terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Sangue Bravo

Título no Brasil: Sangue Bravo
Título Original: The Outriders
Ano de Lançamento: 1950
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Roy Rowland
Roteiro: Roy Rowland
Elenco: Joel McCrea, Arlene Dahl, Barry Sullivan

Sinopse:
Em 1865, três prisioneiros da guerra civil norte-americana, soldados confederados fugitivos, são coagidos a se juntarem a uma quadrilha de bandoleiros e criminosos liderados pelo proscrito procurado Quantrill. Eles planejam roubar um carregamento de ouro da União escondido em uma caravana de pioneiros que iriam de Santa Fé até St Louis.

Comentários:
Um filme que traz muitos elementos caros à filmografia western nos hoje distantes anos 1950. Eu sempre recomendo filmes de faroeste produzidos nessa década. Apesar de muitos deles trazerem roteiros que exageravam um pouco no melodrama, principalmente quando havia algum envolvimento romântico do protagonista, esses filmes eram bem produzidos, com ótimas tomadas de cena no assim chamado velho oeste selvagem. Nesse filme o ator McCrea, que era muito popular, mas que nunca virou um grande astro, interpreta esse sujeito, um criminoso fugitivo, que se une a uma caravana de pioneiros. O plano é roubar o ouro, no valor de 1 milhão de dólares, que está escondido em uma das carroças, só que durante a viagem ele se apaixona pela mocinha interpretada pela bela atriz Arlene Dahl. Então surge o conflito interno: Ele deve levar o plano até o fim ou mudar de lado, protegendo aquelas pessoas inocentes? Enfim, um faroeste dos bons, nos velhos tempos em que Hollywood fazia grandes filmes nesse gênero cinematográfico. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Guerra é sinônimo de estupiez por qualquer ângulo que se olhe. Mas a Guerra da Secessão é de longe a mais estupida de todas. Guerra sem objetivo que prejudicou uma parte do proprio pais de forma indelével.

    ResponderExcluir
  2. Essa foi a guerra em que mais norte-americanos morreram na história. Algo fácil de entender, afinal os dois lados eram formados por irmãos de uma mesma nação. Confederados e Unionistas encontraram a morte nos campos de batalha.

    ResponderExcluir