quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Amigos, Sempre Amigos

Título no Brasil: Amigos, Sempre Amigos
Título Original: City Slickers
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Castle Rock Entertainment
Direção: Ron Underwood
Roteiro: Lowell Ganz, Babaloo Mandel
Elenco: Billy Crystal, Jack Palance, Daniel Stern, Patricia Wettig, Helen Slater, Noble Willingham

Sinopse:
Quase completando 40 anos, um azarado yuppie de Manhattan é convocado para se juntar a seus dois amigos em uma viagem de transporte de gado no oeste americano. Filme vencedor do Oscar e do Globo de Ouro na categoria de melhor ator coadjuvante (Jack Palance).

Comentários:
Era para ser uma comédia de rotina, sem maiores pretensões. A carreira do ator e comediante Billy Crystal ia sempre nessa linha, de divertimento para toda a família, filmes que eram diversões e passatempos inofensivos. E essa fita não fugia muito dessa fórmula, só que surpreendeu todo mundo ao ser premiada em festivais de cinema bem importantes, inclusive a própria Academia que deu a estatueta do Oscar para o veterano ator Jack Palance por sua atuação. Ficou meio óbvio que o Oscar foi dado mesmo pelo conjunto da obra e não exatamente por esse filme em si. Geralmente grandes veteranos que nunca foram premiados em nada durante uma longa carreira acabam vencendo esses "prêmios de consolação". De qualquer forma o papel do bom e velho Palance é interessante e ele se esforça bem para agradar ao público e aos críticos de plantão. Deu certo, é meio esquecível, mas tudo bem, na época funcionou bem, tanto que ele foi premiado em praticamente todos os grandes prêmios do cinema naquele ano. Na noite da premiação do Oscar ele também divertiu todo mundo fazendo flexões em pleno palco para provar que estava em boa forma. Foi um momento engraçado da história do Oscar, sem dúvida.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. Pablo:
    Você acredita que o Jack Palance, com aquela cara feita a machado, um tipo guerreiro brutal da idade média, era gay? Eu acho muito difícil acreditar nisso.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia dessa informação? Será que procede ou é apenas um boato maldoso? O Palance não dava pinta de nada, mas é a tal coisa, o Rock Hudson também não! Era másculo na tela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é cara! Como diz o Seu Peru, da Escolhinha do Professor Raimundo, do Chico Anísio, "moça, moçoila, mocíssima!" Kkkkkkkk

      Excluir
  3. Para um ator que construiu uma carreira interpretando pistoleiros do velho oeste, guerreiros selvagens, etc, teria sido um escândalo nos anos 50. Hoje em dia haveria muito mais compreensão e ele seguiria em frente na carreira.

    ResponderExcluir
  4. O Jack Palance era gay? Sabia não! Sou um carneirinho no meio dos lobos mesmo kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. O Jack Palance foi um ator que marcou gerações de cinéfilos. Isso é o mais importante.

    ResponderExcluir