terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Sargento Getúlio

Título no Brasil: Sargento Getúlio
Título Original: Sargento Getúlio
Ano de Lançamento: 1983
País: Brasil
Estúdio: Embrafilme
Direção: Hermanno Penna
Roteiro: Hermanno Penna, Flávio Porto
Elenco: Lima Duarte, Luiz A. Barreto, Fernando Bezerra, Amaral Cavalcante, Marieta Fontes

Sinopse:
Na década de 1940, um sargento chamado Getúlio (Lima Duarte) recebe a ordem de escoltar um preso político de Paulo Afonso até Aracaju, no nordeste brasileiro. Durante a viagem, há uma mudança no Governo e ele recebe a ordem de libertar o preso. Mas ele decide ir até o fim, afundando em uma estranha obsessão pessoal.

Comentários:
Lima Duarte não é um ator brasileiro comum. Esse artista é um monumento da cultura nacional e deveria ser sempre reverenciado por sua bela carreira, tanto na televisão como também no cinema. Esse filme aqui sempre será um dos mais lembrados de sua filmografia. Eu pessoalmente gosto muito. Gosto pela coragem, gosto pela ousadia e pela originalidade. Não podemos nos esquecer que esse filme foi rodado e lançado em plena época dos generais ditadores no poder do Brasil, ou seja, na violenta ditadura militar. Outro aspecto digno de nota é que os filmes brasileiros dos anos 70 e 80 tinham muita personalidade. É costume hoje em dia falar mal, entretanto artisticamente esses filmes eram bem melhores do que os que são feitos atualmente no Brasil. Tinham mais relevância social e cultural. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Como dizia o Paulo Gracindo, o Lima Duarte era um ator de um papel só, o Zeca Diabo. E nao precisava de mais nada. Quando o poderosíssimo Assis Chateaubriand ficou mudo por conta de um derrame, exigiu que o Lima Duarte se tornasse a sua voz, pois adorava a voz do ator que o ajudou a inaugurar a televisão no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Muito talentoso! Personagens marcantes...

    ResponderExcluir