terça-feira, 5 de outubro de 2021

Anti-Herói Americano

Título no Brasil: Anti-Herói Americano
Título Original: American Splendor
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Dark Horse Entertainment
Direção: Shari Springer Berman, Robert Pulcini
Roteiro: Shari Springer Berman, Robert Pulcini
Elenco: Paul Giamatti, Josh Hutcherson, Mary Faktor, Shari Springer Berman, Barbara Brown, Earl Billings

Sinopse:
Com roteiro baseado nos quadrinhos "American Splendor" de Harvey Pekar, o filme "Anti-Herói Americano" conta a história do próprio Harvey Pekar (Paul Giamatti), um sujeito comum que precisa lidar com os problemas da vida cotidiana. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor roteiro adaptado.

Comentários:
A nona arte, como são conhecidos os quadrinhos, não vive apenas de super-heróis mascarados que salvam o mundo em cada edição. Há espaço também para um tipo de quadrinhos mais underground, mais independente, cujas temáticas são tão variadas como as estrelas do cosmos. É o caso desse "American Splendor" que conta a história de um sujeito comum que precisa lidar com uma vida cheia de problemas, algo bem distante do universo dos super-heróis.  Ele é mal humorado, rabugento, gordo e está ficando careca. Não parece o Superman! Então porque não contar sua vida em forma de quadrinhos? Que tal mostrar o mundo chato de um emprego sem graça ou pior do que isso, como é ser um desempregado. O resultado é diferente, resultando em um filme muito legal que mistura animação com atores reais. É um filme que vale a pena conhecer.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. O Paul Giamatti é o ator ideal pra esse papel. Mesmo na série Billions em que seu personagem é um rico e poderoso procurador de justiça, ele transpira esse tipo "João Ninguém".

    ResponderExcluir
  2. Realmente não tiro sua razão em nada. É exatamente isso.
    Já essa série que você citou eu ainda não assisti, então não vou opinar.

    ResponderExcluir