sábado, 6 de janeiro de 2024

As Aventuras de Tintim

Argumento e roteiro: O roteiro de "As Aventuras de Tintim" é bastante feliz no aspecto de não deixar a bola cair nunca durante a projeção do filme. O ritmo é realmente de história em quadrinhos, com muita ação e bom humor mesclados de forma a não deixarem o espectador se entediar ou perder o interesse pelo que se passa na tela. O ritmo é ágil e adequado a proposta do personagem. Até mesmo o desvendamento do mistério no qual a trama se desenvolve é bem roteirizado. Nunca fui leitor do personagem Tintim mas pelo que ando lendo o filme realmente é fiel à obra original. Então mais um ponto positivo para o roteiro aqui.

Produção: Assim como "A Invenção de Hugo Cabret" aqui a produção ganha importância ímpar. O filme é todo produzido em cima da tecnologia de captação de movimentos, algo que se desenvolveu absurdamente desde os tempos de "O Expresso Polar", um dos primeiros filmes comerciais a usar dessa técnica. Em Tintim se nota muito bem que os personagens ganharam bastante em termos de expressividade, inclusive facial. O ambiente também está extremamente bem feito, inclusive o próprio oceano é recriado com ótima veracidade (sempre houve problemas em recriar água e fumaça digitalmente). Em resumo a produção é de encher os olhos do espectador.

Elenco: Em um filme baseado na tecnologia de captação de movimentos é até complicado avaliar o elenco do filme. Os produtores ainda tentaram emplacar uma indicação para o ator Andy Serkis (que faz o Capitão Haddock, o melhor personagem do filme) mas não conseguiram. Pelo visto a Academia ainda não comprou essa ideia, quem sabe no futuro. De qualquer forma o elenco deve ser reconhecido - principalmente aos que além das vozes também contribuíram fazendo as cenas para posterior recriação digital.

Direção: O maior receio dos fãs de Tintim quando Steven Spielberg anunciou seus planos de fazer um filme sobre o personagem era de que suas conhecidas pieguices e sentimentalismos estragassem o projeto. Bom, podem ficar tranquilos. Spielberg apenas dá o melhor de seu talento e não deixa seus defeitos atrapalharem o resultado final. Na minha opinião esse é o melhor trabalho do diretor em muito tempo. Ele foi muito feliz na transposição do personagem de quadrinhos para a telona. Não se colocou á frente do espírito da obra original e nem tampouco atrapalhou essa adaptação com egos inflados. Foi discreto e fiel ao autor Hergé, o que é uma qualidade e tanto. O final abre margem para futuras continuações, demonstrando que Spielberg tem esperanças de inaugurar uma nova franquia. Se tudo der certo e as sequências conseguirem manter o mesmo nível dessa produção então teremos boas coisas vindo por aí. Vamos aguardar.

As Aventuras de Tintim (The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn, Estados Unidos, 2011) Diretor: Steven Spielberg / Roteiro: Steven Moffat, Edgar Wright, Joe Cornish, baseado na obra de Hergé / Elenco: Vozes na versão original de: Daniel Craig, Simon Pegg, Jamie Bell, Andy Serkis, Cary Elwes, Toby Jones, Nick Frost, Tony Curran, Sebastian Roché, Mackenzie Crook / Sinopse: adaptação do personagem Tintim do desenhista belga Hergé

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Adorei o filme. Spielberg é gênio.

    ResponderExcluir
  2. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  3. Por incrível que pareça já ouvi falar tanto desse Tintim mas não conheço nada desse personagem. Nem esse filme vi.

    ResponderExcluir
  4. Um filme bonito de se assistir. O material original vem de quadrinhos europeus. É bonitinho, mas Spielberg poderia ter feito melhor.

    ResponderExcluir