segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Arkansas

Filme muito bom, me surpreendeu. A história gira em torno de um grupo de traficantes menores, peões no comércio de drogas que atuam no sul dos Estados Unidos. Como um dos personagens explica logo no começo do filme, por aquelas bandas não existe um "crime organizado", nem nada como se vê nos filmes de mafiosos italianos de Nova Iorque. O tráfico de drogas é, ao contrário disso, bem desorganizado. Os criminosos geralmente são pessoas do baixo clero, alguns bandidinhos de segunda classe. Cada um tentando sobreviver a cada dia. Nenhum deles se tornando um grande chefão do mundo do crime. O personagem interpretado pelo ator Liam Hemsworth se encaixa nesse tipo de perfil de criminoso de segunda linha. Ele vende pequenas quantidades de drogas, o necessário apenas para pagar suas contas mais básicas com aluguel, alimentação, etc. Nada que o vá deixar rico ou algo semelhante. Essa situação dura até que surge o convite para ele ir até o Arkansas. Lá atua um traficante conhecido apenas como Frog, o sapo. Ninguém realmente conhece ele. O sujeito é especialista em viver na surdina, obviamente para não ser morto por concorrentes ou ser preso pela polícia.

Na verdade Frog (Vince Vaughn) era um vendedor de bugigangas de uma pequena loja de Memphis que viu uma oportunidade de ganhar mais dinheiro vendendo outro produto mais lucrativo. No caso, claro, drogas. E ele acaba se dando muito bem, sempre mantendo sua identidade completamente desconhecida até mesmo com os que trabalhavam para ele. Havia ali uma hierarquia, contando inclusive com tiras corruptos, tal como o policial florestal interpretado por John Malkovich. Quando esse é assassinado, Frog percebe que há uma quebra na cadeia de vendas. Algo que ele vai precisar consertar, mesmo que seja com muita violência. Clark Duke, que dirige esse filme muito bom, também atua como o traficante pernóstico conhecido apenas como Swin. Um sujeitinho folgado, que não está nem aí para as regras do trárico. Ele apenas quer se dar bem. O roteiro desse filme tem uma fina ironia, uma inteligência que me agradou bastante. O cotidiano desses criminosos que vivem na mais baixa hierarquia do tráfico de drogas no sul, não deixa de ter momentos divertidos e morbidamente engraçados. É uma espécie de "Os Bons Companheiros" sem a cosa nostra e seu glamour. Enfim, esse é um daqueles lançamentos desse ano que você deve assistir. Está bem acima dos demais filmes de 2020 que vi até agora.

Arkansas (Arkansas, Estados Unidos, 2020) Direção:  Clark Duke / Roteiro: Clark Duke, Andrew Boonkrong / Elenco: Liam Hemsworth, Vince Vaughn, John Malkovich,  Clark Duke, Jacob Zachar, Patrick Muldoon / Sinopse: Um grupo de traficantes do baixo clero do mundo do crime começa um jogo de vida e morte pelo controle da venda de drogas no estado do Arkansas. Quem conseguir se manter vivo até o final se tornará o novo chefão do tráfico.

Pablo Aluísio. 

7 comentários:

  1. Pra te falar a verdade pra mim o trafico de drogas é assim, mequetrefe, principalmente, no Brasil. Apesar do alto valor do "produto" quem mexe é bandinho vagabundo, cadeieiro ordinário, haja vista que os chamados "grandes chefes", que são outras bestas, estão presos e ali vão ficar pelo resto das suas patéticas vidas; gente como, Marcola, Fernandinho Beira-Mar e assemelhados.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Outro dia você indicou a serie "Lore".
    Ontem eu vi o último episodio da segunda temporada que fala do Jack Parsons, e não é o ator de Big Bang Theory, mas sim o cientista que inventou o motor e o combustível de foguete, o que proporcionou condições para, entre outra coisas, o homem ir à Lua. Pena que, assim como o Tesla, ele era um maluco ainda pior e vivia envolvido com seitas satanistas e orgias sexuais, com centenas de mulheres e misturando religião e ciencia de uma forma louca, doentia, o que destruiu a sua credibilidade junto a todos os cientistas ditos "sérios".
    Agora estão tentando recuperar a imagem desse grande cientista e no momento há pelo menos dois documentários sobre ele disponíveis. Vale a pena vocês dar uma olhada se ainda não conhece.

    ResponderExcluir
  3. Você já assistiu todos os episódios de Lore?!
    Ahahaha... eu ainda estou no terceiro da primeira temporada (sempre atrasado!). Mas enfim, interessante essa informação. Coisas que eu pessoalmente descnhecia completamente. Esse mundo tem de tudo mesmo, até cientista satanista )O que é uma contradição incrível!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu disser que comecei pelo fim você vai ficar bravo? E esse foi a primeiro.

      Excluir
  4. Essa série pode ser assistida de trás para frente, até porque os episódios podem ser definidos como "mini-documentários". Já outras séries seriam complicadas de assistir dessa maneira! rsrsrs

    ResponderExcluir