sábado, 20 de janeiro de 2024

The Crown - Sexta Temporada

The Crown - Sexta Temporada
Outra série que finalizei nesse fim de semana. Aqui temos o final da sexta temporada e o final da série como um todo. Em relação a The Crown devo dizer que sempre preferi muito mais as primeiras temporadas e isso por uma questão conceitual. Elas traziam a juventude da rainha Elizabeth II, algo que não acompanhei e não vivenciei, bem ao contrário dessas últimas temporadas que já mostram o turbulento relacionamento entre Diana e Charles, a morte da princesa e a comoção mundial, algo que eu acompanhei na TV na época. Então essa sensação de certa familiaridade com os acontecimentos tira um pouco do charme da série. Já sobre a jovem Elizabeth tudo era novidade, tudo era informação histórica, muitas dos quais desconhecia. 

Nessa última temporada vemos os momentos finais de Diana, seu relacionamento conturbado com o filho de um imigrante milionário do Egito e sua morte naquele trágico acidente em Paris. Vemos também os momentos dramáticos de superação da morte da mãe por seus dois filhos e finalmente o casamento de Charles e Camilla Parker Bowles no episódio final. Sobre esse episódio final devo dizer também que a morte de Elizabeth II foi mostrada de uma forma bem poética e lírica, algo que me surpreendeu. Foi bonito, respeitoso e muito delicado. Não esperaria por nada muito diferente dessa série que se notabilizou pela elegância  em seu desenvolvimento. Uma pena que tenha chegado ao seu final. Agora é esperar por outras séries do mesmo tipo. Eu sou fã de carteirinha desse tipo de série. Enfim, baixem as cortinas para a rainha e toque a sua música final de despedida, claro, tudo no bom e velho estilo escocês. 

The Crown - Sexta Temporada (Reino Unido, 2023) Direção: Alex Gabassi, Stephen Daldry, dentre outros / Roteiro: Peter Morgan, Meriel Sheibani-Clare, dentre outros / Elenco: Imelda Staunton, Jonathan Pryce, Dominic West, Ed McVey / Sinopse: Temporada final da série The Crown. A princesa Diana, separada do marido Charles, morre em um acidente em Paris. A Rainha tenta manter a monarquia de pé, enquanto precisa lidar com uma nova crise causada pelo desejo de Charles de se casar com Camilla Parker Bowles. 

Pablo Aluísio.

3 comentários: