domingo, 3 de outubro de 2021

Uma Vida Oculta

O filme conta a história real de um fazendeiro austríaco chamado Franz Jägerstätter. Ele tinha uma vida feliz ao lado da esposa e das três filhas pequenas em uma bela fazenda no pé de uma linda montanha. A vida não poderia ser melhor até que os nazistas chegaram ao poder na Alemanha. A Áustria foi anexada ao Reich alemão e ele foi convocado para servir o exército. Definitivamente ser um militar não estava em seus planos de vida, mas a convocação era compulsória. Ficou um ano como soldado do exército alemão e presenciou todas as barbaridades e crimes do regime nazista. O mal, como ele costumava dizer, tinha que ser reconhecido quando surgia em sua frente. Mesmo contra todas as possibilidades conseguiu cumprir seu ano de serviço militar e retornou para seu lar. A vida parecia ter voltado ao normal.

Só que Hitler afundou a Alemanha em uma guerra mundial e ele foi reconvocado. Dessa vez ele decidiu reagir. No momento de prestar juramento de lealdade a Hitler ele não levantou a mão. Foi o bastante para ser levado a uma prisão militar e dali enfrentar seu destino, sofrendo todos os tipos de barbaridades possíveis dentro daquele regime autoritário e nazista. Sua consciência de homem bom e íntegro falou mais alto e dentro daquele regime insano ele iria pagar um alto preço por essa escolha.  O que posso dizer sobre esse filme? É simplesmente primoroso. Mais uma obra-prima da filmografia de Terrence Malick. Aliás o considero o maior cineasta vivo e em atividade nos dias de hoje. Ele dedicou 5 anos de sua vida nesse projeto. Só na edição foram precisos 3 anos para se chegar no corte que ele considerava ideal. O filme é longo, quase 3 horas de duração, mas em nenhum momento achei cansativo. A narrativa de seus filmes é puro deleite. Diálogos só os essenciais. A beleza das imagens muitas vezes fala por si. Quando o filme terminou tive vontade de bater palmas. Terrence Malick é um gênio da sétima arte!

Uma Vida Oculta (A Hidden Life, Estados Unidos, 2019) Direção: Terrence Malick / Roteiro: Terrence Malick / Elenco: August Diehl, Valerie Pachner, Maria Simon, Tobias Moretti / Sinopse: O filme conta a história de um bom homem chamado Franz Jägerstätter. Fazendeiro austríaco, ele é convocado para lutar pela Alemanha nazista na II Guerra Mundial, mas tomado por uma crise de consciência decide não mais participar das atrocidades cometidas pelo exército alemão. Filme inspirado em fatos históricos reais.

Pablo Aluísio. 

6 comentários:

  1. Quando se fala em Terrence Malick, basta somente pensar em filmes dispares como Perseguidor Implacável, com Clint Eastwood e A Arvore da Vida, com Brad Pitt, pra se ter uma base de quem se trata.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ah Pablo:
    Eu fui assistir o filme "Rei dos Ladrões" do qual você fez um post e descobri que já tinha assistido, mas não esse com Michael Kane, e sim um idêntico feito com atores completamente desconhecidos para nós, feito em 2016 chamado "O Grande Roubo" ,que por sinal é uma história verídica de um grande roubo de joias perpetrado por idosos em 2015 em Londres. Esse de 2018 com o Michael Kane se trata de uma refilmagem.
    O filme original de 2016, "O Grande Roubo", está no catálogo da Prime Vídeo, se quiser conferir.

    ResponderExcluir
  4. Eu também fiquei com uma certa sensação de já ter visto o filme antes, mas parei para pensar um pouco e percebi que eu conhecia a história desse assalto, mas foi dos jornais da época, não do cinema.

    ResponderExcluir