segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Jesus Cristo Superstar

Título no Brasil: Jesus Cristo Superstar
Título Original: Jesus Christ Superstar
Ano de Lançamento: 1973
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Norman Jewison
Roteiro: Melvyn Bragg, Norman Jewison
Elenco: Ted Neeley, Carl Anderson, Yvonne Elliman, Barry Dennen, Bob Bingham, Josh Mostel

Sinopse:
Jesus de Nazaré, um homem simples, judeu, cuja nação está sob dominação do império Romano, começa a incomodar autoridades religiosas e políticas por causa de sua pregação sobre paz, amor e Reino de Deus. Não demora muito e ele logo é traído por um de seus mais próximos seguidores, o apóstolo Judas. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Música (André Previn, Herbert W. Spencer, Andrew Lloyd Webber).

Comentários:
Uma visão de Jesus pela cultura hippie e pelo movimento da contracultura. Grande sucesso nos palcos, ganhou aqui sua versão definitiva para o cinema. Jesus no ponto de vista da geração dos anos 60. Foi sempre assim que vi essa produção que fez muito sucesso e causou muita polêmica em seu lançamento, a tal ponto que chegou a incomodar até mesmo ao Vaticano. Quando o filme foi lançado na Europa o próprio Papa Paulo VI em pessoa chegou a publicar uma declaração reclamando bastante do roteiro e da história desse filme. Alegava entre outras coisas que o filme tinha muito teor erótico e que avançava demais no suposto caso amoroso entre Jesus e Maria Madalena. Além disso, mostrar a vida de Jesus sob o ponto de vista de Judas, o traidor, também era provocativo por natureza. Eu penso de outra forma. Toda geração tem direito a mostrar sua versão de Jesus. E a geração paz e amor, da cultura hippie, também tinha esse direito. E trouxe essa visão justamente nesse filme. Sob o ponto de vista cultural não vejo nada demais nisso, pelo contrário, até hoje acho tudo muito interessante. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Realmente a história tem um forte contexto apócrifo, mas a música é maravilhosa, os cantores, vocalistas de bandas de rock, sao fabulosos e, para o bem da verdade, conta melhor o evangelho que a própria Bíblia.

    ResponderExcluir
  2. E isso tudo me lembra aquela anedota que dizia ser Jesus o primeiro hippie da história... Duvido nada... rsrs

    ResponderExcluir