quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Irmãos de Sangue: Muhammad Ali e Malcolm X

Irmãos de Sangue: Muhammad Ali e Malcolm X
Esse documentário retrata a amizade entre o líder negro Malcolm X e o boxeador Cassius Clay na década de 1960. O que os uniu foi a religião, a fé no islã. Curiosamente essa seria também a razão do fim dessa amizade. Esse tema em especial me chamou a atenção porque parte dessa mesma história é explorada na série "The Goodfather of Harlem" onde os dois personagens históricos são explorados em segundo plano na trama. Só que a série não é historicamente fiel aos fatos. Então nada melhor do que assistir esse documentário para ter uma ideia melhor de como se deu realmente a aproximação entre essas duas pessoas. E para minha surpresa, de maneira em geral, o que percebemos é que a série até que mostrou bem a amizade entre eles, sem fugir muito do que realmente aconteceu. 

É curioso como o Islamismo se tornou popular em Nova Iorque na década de 1960, principalmente dentro da comunidade negra do Harlem. Só que Malcolm X decidiu denunciar o líder da sua comunidade religiosa, Elijah Muhammad, um sujeito que todos chamavam de "Querido amado e apóstolo santo". O problema é que ele supostamente estava explorando sexualmente jovens seguidoras, inclusive tendo filhos com elas. Quando Malcolm X resolveu denunciar tudo, a comunidade se voltou contra ele, inclusive o famoso boxeador que também cortou os laços de amizade que tinha com Malcolm. Foi algo traumático. Além de ser expulso, ele passou a viver com ameaças de morte, que tragicamente acabaram se concretizando. Pois é meus caros, muitas vezes o fanatismo religioso se choca com a verdade e quando isso acontece, geralmente sangue de pessoas virtuosas é derramado. 

Irmãos de Sangue: Muhammad Ali e Malcolm X ( Blood Brothers: Malcolm X & Muhammad Ali, Estados Unidos, 2021) Direção: Marcus A. Clarke / Roteiro: Randy Roberts, Johnny Smith / Elenco: Muhammad Ali e Malcolm X (em arquivos de imagens da época) / Sinopse: Esse documentário mostra a verdadeira história da amizade entre o lutador Muhammad Ali e o ativista político e orador religioso Malcolm X durante a década de 1960. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. E para o bem da verdade Malcoln X era um terrorista islâmico, dissimulado em ativista da defesa da igualdade racial. Como o Cassius Clay foi cair nessa é o grande mistério.

    ResponderExcluir
  2. O Malcolm X realmente queria violência, guerra civil contra os brancos. Quem tiver dúvida que veja alguns de seus discursos. Ele havia passado de um limite perigoso.

    ResponderExcluir