terça-feira, 11 de agosto de 2020

Barton Fink

Título no Brasil: Barton Fink - Delírios de Hollywood
Título Original: Barton Fink
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Circle Films, Working Title Films
Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen
Elenco: John Turturro, John Goodman, Judy Davis, Michael Lerner, John Mahoney, Tony Shalhoub

Sinopse:
Um renomado dramaturgo de Nova York é atraído para a Califórnia para escrever para o cinema e descobre a verdade infernal da indústria cinematográfica de Hollywood. Filme indicado ao Oscar nas categorias de melhor ator coadjuvante (Michael Lerner), melhor direção de arte (Dennis Gassner) e melhor figurino (Richard Hornung).

Comentários:

Nessa altura já podemos dizer que todo e qualquer filme envolvendo os irmãos Coen é um bom motivo para ir ao cinema. Eles realmente se destacaram ao longo desses anos como cineastas e roteiristas de muito talento. E por falar em roteiro, esse filme aqui é uma auto referência ao cinema americano. O protagonista é um sujeito talentoso que decide cruzar o país para tentar uma carreira de roteirista em Hollywood e aí... a lógica, ou a falta de lógica, da indústria do cinema começa a enlouquecer o pobre sujeito. O filme vai numa crescente de perda de contato com a realidade, tudo resultando em um clímax bem ao estilo do que de pior poderia existir em Hollywood. Claro, uma forma dos irmãos Coen levar um passo à frente, na base da fina ironia, as próprias críticas que eles têm de Hollywood. Por fim não poderia deixar de tecer elogios ao ator John Turturro. Ele está perfeito nesse que foi o papel de sua vida. Sua atuação foi tão marcante nessa película que até hoje, mesmo após tantos anos, ainda me lembro desse filme quando vejo o ator em qualquer outra produção. E de fato, devo dizer, ele nunca mais teve tanta oportunidade de mostrar seu talento. De maneira em geral sua carreira passou a ser feita apenas de papéis coadjuvantes a partir daqui. Uma injustiça com seu potencial.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O John Turtturro tem uma das caras mais abobadas do cinema e o curioso e que isso nunca lhe impediu de entregar grandes trabalhos como ator.
    Quanto aos irmãos Cohen, alem de tudo que eles fazem ser de alguma forma especial, tiveram o bom senso de não se transformar em mulheres, como aqueles irmãos/irmãs que fizerem o Matrix e que estão causando até hoje uma confusão em todos que não têm a menor ideia do que aconteceu.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  2. Bom ator, sempre em papeis secundários, sempre subestimado... uma pena!

    ResponderExcluir