terça-feira, 11 de agosto de 2020

Rocketeer

Título no Brasil: Rocketeer
Título Original: The Rocketeer
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Dave Stevens, Danny Bilson
Elenco: Billy Campbell, Jennifer Connelly, Timothy Dalton, Alan Arkin, Paul Sorvino, Ed Lauter

Sinopse:
Cliff (Billy Campbel) é um jovem piloto que descobre um protótipo de jetpack, um jato que poderia levantar vôo, acoplando em suas costas. Ele então decide combater o crime usando de um disfarce, passando a ser conhecido por todos como Rocketeer. E enquanto vai prendendo todos os vilões, decide investir também no amor de sua vida.

Comentários:
Inegavelmente bem produzido, afinal não deixava de ser um produto Disney, esse "The Rocketeer" não conseguiu fazer sucesso. Pelo que me lembre não conseguiu sequer espaço no circuito comercial de cinemas no Brasil, sendo lançado diretamente em vídeo. Eu me recordo que assisti justamente assim, alugando o VHS nas locadoras. O que aconteceu para que o resultado comercial não fosse tão bom? Acredito que tenha sido o filme certo, mas na época errada. Nos anos 90 não havia essa febre de filmes com super-heróis. Hoje em dia, mesmo personagens de segunda linha, conseguem algum sucesso comercial, mas em 1991 isso não acontecia. O Rocketeer também era pouco conhecido, praticamente ninguém conhecia esse personagem que usava de uma velha tecnologia para impressionar. Uma espécie de homem a jato ou homem movido a foguete. Quem iria se interessar em suas aventuras naquele começo de anos 90? Além disso o personagem tem suas histórias passadas na era dos antigos seriados de aventuras no cinema, ainda nos tempos das matinês, lá pela década de 1930. Isso rendeu uma bela direção de arte ao filme, mas esse bom gosto vintage não se reverteu em interesse do público. Assim o tal Rocketeer, que mais parecia um foguete antigo, caiu tão rapidamente como havia subido aos céus. Coisas de Hollywood. 

Pablo Aluísio.

9 comentários:

  1. Pois é: se você se lembra bem, até numa escola de samba esse jato nas costas desfilou. Isso foi construído quando eu era criança e achava que no ano 2000 todo mundo teria um desse para isso no lugar dos carros
    Já viu né?
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. É uma invenção antiga e quando surgiu as pessoas pensavam que era o futuro. Só que era um equipamento que sempre dava problemas e não tinha segurança. Afinal basta falhar para a pessoa despencar para a morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil e controlar e meio imprevisível. Se cartinha dá os problemas que dá, imagine gente voando por aí com isso?

      Excluir
    2. Corrigindo: É muito difícil de conteolar e meio imprevisível. Se carro já dá...

      Excluir
  3. É um invento que quando dá errado mata a pessoa! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Tudo que sobe, desce, já dizia Zé Newton :D

    ResponderExcluir
  5. É a famosa lei da gravidade, de cuja aplicação ninguém escapa!

    ResponderExcluir