sábado, 2 de outubro de 2021

As Múmias do Faraó

Título no Brasil: As Múmias do Faraó
Título Original: Les aventures extraordinaires d'Adèle Blanc-Sec
Ano de Produção: 2010
País: França
Estúdio: Europa Corp.
Direção: Luc Besson
Roteiro: Luc Besson,
Elenco: Louise Bourgoin, Mathieu Amalric, Gilles Lellouche, Jean-Paul Rouve, Jacky Nercessian, Philippe Nahon

Sinopse:
Paris 1911. A jornalista Adèle Blanc-Sec (Louise Bourgoin) viaja até o Egito, para explorar as grandes pirâmides. Ela acredita que encontrará a cura para sua irmã que se encontra em coma. Enquanto isso na França um estranho professor e pesquisador consegue trazer de volta à vida um pterossauro, extinto há mais de 50 milhões de anos!

Comentários:
Eu sempre gostei muito do cinema de Luc Besson, desde os tempos em que assisti seu primeiro filme, em VHS, lá nos anos 80. Se tratava de "Imensidão Azul". Desde então sempre acompanhei sua carreira. Esse filme aqui foge um pouco do habitual do cineasta. Ele aqui adaptou os quadrinhos de Jacques Tardi para o cinena. E fez um bom trabalho. Claro que um filme como esse não é indicado para um público da minha idade. Esse é um filme feito para o público juvenil. E acredito que eles vão apreciar bastante pois além de ser divertido tem ótimos efeitos especiais, em uma produção que não fica nada a dever aos filmes americanos do mesmo estilo. Filmes como os da Múmia (aqueles com Brendan Fraser) e Indiana Jones podem ser citados como referência dentro da cultura pop. "As Aventuras de Tintim" também me vieram à mente quando assisti a esse filme. Enfim, boa produção, diversão garantida para o público jovem.

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Pablo:
    Eu vi Imensidão Azul do cinema. Acho que não preciso te falar que só a fotografia do filme com o pano de fundo o litoral grego na tela grande já era de embasbacar, e o filme também tem uma ótima estória, com certo fundamento biográfico do mergulhador "golfinho", e atores muito capacitados, com o Jean Reno roubando todas as cenas, até sem querer.
    Tudo isso pra dizer que o Luc Besson a partir disso se tornou uma grande promessa de outros filmes brilhantes. Pena que parou aí. Desde então tem sido médio, no máximo. Hollywood fez mais mal do que bem pra ele, como pra tantos outros diretores estrangeiros.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme foi muito elogiado na época, era baseado em fatos reais e tinha lindas imagens da tranquilidade do fundo do oceano. Depois ele foi em frente na carreira. Na França se diz que ele foi absorvido por Hollywood, mas é a tal coisa, todo diretor europeu sonha em abrir caminho na rica indústria cinematográfica dos Estados Unidos. Com ele não foi diferente.

    ResponderExcluir