quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Elvis Presley - The Wonder of You / Mama Liked The Roses

Esse foi o segundo single de Elvis Presley nos anos 1970. O compacto fez muito mais sucesso do que o anterior, chegando ao Top 10 da Billboard entre os mais vendidos, alcançando a nona posição, o que para Elvis na época era muito bom. O single trazia duas canções. No lado A tínhamos a versão ao vivo da canção "The Wonder of You", gravada no palco em Las Vegas, em fevereiro de 1970, na sua segunda temporada na cidade. Como o single foi lançado em abril era uma gravação ainda muito recente, um verdadeiro presente para todos os fãs do cantor que não podiam ir até Vegas conferir pessoalmente o trabalho que ele vinha desenvolvendo na cidade. Essa era uma antiga canção, originalmente lançada por Ray Peterson em 1959, que Elvis tornava sucesso novamente nas paradas, uma proeza que apenas astros como ele conseguiam fazer. Afinal de contas transformar uma velha música romântica como essa novamente em hit, não era uma coisa das mais fáceis no concorrido mercado fonográfico americano da época. Essa faixa também ligava o single com o álbum "On Stage - February 1970". Era uma tradição das maiores gravadoras, onde um single sempre saía no mercado para promover o lançamento do álbum completo.

Já "Mama Liked the Roses" havia sido gravada em Memphis, em janeiro de 1969. Ao lado do produtor Chips Moman, Elvis realizou uma das mais produtivas e inspiradas sessões de gravação de sua vida. Gravando no American Studios, ele obviamente se sentiu em casa, completamente à vontade. Nessa mesma noite aliás ele chegou nas versões definitivas de dois outros clássicos de sua discografia, a maravilhosa "Don't Cry Daddy" e "Inherit the Wind". Um fato curioso é que tanto "Mama Liked the Roses" como "Don't Cry Daddy" possuem algo em comum em suas letras. Sâo músicas nostálgicas, melancólicas até, relembrando de um passado perdido, que ficou para trás, nas areais do tempo. Seria ótimo que ambas tivessem sido lançadas juntas, lado A e lado B, porém isso não ocorreu.  "Don't Cry Daddy" havia sido lançada no ano anterior e "Mama Liked the Roses" ficou inexplicavelmente arquivada por mais de um ano nos arquivos da RCA, só sendo lançada finalmente aqui, nesse single, no mercado. Coisas da RCA.

Elvis Presley - The Wonder of You
(single, Estados Unidos, 1970)
Lado A: The Wonder of You (Live)
Lado B: Mama Liked The Roses
Produção: Felton Jarvis, Chips Moman
Selo: RCA Victor
Data de Lançamento: Abril de 1970
Melhor Posição nas paradas americanas: 9 (Billboard). 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Elvis Presley
    The Wonder of You / Mama Liked The Roses
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Acho que The Wonder of You é uma das músicas mais Las Vegas do Elvis, pro bem e pro mal.
    Serge Renine.

    ResponderExcluir
  3. Outra que merecia uma versão de estúdio, bem produzida, no capricho. No final só prevaleceu a versão ao vivo. E, para o bem e para o mal (como você disse) o som de Las Vegas nunca mais deixaria os discos de Elvis a partir desse ponto. Foi um caminho sem volta.

    ResponderExcluir