terça-feira, 23 de janeiro de 2024

O Espião Submarino

Título no Brasil: O Espião Submarino
Título Original: The Spy in Black
Ano de Lançamento: 1939
País: Estados Unidos, Reino Unido
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Michael Powell
Roteiro: J. Storer Clouston, Emeric Pressburger
Elenco: Conrad Veidt, Valerie Hobson, Sebastian Shaw

Sinopse:
Em um mundo cada vez mais conflituoso, mas ainda não em guerra, um submarino alemão U-BOAT é enviado às ilhas Orkney para afundar a frota britânica que navegava por aquelas águas sem ter a menor ideia do risco e do perigo que estavam prestes a enfrentar.

Comentários:
Não é exagero quando alguns críticos ingleses colocam esse filme como um dos melhores filmes britânicos da década de 1930. De fato, é um filme muito bom, embora algumas ressalvas devam ser ditas. Uma delas, sendo a principal, é que a história mostrada no filme é puramente ficcional. Acontece que a Europa estava prestes a entrar na II Guerra Mundial e os nervos estavam á flor da pele. Por isso muitos acreditaram na história que o filme conta, mas realmente não teve nenhum contato com fatos históricos. Outro ponto de observação é justamente o capricho do roteiro em explorar os costumes e o modo de vida dos escoceses naquela época. Nesse aspecto o filme funciona até mesmo como um retrato social daquelas pesssoas que viveram naqueles momentos históricos dramáticos. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. É engraçado como filmes de submarinos nos fazem acreditar que eles vivem todo o tempo submersos, quando não é verdade. Eles passam quase todo tempo na superfície, como um navio comum, só submergindo para cumprir uma missão, geralmente por curtos períodos.

    ResponderExcluir
  2. Certamente e eu já visitei o interior de um submarino quando uma dessas máquinas de guerra abriram visitação pública. Não é nada do que se vê nos filmes. É um ambiente apertado, sufocante e nada agradável. E a maioria dos marinheiros é de baixa estatura, por causa do espaço. O submarinistas do mundo real são os baixinhos da marinha.

    ResponderExcluir