segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Com 007 Viva e Deixe Morrer

Depois que Sean Connery resolveu abandonar de uma vez por todas o personagem do agente secreto James Bond a pergunta mais frequente passou a ser se outro ator conseguiria levar adiante a franquia. Após a saída de Connery houve uma tentativa com o modelo George Lazenby, mas definitivamente o público não gostou (embora o filme estrelado por ele fosse, em si, muito bom). Então eis que em 1973 a MGM apresentou finalmente o nome do novo James Bond, Roger Moore! Para quem conhecia os bastidores da série seu nome não foi exatamente uma novidade. A verdade é que Moore quase foi escolhido no lugar de Sean Connery no passado, mas o carisma do ator escocês falou mais alto. Agora com Connery fora do caminho começaria uma nova era nas aventuras do agente secreto mais famoso da história do cinema. Esse "Live and Let Die" porém não ficou conhecido apenas por ter sido a estreia de Roger Moore.

Dois outros fatos contaram positivamente em seu favor. O primeiro foi a trilha sonora escrita e composta por Paul McCartney. Verdade seja dita, a canção tema é uma das melhores (isso se não for a melhor) de toda a filmografia Bond. Paul conseguiu como poucos capturar a essência do personagem, transformando sua canção em um hit e em um sucesso também de crítica (a ponto de ter sido indicada ao Oscar e ao Grammy). Inclusive até hoje Paul a usa em seu repertório fixo, se tornando um dos pontos altos de seus concertos mundo afora. Outro ponto que chama bastante a atenção do espectador é que nesse filme já surge o humor acentuado em primeiro plano, algo que seria a marca registrada dos filmes com Roger Moore. Claro que por ser uma estréia as coisas ainda andaram um pouco dentro da normalidade, algo que nos filmes seguintes se tornaria um pouco mais exagerado. De qualquer maneira gosto bastante desse filme e acredito que foi um dos mais felizes e bem sucedidos de todos os filmes da série. Com Roger Moore os filmes ganhariam uma nova etapa, retornando o personagem ao topo das bilheterias, para alegria dos fãs de James Bond em todo o mundo.

Com 007 Viva e Deixe Morrer (Live and Let Die, Inglaterra, 1973) Direção: Guy Hamilton / Roteiro: Tom Mankiewicz / Elenco: Roger Moore, Yaphet Kotto, Jane Seymour / Sinopse: O agente secreto James Bond, codinome 007, precisa enfrentar um violento e infame barão internacional das drogas. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor música original ("Live and Let Die" de Paul McCartney e Linda McCartney).

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Com 007 Viva e Deixe Morrer
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    A tradução do título desse livro para o português supera quaisquer títulos nacionais absurdos do cinema.
    A tradução pra Live And Let Die é "Os Outros Que se Danem" kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Pois é... rsrsrs

    Esse aqui, se não estou enganado, foi inspirado em texto original do Fleming...

    ResponderExcluir
  4. Sim. Original e ORIGINAL,de tao bem bolada a estória.
    O vilão no fulme se chama Kananga em homenagem ao duble do Roger Moore, Sr. Kananga,que na cena em que ele foge pisando sobre as cabeças dos crocodilos, que apesar de eu pensar por muitos anos que era a maior marmelada de um filme de 007, foi executada de verdade pelo respectivo duble, que repetiu a cena por mais de 4 vezes. Ele declarou: "na quinta vez os crocodilos já estavam bem irritados". Genial.

    ResponderExcluir
  5. Não vou negar, nessa cena tive vergonha alheia total rsrs

    ResponderExcluir
  6. A canção do Paul, Live And Let Die é pra mim a musica mais linda da longa franquia do 007.
    Tem uma versão no you tube dele cantando esse musica nos ao vivo, Wings, com a Linda fazendo todas as caras e bocas que é maravilhosa.

    ResponderExcluir