domingo, 17 de outubro de 2021

The Path - Segunda Temporada

The Path - Segunda Temporada
Embora tenha assistido a todos os episódios da segunda temporada da série The Path (O Caminho, no Brasil), não escrevi muito sobre os episódios. De qualquer maneira colocarei aqui os que tive a oportunidade de resenhar. Nessa segunda temporada temos a grande crise de fé de Eddie Lane (Aaron Paul). Ele descobre algumas verdades sobre o fundador do movimento e aos poucos vai perdendo sua fé na doutrina da seita. Só que ao mesmo tempo estranhos acontecimentos parecem rondar sua mente. Isso tudo sugere que ele seria o portador da luz, apesar de seu crescente ceticismo sobre tudo ao seu redor. Essa segunda temporada contou com 13 apisódios ao total que foram exibidos entre os meses de janeiro a abril de 2017. Segue abaixo os reviews sobre episódios da temporada.

The Path 2.09 - Oz
Eddie Lane (Aaron Paul) começa a se conscientizar que ele será o futuro líder do movimento. Ele sofre algumas manifestações físicas, inclusivo na mão, em sangramentos, justamente quando estava com uma medalha do grupo em mãos. Só que as coisas não são tão sagradas como ele pensa. Enquanto ele entra nessa crise existencial, sua esposa cai nos braços de Cal Roberts. O novo casal estava em uma palestra com vários outros grupos religiosos. Após a apresentação um clima pinta entre eles. A noite termina numa cama de hotel. Sarah Lane aliás está enrolada e não apenas com Cal. Ela também sabe que no passado chantageou membros da comunidade em troca de dinheiro. Todos os segredos estavam gravados em fitas, com as confissões dessas pessoas. Assim não foi nada complicado chantagear um a um. Pelo visto há algo de podre bem no meio do movimento. Bom episódio que vai aos poucos demolindo a seita retratada na série. Aliás a série se destaca justamente por essa crítica que faz a esses movimentos, que são bem populares na costa oeste da América / The Path 2.09 - Oz (Estados Unidos, 2017) Estúdio: Hulu / Direção: Patrick R. Norris / Roteiro: Jessica Goldberg, Coleman Herbert / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Emma Greenwell, Rockmond Dunbar, Kyle Allen, Paul James

The Path 2.10 - Restitution
É a tal coisa, seitas geralmente afundam em fanatismo e desespero. Não seria diferente na seita que é retratada nessa boa série. Aqui nenhum membro da estranha religião (com ares até de movimento hippie) consegue se sobressair. A grande maioria das pessoas que convivem ali dentro da comunidade são vis. Eddie Lane (Aaron Paul) abandonou o grupo, adotando uma postura cética e crítica sobre sua doutrina. Porém após sofrer alucinações começou a duvidar de suas convicções. Nesse episódio ele está visivelmente abalado, sem saber que caminho tomar. E tudo piora em um ritual que os membros colocam em pequenos caixões seus sentimentos negativos. É uma espécie de expurgo de energias negativas. O problema mesmo é achar alguma energia positiva no meio de membros que traem, chantageiam e até cometem crimes em prol de uma suposta (e absurda) ideia de pureza espiritual! / The Path 2.10 - Restitution (Estados Unidos, 2017) Direção: Patrick R. Norris / Roteiro:  Jessica Goldberg / Elenco: Aaron Paul, Michelle Monaghan, Emma Greenwell.

Pablo Aluísio.

Um comentário: