domingo, 17 de outubro de 2021

The Path - Terceira Temporada

The Path - Terceira Temporada
Essa é a terceira e última temporada da série The Path que no Brasil recebeu o sugestivo título de "O Caminho". Nessa última temporada Eddie Lane se conscientiza que realmente seria o portador da luz. O fundador da seita está morto, depois de ficar anos em coma. Ele tem um sonho com ele e decide tomar a frente do movimento. Só que sempre haverá a sombra de Cal Roberts, o último líder. Após cair em desgraça com os membros do grupo ele retorna. Na verdade volta através de uma chantagem. Se não o aceitarem de volta ele estaria disposto a revelar que havia sido molestado quando criança pelo fundador dessa nova religião. Essa terceira temporada contou com 13 episódios que foram exibidos nos Estados Unidos entre os meses de janeiro a março de 2018. Segue abaixo comentários sobre cada episódio assistido.

The Path 3.01 - The Beginning
A título de informação é bom saber que finalmente essa série ganhou título no Brasil. Por aqui vai se chamar "O Caminho". Enquanto a terceira temporada chega nos Estados Unidos, nossos canais a cabo passam a exibir a primeira. Pois bem, se você nunca assistiu é interessante saber que se trata de uma seita, até bem comum, que surge na Califórnia. Eles misturam crenças tradicionais com filosofia new age e pedaços da cultura hippie. Tudo isso dá origem a esse novo movimento religioso. Desde a temporada anterior há uma disputa para saber quem vai liderar o grupo. O criador da seita morreu há muito e não deixou um herdeiro oficial. Quem acaba assumindo posto de líder agora é      Eddie Lane (Aaron Paul). Ele havia perdido a fé e virado até mesmo um dissidente. Agora está de volta como um dos iluminados. Nesse episódio ela consegue sair de um prédio em chamas, o que faz com que seus seguidores acreditem que ele realizou um milagre!A partir daí o caminho para o fanatismo vai ficando cada vez maior. Só que Lane precisa se cuidar porque há gente dentro da seita que quer derrubar o novo "messias" o mais rapidamente possível. E nesse jogo vale tudo, até mesmo sua eliminação definitiva. / The Path 3.01 - The Beginning (Estados Unidos, 2018) Estúdio: Lucid Road Productions / Direção: Michael Weaver / Roteiro: Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Freida Pinto, Kyle Allen, Hugh Dancy, Aimee Laurence.

The Path 3.02 - A Beast, No More  
Essa série recebeu o nome de "O Caminho" no Brasil. Já não era sem tempo. Nesse segundo episódio  Eddie Lane (Aaron Paul) já é o novo líder da seita. Ele porém não agrada a todos. Seu próprio filho o confronta quando esse expulsa uma jovem imigrante da comunidade religiosa. Ela teria rompido com os pais e esses em revanche colocaram panfletos de difamação e injúria por toda a escola da filha de Eddie. Uma situação constrangedora e delicada. Eddie também procura mais recursos para sua religião, chegando inclusive a vender um tal suco que antes era considerado sagrado por todos os membros. Capitalismo, eis tudo. Por outro lado Cal Roberts começa a ter acessos de ansiedade. Ele agora trabalha como consultor de atletas ricos e estúpidos, um tipo de "conselheiro de bem estar" como ele próprio define. Não chega a ser um emprego para se ter orgulho. / The Path 3.02 - A Beast, No More (Estados Unidos, 2018) Direção: Patrick R. Norris / Roteiro: Jessica Goldberg, Annie Weisman / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Freida Pinto.

The Path 3.03 - Locusts
Há um novo jovem dentro da comunidade. Ele estava caçando coelhos nas vizinhanças quando foi encontrado por Eddie Lane. Os outros membros não ficam satisfeitos com sua presença. O jovem é de origem desconhecida, tem uma suástica nazista tatuada no braço e não desperta muito confiança. Ela faz um teste para ver se poderia ficar dentro da comunidade e é reprovado. Mesmo assim, contra todas as opiniões, Eddie Lane ainda insiste em manter ele dentro da comunidade religiosa. E pelo visto não vai demorar muito em se arrepender sobre essa decisão. / The Path 3.03 - Locusts  (Estados Unidos, 2018) Direção: Michael Weaver / Roteiro: Jessica Goldberg, Julia Brownell / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Freida Pinto.

The Path 3.04 - De Rerum Natura
Esse episódio tem uma revelação terrível. Quando criança, Cal Roberts foi abusado sexualmente por Steve Meyer, o fundador e líder da comunidade. Isso demonstrava claramente que ele não era elevado espiritualmente coisa nenhuma. Era um homem doente, um pedófilo. E Cal, de volta ao grupo, usa essa informação devastadora como chantagem. Ele vai até a uma das executivas do Meyerismo e abre o jogo. Se eles não o aceitarem com certos privilégios, ele falará sobre tudo e isso certamente será o fim dessa religião. Eddie Lane fica sem saber da verdade, mas pelo que conheço do personagem, no dia que ele souber de tudo, a coisa toda vai para o brejo, merecidamente aliás. / The Path 3.04 - De Rerum Natura (Estados Unidos, 2018) Direção: Patrick R. Norris / Roteiro: Jessica Goldberg, Coleman Herbert / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Freida Pinto.

The Path 3.05 - Pageantry
Qual é a sensação de ser enterrado vivo? Ora, desesperadora, claro! É justamente isso que sente Eddie Lane (Aaron Paul) quando ele é enterrado vivo por um caipira atrás de vingança. Inicialmente ele chega como um pai que perdeu sua filha e precisa de conselhos. Só que era tudo uma armadilha. O velho homem amargurado culpa o movimento  pela morte de sua filha, anos atrás. Agora quer matar seu líder. Um lobo em pele de cordeiro. Quem acaba salvando sua vida é Cal Roberts, que desconfia do velho insano e decide ir atrás do "chefe" Eddie Lane para saber o que estaria acontecendo. E tudo isso depois de um certo atrito entre os dois durante uma longa turnê pelo sul dos Estados Unidos. Cal Roberts estaria se destacando demais nas palestras. Com ciúmes, Eddie havia determinado que ele estaria fora das próximas cidades. /  The Path 3.05 - Pageantry (Estados Unidos, 2018) Direção: Stacie Passon / Roteiro: Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Freida Pinto.

The Path 3.06 - Messiah
A esposa de Eddie Lane tem uma crise de fé. Algo normal já que ela descobre várias mentiras surgidas no nascimento do movimento. O fundador não era nada do que ela pensava. E ela descobre mais e mais com um professor de estudos religiosos da universidade. É algo natural de acontecer, afinal muitas religiões e seitas são fundadas sobre grandes mentiras, contos inventados e muita maluquice. Ela parece ter entrado em uma cirando de dúvidas sobre isso. E o quadro só piora quando seu pai morre. E o que faz Eddie Lane sobre tudo isso? Toma a pior decisão. Decide visitar o tal professor e sem maiores delongas o ameaça. A pose de santidade vai pelo ralo em questão de minutos.  Farsas e mais farsas no horizonte. / The Path 3.06 - Messiah (Estados Unidos, 2018) Direção: Stacie Passon / Roteiro: Jessica Goldb / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Freida Pinto. 

The Path 3.07 - The Gardens at Giverny
Quando o episódio começa está todo mundo numa boa, curtindo uma linda mansão na França. Acontece que um ricaço francês adorou a doutrina religiosa criada pelo Meyer e assim decidiu aderir ao caminho. Então ele chamou todos para irem até a França para abrir um núcleo do grupo na Europa. Só que toda a beleza do lugar não esconde os conflitos internos de todos os membros da religião. E isso piora ainda mais quando o nome da escolhida para liderar o braço francês da seita é anunciada. Ciúmes, raiva e ódio explodem em todos os lugares. Ninguém é perfeito. E a coisa só piora.  Pena que toda aquela festa acaba em um clima ruim, principalmente depois que Eddie Lane é praticamente desafiado a subir em uma escada em chamas para supostamente provar seus dons espirituais. A coisa toda se torna bem constrangedora. Coisa horrível de se fazer. Uma "bad trip" sem dúvida.  / The Path 3.07 - The Gardens at Givern(Estados Unidos, 2018) Direção: Peter Sollett / Roteiro:     Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul. Michelle Monaghan. Freida Pinto. 

The Path 3.08 - The Door
Esse episódio vai concluindo a série que foi cencelada no começo da pandemia. Pois bem, nesse episódio há mudanças significativas na vida de Eddie Lane e o culto que dirige. Ele é visitado por um pastor protestante que vem para lhe dar uma notícia que ele nem tinha ideia. Seu filho é gay e está namorando o filho do pastor. Eddie nem desconfiava. Ele depois pede para o filho abrir o jogo quando eles estão construindo uma casa na árvore, mas a conversa não toma bons rumos (não por culpa de Eddie que se mostra bem compreensivo com a situação). Uma boa maneira de mostrar a questão do homossexualismo envolvendo meios muito religiosos. Só que há mais problemas familiares. Eddie decide confrontar sua esposa. Ela tem um amante e está procurando pelas origens da igreja. Obviamente está desconfiada de tudo, perdeu sua fé. Eddie pede a ela que abandone o grupo. Ele é um líder que não consegue nem convencer a mulher de sua própria doutrina religiosa? É melhor ela ir embora. / O Caminho - The Path 3.08 - The Door (Estados Unidos, 2018) Direção: Peter Sollett / Roteiro: Annie Weisman / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan. 

The Path 3.09 - The Veil
A esposa do líder do movimento vai atrás da pessoa que começou tudo. Quer respostas! E ela descobre coisas assustadoras. O fundador do grupo inventou muita coisa. A sua paciente que tinha visões apenas tinha alguns momentos de perda de consciência, mostrando uma região devastada, como se fosse o próprio inferno. E após uma sessão espiritual a esposa de Lane vivencia tudo, tem as mesmas visões. Algo bem aterrorizante para ela. E o movimento em si, como vai? Sendo processado por um ex-membro que perde uma bolada. Lane nem pensa muito e pede a Cal que "dê um jeito" no tal sujeito! Ora, onde foi parar a espiritualidade elevada do líder? Cadê a sua vida espiritual elevada? Vai resolver esse tipo de problema cometendo crimes? Pois é, meus caros. Santidade passou longe! / The Path 3.09 - The Veil (Estados Unidos, 2018) Direção: Michael Weaver / Roteiro: Jessica Goldberg, John O'Connor/ Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Freida Pinto. 

The Path 3.10 - The Strongest Souls
Vera é na realidade a filha do fundador da seita. Sua mãe Lilith tem grandes segredos a revelar sobre o Steve Meyer, que criou toda a doutrina religiosa nos anos 70. Isso criar uma tensão dentro do movimento pois Sarah, a esposa de Eddie Lane, se envolve cada vez mais com Lilith (nome de uma entidade demôniaca dentro da tradição judaico-cristã). Ela sonha inclusive com a morte de Eddie, atingido por um tiro certeiro enquanto entra no palco, vestido todo de branco. Profecia ou puro delírio? Só saberemos nos próximos episódios. Penso que pode ser mesmo o defecho final da série. Vamos aguardar. / The Path 3.10 - The Strongest Souls (Estados Unidos, 2018) Direção: Michael Weaver / Roteiro: Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Freida Pinto. 

The Path 3.11 - Bad Faith
A comunidade vê uma possibilidade de expandir suas crenças para a Ásia! O convite é feito por um milionário de Bali. Só que a dúvida permanece: vale a pena ir tão longe assim? Eddie Lane tem seus próprios problemas em casa. Sua ex-esposa se tornou uma cética. O filho gay não se conforma com o fato de seu namorado ter passado por uma "cura gay" em uma igreja da região. E para piorar já existe até mesmo uma profecia de que ele seria morto em plena pregação, no palco. Será que haveria algum fundo de verdade nessa visão sobrenatural e espiritual? As questões ficam no ar. / O Caminho - The Path 3.11 - Bad Faith (Estados Unidos, 2018) Direção: Jacob Hatley / Roteiro: Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Freida Pinto. 

The Path 3.12 - A New American Religion
Eddie Lane resolve contar tudo sobre o passado do fundador do Meyerismo. Só que Cal acha isso um absurdo. Ele diz que se tudo vier à tona, como a pedofilia de Steve Meyer, o movimento vai acabar, chegar ao seu fim. Em sua forma de pensar o movimento não tem a robustez ou firmeza de uma Igreja Católica, por exemplo, para revelar seus segredos do passado, pedir perdão aos seus membros e seguir em frente. Para Cal será o fim do movimento religioso que ele dedicou toda a sua vida, desde quando era apenas uma criança que era abusada pelo fundador da seita. E agora, qual opinião vai prevalecer? Isso só será revelado no último episódio da série. Até lá! / The Path 3.12 - A New American Religion (Estados Unidos, 2018) Direção: Jessica Goldberg / Roteiro: Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Freida Pinto. 

The Path 3.13 - Blood Moon
Achei fraquinho esse episódio final da série. Como foi antecipado no episódio anterior Eddie Lane decidiu contar tudo sobre o passado, as origens dessa nova religião, só que na hora H um tiro é ouvido no meio dos seguidores. É Lilith portando uma arma. Ela tenta atirar em Eddie, mas acaba acertando na própria filha. Uma tragédia. Vera não resiste e morre. Com isso Eddie acaba não revelando os podres do caminho. E Cal suspira aliviado, até porque o que ele iria fazer da vida sem aquela comunidade religiosa? Logo ele que havia sido abusado, ainda criança, por Steve, o fundador. Um episódio morno fechou a série. Esperava por mais. De qualquer forma eu gostei dessa série que ainda segue pouco conhecida em nosso país. Uma pena. / The Path 3.13 - Blood Moon (Estados Unidos, 2018) Direção: Phil Abraham / Roteiro: Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Freida Pinto.

Pablo Aluísio.

13 comentários:

  1. The Path - Terceira Temporada
    Texto Compilado
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti essa.

    Pablo: você viu que o Ronnie Tutt, o baterista do Elvis, morreu?

    ResponderExcluir
  3. Não estou sabendo disso... O.o

    Será fake news?

    ResponderExcluir
  4. A informação é verdadeira! Realmente a grande imprensa já noticiou. Uma pena. que descanse em paz.

    ResponderExcluir
  5. Review Adicionado:
    The Path 3.06 - Messiah
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  6. Review Adicionado:
    The Path 3.07 - The Gardens at Giverny
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  7. Review Adicionado
    The Path 3.08 - The Door
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  8. Review Adicionado:
    The Path 3.09 - The Veil
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  9. Review Adicionado:
    The Path 3.10 - The Strongest Souls
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  10. Review Adicionado:
    The Path 3.11 - Bad Faith
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  11. Review Adicionado:
    The Path 3.12 - A New American Religion
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  12. Review Adicionado:
    The Path 3.13 - Blood Moon
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir