terça-feira, 26 de outubro de 2021

O Pagamento Final

Provavelmente tenha sido o último grande filme da carreira de Brian De Palma. Contando com um excelente roteiro e um elenco em estado de graça, ele acabou realizando um dos melhores filmes de gangsters do cinema americano. A trama mostra um velho criminoso que, de volta às ruas após cumprir uma pesada pena, procura por um recomeço em sua vida. Obviamente que em termos de interpretação todas as atenções se fixam no grande trabalho de atuação de Al Pacino. Carlito, seu personagem, é uma espécie de anti-herói trágico que acabou sendo tragado pelas armadilhas do destino. Não deixa de ser um patife, mas com nuances até mesmo mais românticas. Embora Pacino esteja excepcionalmente bem temos que reconhecer que o grande destaque mesmo do elenco é o ator Sean Penn. Quase irreconhecível, com forte maquiagem, careca e usando figurino dos anos 70, ele praticamente desaparece dentro de seu personagem, um advogado corrupto com problemas de dependência química.

O personagem de Penn também é um viciado em drogas sem controle, cheirando uma carreira de cocaína atrás da outra, completamente alucinado. Pode-se dizer que ele é o responsável por alguns dos melhores momentos de todo o filme. De Palma desfila elegância e bom gosto em cada tomada, o que me fez lembrar do grande diretor que ele foi no começo de sua carreira. Pena que ao lado do enorme talento também haja uma irregularidade absurda em sua obra, pois De Palma conseguia ir do genial ao medíocre com grande facilidade, numa verdadeira montanha russa artística. Em relação a esse filme porém não há o que se preocupar, pois certamente é uma de suas melhores obras primas. Um excelente filme que tive o privilégio de assistir no cinema, em seu lançamento original.

O Pagamento Final (Carlito's Way, Estados Unidos, 1993) Direção: Brian De Palma / Roteiro: David Koepp, baseado na novela escrita por Edwin Torres / Elenco: Al Pacino, Sean Penn, Penelope Ann Miller, John Leguizamo, Viggo Mortensen / Sinopse: O filme conta a história de um mafioso que após cumprir pena por longos anos tenta um recomeço em sua vida. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante - Drama (Sean Penn) e Melhor Atriz Coadjuvante - Drama (Penelope Ann Miller).

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. O Pagamento Final
    Carlito's Way
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. "Provavelmente tenha sido o último grande filme da carreira de Brian De Palma." Sem dúvida: e eu diria também o último grande filme do Al Pacino, em que ele ainda demonstra vontade de realmente fazer um persoangem cheio de nuances sem a muleta do berreiro dos anos que se seguiriam. Grande filme com um final triste e bem realista.

    ResponderExcluir
  3. Certamente. Conclusão que vale para ambos. Depois disso a coisa meio que saiu do caminho certo.

    ResponderExcluir
  4. É um bom filme apesar de meio longo demais e irregular. O ato final é muito bem dirigido e prá mim Sean Penn botou o filme no bolso!

    ResponderExcluir
  5. De fato, embora Al Pacino esteja bem no filme, o Sean Penn se mostrou o melhor ladrão de filmes que já vi aqui...

    ResponderExcluir