terça-feira, 5 de outubro de 2021

Alien³

Título no Brasil: Alien³
Título Original: Alien³
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: David Fincher
Roteiro: Dan O'Bannon, Ronald Shusett
Elenco: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance

Sinopse:
Durante a fuga a nave de Ripley cai em Fury 161, um distante e esquecido planeta nos confins do espaço sideral. O lugar é usado como prisão para alguns dos mais psicóticos e violentos criminosos do universo. Assim a tenente Ripley (Weaver) terá que sobreviver não apenas aos ataques desses perigosos prisioneiros mas também da criatura alienígena que, ao que tudo indica, também estava na nave destruída. Para piorar tudo o Alien agora está solto no meio ambiente, pronto para fazer novas vítimas.

Comentários:
David Fincher resolveu fazer algo completamente diferente dos filmes anteriores da franquia. Aliás esse filme foi extremamente complicado de se produzir, pois havia uma pressão enorme envolvida e muitos problemas por trás dos bastidores, alguns inclusive inesperados, como a falta de ética por parte de James Cameron (que havia dirigido "Aliens o Resgate"). Ao invés de respeitar a visão do colega cineasta Cameron partiu para o ataque dizendo que esse novo filme era uma agressão contra os fãs da série (uma bobagem, vamos convir). Se "Alien, o Oitavo Passageiro" era uma feliz fusão entre filmes de ficção e terror e "Aliens, o Resgate" era uma tentativa de mesclar o universo sci-fi com os filmes de ação dos anos 80, esse aqui foi certamente o mais ácido e realista de todos os filmes. Há todo um clima opressivo no ar, a estética procura ser cinza, sem esperanças, tal como um presídio do mundo real. Há muita sujeira ao redor e tipos nada encantadores. Um inferno espacial. Essa nova identidade não chegou a agradar todo mundo, certamente muitos fãs reclamaram, mas a verdade pura e simples é que justamente por ser diferente é que "Alien³" marcou tanto e ainda é tão lembrado, afinal o espaço nunca se mostrou tão ameaçador como aqui!

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Publicado originalmente no blog Terror & Ficção
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não curto muito esse. Não é um mal filme, mas é uma tremenda "puxada de tapete" no fã depois da tremenda tensão do filme anterior. Tanta luta prá chegar a uma conclusão tão amarga e pessimista.

    ResponderExcluir
  3. De fato é um filme bem dark, pessimista e seu final deixou muita gente surpresa na época. Para alguns teria se passado um limite que não deveria ter sido rompido.

    ResponderExcluir
  4. É aquela velha estória. Por todos os motivos possíveis, nunca será como o primeiro e daí vem o jato de água fria.

    ResponderExcluir
  5. Em Hollywood sempre se disse que o filme 3 de qualquer franquia é sempre o pior possível... Superman 3, O Retorno de Jedi, etc. No caso de Aliens aqui não penso que esse estigma foi confirmado.

    ResponderExcluir