sábado, 20 de janeiro de 2024

Shameless - Décima Primeira Temporada

Shameless - Décima Primeira Temporada
Como termina a série Shameless? Pois é, depois de 11 temporadas a série finalmente chegou ao seu final. A pandemia parece ter contribuído para isso, uma vez que as filmagens dos últimos episódios foram meio conturbadas, com elenco e equipe técnica trabalhando com dificuldades. Mas vamos ao desfecho da história. Segura que vem spoiler por aí. Os episódios finais, trazem, como era esperado, os eventos que vão anteceder a morte de Frank Gallagher (William H. Macy). Anos de alcoolismo cobraram seu preço. Ele está com demência e com os dias contados. Eu gostei da cena final, após ele morrer. Sua alma paira sobre a velha Chicago, onde não há mais arrependimentos. Além do mais ele deixa claro que viveu como quis e isso foi o mais importante. Father Frank, Full of Grace é justamente o título irônico do último episódio da série exibido em abril de 2021. 

Já para os filhos que ficam, a batalha continua. Lip Gallagher (Jeremy Allen White) descobre que vai ser pai pela segunda vez pois a esposa está grávida de novo. Não é necessariamente uma boa notícia para um cara que está desempregado, sem ter onde morar com a mulher e os filhos. Por isso ele passa os últimos episódios tentando vender a velha casa da família de todo jeito. O que é uma péssima notíca para Debbie Gallagher (Emma Kenney), que é mãe solteira. Ela teme não apenas ficar sem ter onde morar como também ficar sem sua grande família, ficando abandonada com a pequena filha nos anos que virão. Ian Gallagher (Cameron Monaghan) resolve ir embora da zona oeste, indo morar na zona sul, onde só tem gente rica morando. Claro que ele não gosta muito e seu marido, o tosco Mickey Milkovich, fica louco para voltar para o velho caos do antigo bairro. E assim termina a série. O roteiro fica no meio do caminho, pois a casa não é vendida no final de tudo, mas fica a sensação que Lip vai tentar vendê-la depois, de qualquer jeito. E assim nos despedimos de todos os personagens. Eles se reúnem para assistir um carro pegando fogo no meio da rua. Mais Shameless do que isso, impossível. Então é isso, uma série que gostei muito de acompanhar por todos esses anos, só que é a tal coisa, nada é para sempre. Até as boas séries chegam ao final algum dia. 

Shameless - Décima Primeira Temporada (Estados Unidos, 2020) Direção: Christopher Chulack, Iain B. MacDonald, entre outros / Roteiro: John Wells, Paul Abbott, Corina Maritescu, entre outros / Elenco: William H. Macy, Jeremy Allen White, Ethan Cutkosky / Sinopse: Temporada final da série Shameless.  Nos episódios finais Frank finalmente encara seu final, mas não sem antes se envolver em muito problemas e confusões por toda a Chicago. 

Pablo Aluísio.

3 comentários: