sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Seberg Contra Todos

Título no Brasil: Seberg Contra Todos
Título Original: Seberg
Ano de Produção: 2019
País: Estados Unidos
Estúdio: Phreaker Films, Bradley Pilz Productions
Direção: Benedict Andrews
Roteiro: Joe Shrapnel, Anna Waterhouse
Elenco: Kristen Stewart, Anthony Mackie, Vince Vaughn, Yvan Attal, Gabriel Sky, Jack O'Connell,

Sinopse:
Na década de 1960 a atriz Jean Seberg (Kristen Stewart) decide apoiar um grupo de ativistas em prol dos direitos civis dos negros liderados por Hakim Jamal (Anthony Mackie). Considerados radicais, o FBI começa a investigar a atriz e as doações que ela realiza para esses e outros movimentos como os Panteras Negras. Filme baseado em fatos reais.

Comentários:
A atriz Jean Seberg foi uma musa da Nouvelle vague. Uma mulher bem à frente de seu tempo. Como podemos notar nesse bom filme ela foi alvo do FBI durante a década de 1960 por dar suporte a pessoas como Hakim Jamal, que era considerado um ativista subversivo e perigoso pelos agentes da agência de investigação. O curioso é que Seberg não apenas deu apoio financeiro para ele, mas também acabou tendo um caso tórrido com o líder negro. A questão é que tanto ela, como ele, eram casados e o FBI acabou aproveitando essa brecha moral para destruir publicamente a reputação da atriz. E ela foi ficando cada vez mais paranoica com tudo, acreditando que estava sendo grampeada em todos os lugares (o que não deixava de ser verdade). Com o psicológico em frangalhos, a atriz acabou sucumbindo, tendo uma morte trágica, se suicidando ainda muito jovem. O filme asssim denuncia não apenas a perseguição ideológica que sofreu ao longo da vida, mas também o uso de aparato oficial, do Estado americano, para intimidar e destruir a vida de uma artista. Se formos pensar bem veremos que o tema anda mais atual do que nunca. Basta olhar o que está acontecendo no cenário político não apenas no Brasil, mas nos Estados Unidos também. A vida de Jean Seberg surge assim como uma grande lição do passado para o momento atual.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Eu não conheço bem essa história, mas pelo que você descreve, esse negócio de atrizes famosas, encantadas com essas campanhas das esquerdas para minorias de todos os tipos, o resultado é que acabam se envolvendo com pessoas e situações que elas não tem a menor condição de suportar. Teve um milionária que dilapidou a sua fortuna, e sua saúde mental, financiando todas as palhaçadas daquele farsante do Andy Warhol, e também morreu por isso.
    Essas coisas nunca dão certo. Como diz aquele funk ordinário: "cada um... no...seu...quadrado, cada um no seu quadrado".

    ResponderExcluir
  2. Eu me esqueci de escrever sobre a Kristen no filme. Pois é, continua com os mesmos cacoetes e problemas. Uma atriz melhorzinha ai faria muito bem ao filme...

    ResponderExcluir
  3. O cacoete da depressiva, que só funcionou muito bem pra ela no filme Melancolia.

    ResponderExcluir