segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Perigo Iminente

Título no Brasil: Perigo Iminente
Título Original: Danger Close: The Battle of Long Tan
Ano de Lançamento: 2019
País: Austrália
Estúdio: Deeper Water Films
Direção: Kriv Stenders
Roteiro: Stuart Beattie, James Nicholas
Elenco: Travis Fimmel, Toby Blome, Alexander England

Sinopse:
Guerra do Vietnã. 1966. Um grupo pequeno de soldados dos exércitos da Austrália e Nova Zelândia é encurralado por tropas inimigas em uma antiga plantação de borracha na província de Long Tan. A desproporção entre vietcongues e australianos é muito grande, mas eles tentam sobreviver de todas as formas ao ataque intenso. 

Comentários: 
O cinema, além de ser um ótimo divertimento, também educa. Veja o caso desse filme. Eu não tinha a menor ideia de que esses países da distante Oceania tinham participado ativamente da Guerra do Vietnã. Então ao assistir a esse filme você também provavelmente vai se surpreender com essa informação histórica. Além disso o espectador terá um filme até muito bom para assistir. É bem produzido, tem ótimas cenas de batalha e só um pouquinho de ufanismo patriótico, até porque o filme foi feito como uma espécie de memorial, uma homenagem aos militares que perderam suas vidas nessa sangrenta batalha. Sim, eu ando já bastante cansado de patriotadas, mas aqui tudo é bem contido, ainda bem. No mais, fica apenas a ressalva que não se deve tentar comparar esse filme com os clássicos que foram lançados naquele ciclo do Vietnã no cinema americano durante os anos 70 e 80. Aqueles eram filmes inesquecíveis, esse aqui é apenas uma boa diversão com pitadas históricas interessantes. 

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Eu não tinha a menor ideia de que esses países da distante Oceania tinham participado ativamente da Guerra do Vietnã"
    Foi o que pensei de imediato ao começar a ler o seu post. Achei que só os americanos tinham entrado nessa fria que destruiu a utopia do American Way of Life.

    ResponderExcluir
  3. O cinema também ensina e traz informações relevantes!

    ResponderExcluir