sábado, 9 de outubro de 2021

A Identidade Bourne

Título no Brasil: A Identidade Bourne
Título Original: The Bourne Identity
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Doug Liman
Roteiro: Tony Gilroy, W. Blake Herron
Elenco: Matt Damon, Franka Potente, Chris Cooper

Sinopse:
Jason Bourne (Matt Damon) acorda de repente no meio do nada, sem memória e sem saber direito quem é. Em posse de um código, que parece ser um número relativo a uma conta bancária na Suíça, ele cruza a Europa e os Estados Unidos em busca de respostas. Como todos já sabemos Bourne é um agente especial de um programa ultra secreto do governo americano que treina apenas a elite da elite, que tentará agora recuperar sua memória para entender melhor o jogo mortal no qual está inserido.

Comentários:
Primeiro filme da franquia Bourne. Foi obviamente uma tentativa de Hollywood em revitalizar os saturados filmes de espionagem do passado. Baseado em uma série de livros de sucesso, o resultado se mostra muito bom, acima da média. Inicialmente havia certas dúvidas sobre o ator Matt Damon. Ele tinha cacife suficiente para levar algo dessa magnitude em frente? Afinal de contas, com aquela cara de garoto, seria meio complicado convencer o público de que ele era na realidade um super agente da CIA com treinamento especial e de elite. Para surpresa de muita gente porém o filme acabou dando muito certo, fazendo bonito nas bilheterias. Acabou abrindo espaço para mais dois filmes com o mesmo Damon e outro mais recente, que se tornou uma nova tentativa do estúdio em recomeçar tudo praticamente do zero, dando origem a uma segunda franquia com o universo do agente Bourne. Muito movimentado, com ótimas cenas de ação, o filme de fato cumpre aquilo que promete. Uma diversão que não decepcionará os fãs de action movies.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Na verdade o Matt Damon deu tão certo nesse filme de ação que, se quisesse ter continuado, talvez já estivessem na sexta aventura dessa franquia com ele e seria igual a Missão Impossível com o Tom Cruise, que a cada dia só melhora.

    ResponderExcluir
  2. Certamente deu certo. Antes da pandemia o estúdio até anunciou os planos para um novo filme, mas aí tudo foi cancelado. Vamos ver se eles retomam a ideia de produzir um novo filme. Quem sabe até mesmo com a volta do Matt Damon.

    ResponderExcluir
  3. O filme foi baseado no livro de Robert Lundlum - "The Bourne Identity" de 1980. Achei excelente. Tanto o roteiro - bem parecido com o livro - quanto a ótima e frenética direção de Doug Liman (Feito na América - 2017).. Matt Damon está perfeito no papel de um agente especial taciturno e implacável, além de Franka Potente de "Corra, Lola, Corra" (1998), ótima como sempre. Na minha opinião um filme excelente e que merece sempre ser revisto.

    ResponderExcluir