comentários:
No meu ponto de vista a dupla genial formada por Joseph Barbera e William Hanna sempre foi muito subestimada. Isso porque em termos de criatividade e produtividade eles foram superiores a Walt Disney. Criaram mais personagens e tiveram mais ideias para animações do que o criador do Mickey. Disney adaptava contos de fadas de outros autores. Essa dupla criava os seus próprios personagens, dando origem a dezenas de novos desenhos animados todos os anos. O que aconteceu de diferente foi que eles escolheram a televisão e não o cinema, como Disney optou sempre, o que acabou lhes dando menos prestígio. Uma visão distorcido ao meu ver. Porém como criadores eles foram realmente geniais. Essa animação é do começo dos anos 1960, durou apenas uma temporada, mas foi tão reprisada ao longo das décadas seguintes que todas as crianças tinham impressão que havia pelo menos uns 200 episódios produzidos! Na realidade foram feitos apenas 30 desenhos animados! E o gato malandrão Top Cat foi um enorme sucesso, um dos maiores do estúdio de Hanna-Barbera. Fez inclusive muito sucesso no Brasil, onde o Manda Chuva foi dublado por ninguém menos do que Lima Duarte. Bons tempos que não voltam mais...
Pablo Aluísio.
Título Original: Top Cat
Ano de Produção: 1961 - 1962
País: Estados Unidos
Estúdio: Hanna-Barbera Productions
Direção: Joseph Barbera, William Hanna
Roteiro: Joseph Barbera, William Hanna
Elenco: Leo DeLyon, Allen Jenkins, Arnold Stang, Maurice Gosfield, Marvin Kaplan, John Stephenson
Sinopse:
Manda Chuva é um gato esperto e malandro que mora nas redondezas vigiadas pelo guarda Belo, que acaba virando alvo de suas jogadas e planos mirabolantes. Ao lado de Batatinha e outros gatos de sua trupe, ele no fundo quer mesmo é dominar todo o seu quarteirão.
Comentários:
No meu ponto de vista a dupla genial formada por Joseph Barbera e William Hanna sempre foi muito subestimada. Isso porque em termos de criatividade e produtividade eles foram superiores a Walt Disney. Criaram mais personagens e tiveram mais ideias para animações do que o criador do Mickey. Disney adaptava contos de fadas de outros autores. Essa dupla criava os seus próprios personagens, dando origem a dezenas de novos desenhos animados todos os anos. O que aconteceu de diferente foi que eles escolheram a televisão e não o cinema, como Disney optou sempre, o que acabou lhes dando menos prestígio. Uma visão distorcido ao meu ver. Porém como criadores eles foram realmente geniais. Essa animação é do começo dos anos 1960, durou apenas uma temporada, mas foi tão reprisada ao longo das décadas seguintes que todas as crianças tinham impressão que havia pelo menos uns 200 episódios produzidos! Na realidade foram feitos apenas 30 desenhos animados! E o gato malandrão Top Cat foi um enorme sucesso, um dos maiores do estúdio de Hanna-Barbera. Fez inclusive muito sucesso no Brasil, onde o Manda Chuva foi dublado por ninguém menos do que Lima Duarte. Bons tempos que não voltam mais...
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Grand Canyon
Título no Brasil: Grand Canyon - Ansiedade de uma Geração
Título Original: Grand Canyon
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Lawrence Kasdan
Roteiro: Lawrence Kasdan, Meg Kasdan
Elenco: Kevin Kline, Steve Martin, Danny Glover, Mary-Louise Parker, Mary McDonnell, Alfre Woodard
Sinopse:
Os destinos de várias pessoas vão se entrelaçando ao longo do tempo. E a vida de cada personagem enfrenta diversas situações delicadas e imprevisíveis. Filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de melhor roteiro original (Lawrence Kasdan, Meg Kasdan).
Comentários:
Esse filme não pode ser definido como uma comédia como muitas vezes vi em manuais e guias de filmes. Não é muito por essa linha. Há diversas situações ocorrendo ao mesmo tempo. Kevin Kline, por exemplo, interpreta um sujeito rico cujo carro dá problemas, bem no meio de um bairro negro, com criminosos à espreita. Acaba sendo salvo por Danny Glover, um homem com muita experiência de vida que dirige um caminhão de guincho. Já Steve Martin, aqui de barba e bem diferente, é o executivo de cinema que precisa lidar com atrizes problemáticas. E as mulheres formam a maior parte do arco narrativo do filme, mostrando desde uma jovem com problemas de depressão até uma senhora casada que encontra um bebê no meio dos arbustos de um parque. Enfim, é um filme com várias pequenas histórias que acabam se interligando de uma maneira ou outra. Poderia ser um filme de Robert Altman, mas não é. É isso sim um bom drama dirigido e roteirizado pelo competente e talentoso Lawrence Kasdan. Um bom filme dos anos 90 que anda injustamente esquecido.
Pablo Aluísio.
Título Original: Grand Canyon
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Lawrence Kasdan
Roteiro: Lawrence Kasdan, Meg Kasdan
Elenco: Kevin Kline, Steve Martin, Danny Glover, Mary-Louise Parker, Mary McDonnell, Alfre Woodard
Sinopse:
Os destinos de várias pessoas vão se entrelaçando ao longo do tempo. E a vida de cada personagem enfrenta diversas situações delicadas e imprevisíveis. Filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de melhor roteiro original (Lawrence Kasdan, Meg Kasdan).
Comentários:
Esse filme não pode ser definido como uma comédia como muitas vezes vi em manuais e guias de filmes. Não é muito por essa linha. Há diversas situações ocorrendo ao mesmo tempo. Kevin Kline, por exemplo, interpreta um sujeito rico cujo carro dá problemas, bem no meio de um bairro negro, com criminosos à espreita. Acaba sendo salvo por Danny Glover, um homem com muita experiência de vida que dirige um caminhão de guincho. Já Steve Martin, aqui de barba e bem diferente, é o executivo de cinema que precisa lidar com atrizes problemáticas. E as mulheres formam a maior parte do arco narrativo do filme, mostrando desde uma jovem com problemas de depressão até uma senhora casada que encontra um bebê no meio dos arbustos de um parque. Enfim, é um filme com várias pequenas histórias que acabam se interligando de uma maneira ou outra. Poderia ser um filme de Robert Altman, mas não é. É isso sim um bom drama dirigido e roteirizado pelo competente e talentoso Lawrence Kasdan. Um bom filme dos anos 90 que anda injustamente esquecido.
Pablo Aluísio.
Amigos, Sempre Amigos
Título no Brasil: Amigos, Sempre Amigos
Título Original: City Slickers
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Castle Rock Entertainment
Direção: Ron Underwood
Roteiro: Lowell Ganz, Babaloo Mandel
Elenco: Billy Crystal, Jack Palance, Daniel Stern, Patricia Wettig, Helen Slater, Noble Willingham
Sinopse:
Quase completando 40 anos, um azarado yuppie de Manhattan é convocado para se juntar a seus dois amigos em uma viagem de transporte de gado no oeste americano. Filme vencedor do Oscar e do Globo de Ouro na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Palance).
Comentários:
Era para ser uma comédia de rotina, sem maiores pretensões. A carreira do ator e comediante Billy Crystal ia sempre nessa linha, de divertimento para toda a família, filmes que eram diversões e passatempos inofensivos. E essa fita não fugia muito dessa fórmula, só que surpreendeu todo mundo ao ser premiada em festivais de cinema bem importantes, inclusive a própria Academia que deu a estatueta do Oscar para o veterano ator Jack Palance por sua atuação. Ficou meio óbvio que o Oscar foi dado mesmo pelo conjunto da obra e não exatamente por esse filme em si. Geralmente grandes veteranos que nunca foram premiados em nada durante uma longa carreira acabam vencendo esses "prêmios de consolação". De qualquer forma o papel do bom e velho Palance é interessante e ele se esforça bem para agradar ao público e aos críticos de plantão. Deu certo, é meio esquecível, mas tudo bem, na época funcionou bem, tanto que ele foi premiado em praticamente todos os grandes prêmios do cinema naquele ano. Na noite da premiação do Oscar ele também divertiu todo mundo fazendo flexões em pleno palco para provar que estava em boa forma. Foi um momento engraçado da história do Oscar, sem dúvida.
Pablo Aluísio.
Título Original: City Slickers
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Castle Rock Entertainment
Direção: Ron Underwood
Roteiro: Lowell Ganz, Babaloo Mandel
Elenco: Billy Crystal, Jack Palance, Daniel Stern, Patricia Wettig, Helen Slater, Noble Willingham
Sinopse:
Quase completando 40 anos, um azarado yuppie de Manhattan é convocado para se juntar a seus dois amigos em uma viagem de transporte de gado no oeste americano. Filme vencedor do Oscar e do Globo de Ouro na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Palance).
Comentários:
Era para ser uma comédia de rotina, sem maiores pretensões. A carreira do ator e comediante Billy Crystal ia sempre nessa linha, de divertimento para toda a família, filmes que eram diversões e passatempos inofensivos. E essa fita não fugia muito dessa fórmula, só que surpreendeu todo mundo ao ser premiada em festivais de cinema bem importantes, inclusive a própria Academia que deu a estatueta do Oscar para o veterano ator Jack Palance por sua atuação. Ficou meio óbvio que o Oscar foi dado mesmo pelo conjunto da obra e não exatamente por esse filme em si. Geralmente grandes veteranos que nunca foram premiados em nada durante uma longa carreira acabam vencendo esses "prêmios de consolação". De qualquer forma o papel do bom e velho Palance é interessante e ele se esforça bem para agradar ao público e aos críticos de plantão. Deu certo, é meio esquecível, mas tudo bem, na época funcionou bem, tanto que ele foi premiado em praticamente todos os grandes prêmios do cinema naquele ano. Na noite da premiação do Oscar ele também divertiu todo mundo fazendo flexões em pleno palco para provar que estava em boa forma. Foi um momento engraçado da história do Oscar, sem dúvida.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 11 de agosto de 2020
Rocketeer
Título no Brasil: Rocketeer
Título Original: The Rocketeer
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Dave Stevens, Danny Bilson
Elenco: Billy Campbell, Jennifer Connelly, Timothy Dalton, Alan Arkin, Paul Sorvino, Ed Lauter
Sinopse:
Cliff (Billy Campbel) é um jovem piloto que descobre um protótipo de jetpack, um jato que poderia levantar vôo, acoplando em suas costas. Ele então decide combater o crime usando de um disfarce, passando a ser conhecido por todos como Rocketeer. E enquanto vai prendendo todos os vilões, decide investir também no amor de sua vida.
Comentários:
Inegavelmente bem produzido, afinal não deixava de ser um produto Disney, esse "The Rocketeer" não conseguiu fazer sucesso. Pelo que me lembre não conseguiu sequer espaço no circuito comercial de cinemas no Brasil, sendo lançado diretamente em vídeo. Eu me recordo que assisti justamente assim, alugando o VHS nas locadoras. O que aconteceu para que o resultado comercial não fosse tão bom? Acredito que tenha sido o filme certo, mas na época errada. Nos anos 90 não havia essa febre de filmes com super-heróis. Hoje em dia, mesmo personagens de segunda linha, conseguem algum sucesso comercial, mas em 1991 isso não acontecia. O Rocketeer também era pouco conhecido, praticamente ninguém conhecia esse personagem que usava de uma velha tecnologia para impressionar. Uma espécie de homem a jato ou homem movido a foguete. Quem iria se interessar em suas aventuras naquele começo de anos 90? Além disso o personagem tem suas histórias passadas na era dos antigos seriados de aventuras no cinema, ainda nos tempos das matinês, lá pela década de 1930. Isso rendeu uma bela direção de arte ao filme, mas esse bom gosto vintage não se reverteu em interesse do público. Assim o tal Rocketeer, que mais parecia um foguete antigo, caiu tão rapidamente como havia subido aos céus. Coisas de Hollywood.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Rocketeer
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Dave Stevens, Danny Bilson
Elenco: Billy Campbell, Jennifer Connelly, Timothy Dalton, Alan Arkin, Paul Sorvino, Ed Lauter
Sinopse:
Cliff (Billy Campbel) é um jovem piloto que descobre um protótipo de jetpack, um jato que poderia levantar vôo, acoplando em suas costas. Ele então decide combater o crime usando de um disfarce, passando a ser conhecido por todos como Rocketeer. E enquanto vai prendendo todos os vilões, decide investir também no amor de sua vida.
Comentários:
Inegavelmente bem produzido, afinal não deixava de ser um produto Disney, esse "The Rocketeer" não conseguiu fazer sucesso. Pelo que me lembre não conseguiu sequer espaço no circuito comercial de cinemas no Brasil, sendo lançado diretamente em vídeo. Eu me recordo que assisti justamente assim, alugando o VHS nas locadoras. O que aconteceu para que o resultado comercial não fosse tão bom? Acredito que tenha sido o filme certo, mas na época errada. Nos anos 90 não havia essa febre de filmes com super-heróis. Hoje em dia, mesmo personagens de segunda linha, conseguem algum sucesso comercial, mas em 1991 isso não acontecia. O Rocketeer também era pouco conhecido, praticamente ninguém conhecia esse personagem que usava de uma velha tecnologia para impressionar. Uma espécie de homem a jato ou homem movido a foguete. Quem iria se interessar em suas aventuras naquele começo de anos 90? Além disso o personagem tem suas histórias passadas na era dos antigos seriados de aventuras no cinema, ainda nos tempos das matinês, lá pela década de 1930. Isso rendeu uma bela direção de arte ao filme, mas esse bom gosto vintage não se reverteu em interesse do público. Assim o tal Rocketeer, que mais parecia um foguete antigo, caiu tão rapidamente como havia subido aos céus. Coisas de Hollywood.
Pablo Aluísio.
Barton Fink
Título no Brasil: Barton Fink - Delírios de Hollywood
Título Original: Barton Fink
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Circle Films, Working Title Films
Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen
Elenco: John Turturro, John Goodman, Judy Davis, Michael Lerner, John Mahoney, Tony Shalhoub
Sinopse:
Um renomado dramaturgo de Nova York é atraído para a Califórnia para escrever para o cinema e descobre a verdade infernal da indústria cinematográfica de Hollywood. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (Michael Lerner), melhor direção de arte (Dennis Gassner) e melhor figurino (Richard Hornung).
Comentários:
Nessa altura já podemos dizer que todo e qualquer filme envolvendo os irmãos Coen é um bom motivo para ir ao cinema. Eles realmente se destacaram ao longo desses anos como cineastas e roteiristas de muito talento. E por falar em roteiro, esse filme aqui é uma auto referência ao cinema americano. O protagonista é um sujeito talentoso que decide cruzar o país para tentar uma carreira de roteirista em Hollywood e aí... a lógica, ou a falta de lógica, da indústria do cinema começa a enlouquecer o pobre sujeito. O filme vai numa crescente de perda de contato com a realidade, tudo resultando em um clímax bem ao estilo do que de pior poderia existir em Hollywood. Claro, uma forma dos irmãos Coen levar um passo à frente, na base da fina ironia, as próprias críticas que eles têm de Hollywood. Por fim não poderia deixar de tecer elogios ao ator John Turturro. Ele está perfeito nesse que foi o papel de sua vida. Sua atuação foi tão marcante nessa película que até hoje, mesmo após tantos anos, ainda me lembro desse filme quando vejo o ator em qualquer outra produção. E de fato, devo dizer, ele nunca mais teve tanta oportunidade de mostrar seu talento. De maneira em geral sua carreira passou a ser feita apenas de papéis coadjuvantes a partir daqui. Uma injustiça com seu potencial.
Pablo Aluísio.
Título Original: Barton Fink
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Circle Films, Working Title Films
Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen
Elenco: John Turturro, John Goodman, Judy Davis, Michael Lerner, John Mahoney, Tony Shalhoub
Sinopse:
Um renomado dramaturgo de Nova York é atraído para a Califórnia para escrever para o cinema e descobre a verdade infernal da indústria cinematográfica de Hollywood. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (Michael Lerner), melhor direção de arte (Dennis Gassner) e melhor figurino (Richard Hornung).
Comentários:
Nessa altura já podemos dizer que todo e qualquer filme envolvendo os irmãos Coen é um bom motivo para ir ao cinema. Eles realmente se destacaram ao longo desses anos como cineastas e roteiristas de muito talento. E por falar em roteiro, esse filme aqui é uma auto referência ao cinema americano. O protagonista é um sujeito talentoso que decide cruzar o país para tentar uma carreira de roteirista em Hollywood e aí... a lógica, ou a falta de lógica, da indústria do cinema começa a enlouquecer o pobre sujeito. O filme vai numa crescente de perda de contato com a realidade, tudo resultando em um clímax bem ao estilo do que de pior poderia existir em Hollywood. Claro, uma forma dos irmãos Coen levar um passo à frente, na base da fina ironia, as próprias críticas que eles têm de Hollywood. Por fim não poderia deixar de tecer elogios ao ator John Turturro. Ele está perfeito nesse que foi o papel de sua vida. Sua atuação foi tão marcante nessa película que até hoje, mesmo após tantos anos, ainda me lembro desse filme quando vejo o ator em qualquer outra produção. E de fato, devo dizer, ele nunca mais teve tanta oportunidade de mostrar seu talento. De maneira em geral sua carreira passou a ser feita apenas de papéis coadjuvantes a partir daqui. Uma injustiça com seu potencial.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 10 de agosto de 2020
Arkansas
Filme muito bom, me surpreendeu. A história gira em torno de um grupo de traficantes menores, peões no comércio de drogas que atuam no sul dos Estados Unidos. Como um dos personagens explica logo no começo do filme, por aquelas bandas não existe um "crime organizado", nem nada como se vê nos filmes de mafiosos italianos de Nova Iorque. O tráfico de drogas é, ao contrário disso, bem desorganizado. Os criminosos geralmente são pessoas do baixo clero, alguns bandidinhos de segunda classe. Cada um tentando sobreviver a cada dia. Nenhum deles se tornando um grande chefão do mundo do crime. O personagem interpretado pelo ator Liam Hemsworth se encaixa nesse tipo de perfil de criminoso de segunda linha. Ele vende pequenas quantidades de drogas, o necessário apenas para pagar suas contas mais básicas com aluguel, alimentação, etc. Nada que o vá deixar rico ou algo semelhante. Essa situação dura até que surge o convite para ele ir até o Arkansas. Lá atua um traficante conhecido apenas como Frog, o sapo. Ninguém realmente conhece ele. O sujeito é especialista em viver na surdina, obviamente para não ser morto por concorrentes ou ser preso pela polícia.
Na verdade Frog (Vince Vaughn) era um vendedor de bugigangas de uma pequena loja de Memphis que viu uma oportunidade de ganhar mais dinheiro vendendo outro produto mais lucrativo. No caso, claro, drogas. E ele acaba se dando muito bem, sempre mantendo sua identidade completamente desconhecida até mesmo com os que trabalhavam para ele. Havia ali uma hierarquia, contando inclusive com tiras corruptos, tal como o policial florestal interpretado por John Malkovich. Quando esse é assassinado, Frog percebe que há uma quebra na cadeia de vendas. Algo que ele vai precisar consertar, mesmo que seja com muita violência. Clark Duke, que dirige esse filme muito bom, também atua como o traficante pernóstico conhecido apenas como Swin. Um sujeitinho folgado, que não está nem aí para as regras do trárico. Ele apenas quer se dar bem. O roteiro desse filme tem uma fina ironia, uma inteligência que me agradou bastante. O cotidiano desses criminosos que vivem na mais baixa hierarquia do tráfico de drogas no sul, não deixa de ter momentos divertidos e morbidamente engraçados. É uma espécie de "Os Bons Companheiros" sem a cosa nostra e seu glamour. Enfim, esse é um daqueles lançamentos desse ano que você deve assistir. Está bem acima dos demais filmes de 2020 que vi até agora.
Arkansas (Arkansas, Estados Unidos, 2020) Direção: Clark Duke / Roteiro: Clark Duke, Andrew Boonkrong / Elenco: Liam Hemsworth, Vince Vaughn, John Malkovich, Clark Duke, Jacob Zachar, Patrick Muldoon / Sinopse: Um grupo de traficantes do baixo clero do mundo do crime começa um jogo de vida e morte pelo controle da venda de drogas no estado do Arkansas. Quem conseguir se manter vivo até o final se tornará o novo chefão do tráfico.
Pablo Aluísio.
Na verdade Frog (Vince Vaughn) era um vendedor de bugigangas de uma pequena loja de Memphis que viu uma oportunidade de ganhar mais dinheiro vendendo outro produto mais lucrativo. No caso, claro, drogas. E ele acaba se dando muito bem, sempre mantendo sua identidade completamente desconhecida até mesmo com os que trabalhavam para ele. Havia ali uma hierarquia, contando inclusive com tiras corruptos, tal como o policial florestal interpretado por John Malkovich. Quando esse é assassinado, Frog percebe que há uma quebra na cadeia de vendas. Algo que ele vai precisar consertar, mesmo que seja com muita violência. Clark Duke, que dirige esse filme muito bom, também atua como o traficante pernóstico conhecido apenas como Swin. Um sujeitinho folgado, que não está nem aí para as regras do trárico. Ele apenas quer se dar bem. O roteiro desse filme tem uma fina ironia, uma inteligência que me agradou bastante. O cotidiano desses criminosos que vivem na mais baixa hierarquia do tráfico de drogas no sul, não deixa de ter momentos divertidos e morbidamente engraçados. É uma espécie de "Os Bons Companheiros" sem a cosa nostra e seu glamour. Enfim, esse é um daqueles lançamentos desse ano que você deve assistir. Está bem acima dos demais filmes de 2020 que vi até agora.
Arkansas (Arkansas, Estados Unidos, 2020) Direção: Clark Duke / Roteiro: Clark Duke, Andrew Boonkrong / Elenco: Liam Hemsworth, Vince Vaughn, John Malkovich, Clark Duke, Jacob Zachar, Patrick Muldoon / Sinopse: Um grupo de traficantes do baixo clero do mundo do crime começa um jogo de vida e morte pelo controle da venda de drogas no estado do Arkansas. Quem conseguir se manter vivo até o final se tornará o novo chefão do tráfico.
Pablo Aluísio.
Green Card
Título no Brasil: Green Card - Passaporte para o Amor
Título Original: Green Card
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Peter Weir
Roteiro: Peter Weir
Elenco: Gérard Depardieu, Andie MacDowell, Bebe Neuwirth, Gregg Edelman, Robert Prosky, Jessie Keosian
Sinopse:
Georges (Gérard Depardieu) é um imigrante francês que decide ficar nos Estados Unidos após seu visto perder a validade. Com isso logo fica ilegal naquele país. Sua saída seria conseguir o Green Card, mas para isso ele teria de se casar com uma americana. E ele realmente embarca em um casamento de fachada com Brontë (Andie MacDowell), para logo depois se descobrir apaixonado verdadeiramente por ela. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro original (Peter Weir).
Comentários:
Gérard Depardieu foi para os Estados Unidos e aí não teve jeito. Ele teve que dançar conforme a música tocada pelo cinemão americano mais comercial. Nada de filmes de arte, cult-movies, grandes pretensões artísticas, nada mais disso. Quando se entra para a indústria de cinema do Tio Sam o mais importante passa a ser fazer bilheteria, nada muito além disso. E esse filme é mais do que comercial. Não deixa de ser irônico o fato de que Gérard Depardieu caiu direto nos braços da Touchstone Pictures, companhia cinematográfica que pertencia ao grupo Disney. Era o selo do ratinho mais famoso do mundo que produzia filmes para toda a família. Os filmes da Touchstone criaram, de certa forma, o selo "family friendly" dentro da indústria de entretenimento, então nada de muito polêmico, nem forte e nem dramático demais poderia entrar nessa linha de filmes. Assim esse "Green Card" não passa de água com açúcar. E a presença da atriz Andie MacDowell ajudou a suavizar ainda mais o tom. Enfim, para quem sempre estava acostumado a ir para uma outra direção em sua carreira, esse "Green Card" foi mesmo uma mudança e tanto de rumos para Gérard Depardieu.
Pablo Aluísio.
Título Original: Green Card
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Peter Weir
Roteiro: Peter Weir
Elenco: Gérard Depardieu, Andie MacDowell, Bebe Neuwirth, Gregg Edelman, Robert Prosky, Jessie Keosian
Sinopse:
Georges (Gérard Depardieu) é um imigrante francês que decide ficar nos Estados Unidos após seu visto perder a validade. Com isso logo fica ilegal naquele país. Sua saída seria conseguir o Green Card, mas para isso ele teria de se casar com uma americana. E ele realmente embarca em um casamento de fachada com Brontë (Andie MacDowell), para logo depois se descobrir apaixonado verdadeiramente por ela. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro original (Peter Weir).
Comentários:
Gérard Depardieu foi para os Estados Unidos e aí não teve jeito. Ele teve que dançar conforme a música tocada pelo cinemão americano mais comercial. Nada de filmes de arte, cult-movies, grandes pretensões artísticas, nada mais disso. Quando se entra para a indústria de cinema do Tio Sam o mais importante passa a ser fazer bilheteria, nada muito além disso. E esse filme é mais do que comercial. Não deixa de ser irônico o fato de que Gérard Depardieu caiu direto nos braços da Touchstone Pictures, companhia cinematográfica que pertencia ao grupo Disney. Era o selo do ratinho mais famoso do mundo que produzia filmes para toda a família. Os filmes da Touchstone criaram, de certa forma, o selo "family friendly" dentro da indústria de entretenimento, então nada de muito polêmico, nem forte e nem dramático demais poderia entrar nessa linha de filmes. Assim esse "Green Card" não passa de água com açúcar. E a presença da atriz Andie MacDowell ajudou a suavizar ainda mais o tom. Enfim, para quem sempre estava acostumado a ir para uma outra direção em sua carreira, esse "Green Card" foi mesmo uma mudança e tanto de rumos para Gérard Depardieu.
Pablo Aluísio.
Assinar:
Postagens (Atom)