sábado, 13 de janeiro de 2024

Getúlio

Título no Brasil: Getúlio 
Título Original: Getúlio
Ano de Lançamento: 2014
País: Brasil 
Estúdio: Globo Filmes
Direção: João Jardim
Roteiro: Teresa Frota, João Jardim
Elenco: Tony Ramos, Drica Moraes, Thiago Justino

Sinopse:
O filme recria os últimos dias de vida do Presidente do Brasil Getúlio Vargas. Acusado de envolvimento na tentativa de assassinato de um de seus principais opositores, Getúlio começa a perceber que o cerco vai se fechando ao seu redor, principalmente depois que se descobre que seu assistente pessoal estaria envolvido no crime. 

Comentários:
Getúlio Vargas foi uma das figuras históricas mais importantes da história do Brasil. Até hoje não havia sido produzido um filme definitivo sobre ele. E certamente essa produção aqui não se enquadraria nessa definição. Ainda assim temos um bom filme, valorizado por um roteiro e uma direção que me pareceram muito elegantes e respeitosos, principalmente com a pessoa de Getúlio Vargas. Até hoje historiadores tentam chegar na verdade do que realmente aconteceu, se ele estava ou não envolvido com o crime de tentativa de assassinato, mas o roteiro opta por colocar o presidente como um homem inocente, pego de surpresa com todos os acontecimentos que parecem sufocá-lo da noite para o dia. Um filme que certamente recomendaria para quem aprecia história do Brasil. Como sabemos não é um filme de final feliz. Getúlio preferiu entrar para a história com um tiro fatal dado em si mesmo do que enfrentar as acusações que certamente viriam com o tempo. Não quis ficar para enfrentar todas as pressões e a justiça de um processo na época. De qualquer filme esse filme lhe faz justiça, pelo menos em termos de qualidade cinematográfica. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O Getúlio era um suicida em potencial. Há varias passagens históricas em que ele se via acuado e o suicídio sempre era uma possiblidade. Nesse filme, eu não consegui em momento algum ver o Getúlio Vargas, somente o Tony Ramos. O cinema brasileiro é uma lástima.

    ResponderExcluir
  2. O Tony Ramos está sofrendo de super exposição atualmente. Parece que há 3 novelas passando na Globo com ele! É muito Tony Ramos, por todos os lados, enxergar o Getúlio fica complicado mesmo rsrs

    ResponderExcluir