quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Willow

Mais um filme cujo roteiro foi escrito por George Lucas. É curioso que depois do enorme sucesso da franquia "Star Wars" o diretor e roteirista tenha desistido de dirigir uma série de projetos que ele mesmo havia criado, alguns deles há anos. Provavelmente por ter receios de se expor em demasia, abrindo o espaço para críticas (algumas bem justas, aliás) ou comparações com o universo de "Star Wars". Assim ele decidiu "terceirizar" a direção desses filmes. Na posição mais confortável de produtor, Lucas não colocaria seu prestígio em perigo e tampouco sairia queimado caso o filme não fosse bem sucedido nas bilheterias. Trocando em miúdos, ele não estava disposto nessa altura de sua carreira a correr riscos desnecessários. Dessa maneira contratou o diretor Ron Howard para dirigir esse "Willow".

O enredo é bem fantasioso, passado em um tempo medieval com monstros, dragões, rainhas maquiavélicas e feiticeiras. Uma espécie de "O Senhor dos Anéis" mais modesto e menos pretensioso. O mais interessante é que apesar de ter uma boa produção - onde não faltaram nem mesmo excelentes efeitos visuais, alguns usando tecnologia digital pela primeira vez na história - o filme acabou se perdendo mesmo no roteiro, justamente o que foi escrito por Lucas. O que foi tão original e inspirador na franquia "Star Wars" aqui soa repetitivo, nada original, sem encanto e nem carisma. Sendo extremamente sincero, Lucas se rendeu a clichês de todos os tipos, alguns bem óbvios e vergonhosos. No final o que temos em mãos é uma obra pouco memorável e nada marcante dentro da filmografia do cineasta. Esse enredo provavelmente ficaria melhor restrito apenas no mundo da literatura pois no cinema não funcionou muito bem.

Willow - Na Terra da Magia (Willow, Estados Unidos, 1988) Direção: Ron Howard / Roteiro: George Lucas, Bob Dolman / Elenco: Val Kilmer, Joanne Whalley, Warwick Davis./ Sinopse: Um guerreiro medieval e um jovem camponês se tornam os protetores e guardiões de uma criança muito especial. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhores Efeitos Sonoros. 

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Willow - Na Terra da Magia
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Nunca gostei de ficção que não tivesse ligação a realidade da terra.
    Mesmo Star Wars nunca me apeteceu; apesar de eu ter me forcado a ver alguns.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, esse aqui é bem filme de fantasia mesmo. Tem dragão, bruxas, feiticeiros, guerreiros medievais, esse tipo de coisa. Se você não gosta desse tipo de filme então melhor não perder tempo mesmo.

    ResponderExcluir