quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Superman II

Que Filmaço! Muitos críticos e fãs inclusive dizem que esse foi o melhor filme do Superman já feito para o cinema. Livre das amarras de ter que contar a origem do super-herói (algo que o primeiro filme fez de forma brilhante) essa sequência bebeu diretamente da fonte dos quadrinhos, com vilões bacanas e muita ação e aventura. Curiosamente os dois filmes (Superman e Superman II) foram filmados praticamente simultaneamente, o que garantiu uma qualidade excepcional para essa continuação. O elenco estava completamente entrosado e a brilhante direção do excelente Richard Lester garantiu a diversão. E para coroar uma equipe tão perfeita que tal o escritor Mario Puzo escrevendo o roteiro? Pois é, o criador do Poderoso Chefão escreveu o roteiro desse filme. Algo assim realmente é algo para poucos filmes na história do cinema americano.

Outro aspecto que nunca cansarei de elogiar vem do trabalho do saudoso Christopher Reeve. Ele não era apenas parecido fisicamente com o Superman. Ele era também um ótimo ator, algo que fica claro quando interpreta o atrapalhado Clark Kent. Até hoje fico admirado em ver uma escalação de elenco tão feliz. Nunca houve um Superman melhor do que aquele interpretado por Reeve. Nem antes e nem depois. Ele foi de fato o Superman perfeito em minha opinião. E como todo filme de super-herói esse também apresentava ótimos vilões, criminosos do planeta original do Superman que chegavam na Terra após vagarem pelo espaço. Imagine o Superman ter que enfrentar vilões que tinham a mesma força e os mesmos poderes que ele. Enfim, esse segundo filme mereceu todo o reconhecimento do público e da crítica na época de seu lançamento original.

Superman II: A Aventura Continua (Superman II, Estados Unidos, 1980) Direção: Richard Lester / Roteiro: Mario Puzo / Elenco: Christopher Reeve, Gene Hackman, Margot Kidder / Sinopse: Um trio de vilões de Kripton chega no planeta Terra. E eles possuem a mesma força e os mesmos poderes do Superman, o que dará origem a um confronto épico. Filme premiado como Melhor Ficção do ano pela Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Pablo:
    Pra mim o grande lance do Super-herói é o fato dele ser superior ao ser humano normal e conseguintemente poder combater os vilões humanos com facilidade. Quando ele tem que enfrentar três vilões com poderes iguais aos dele tudo fica sem sentido, pelo menos do meu modo de ver.

    ResponderExcluir
  2. Off topic: outro dia você disse que nunca viu a serie Billions.
    Se assistir, te garanto, vai adorar. Vou dar só uma dica: os diálogos mais que afiados que ainda por cima usam todos os filmes que conhecemos para contextualizar as conversas. Coisa muito, muito boa. Devido aos atores envolvidos, acho que não preciso falar do show que dão nas atuações.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei uma boa ideia do roteiro em colocar o Superman enfrentando inimigos com a sua força e poderes. Um dos problemas do Superman é que ele, como o mais poderoso dos super-heróis, geralmente quase nunca encontra inimigos à altura. Aí fica moleza. E sobre a série, anotei aqui. Vou tentar assistir, seguindo sua dica.

    ResponderExcluir