segunda-feira, 25 de outubro de 2021

O Alfaiate do Panamá

O problema de interpretar um personagem tão famoso como James Bond é que você acaba ficando prisioneiro dele. É o que aconteceu com Roger Moore e de certa maneira com Pierce Brosnan também. O roteiro desse filme não tem nada a ver com Bond, na verdade foi inspirado em um best-seller escrito por John le Carré, mas mesmo assim todos fizeram a associação com o famoso agente secreto justamente por causa da presença do ator no elenco. Uma pena já que o filme tem identidade própria e pode ser considerado um bom suspense de espionagem. Além disso foi dirigido por John Boorman, cineasta de obras requintadas e sofisticadas como "Esperança e Glória", "Muito Além de Rangum" e "Amargo Pesadelo".

O enredo, como convém a toda história criada por John le Carré, se passa no mundo da espionagem e das conspirações internacionais. Andrew 'Andy' Osnard (Pierce Brosnan) é um agente inglês que é enviado ao Panamá para descobrir a extensa e complexa rede de corrupção que se forma após o famoso canal ser devolvido ao país da América Central. Nesse processo ele acaba também revelando algo maior, envolvendo figurões do governo e de organismos internacionais. Considero, como já escrevi, um bom filme, muito embora os fãs do livro tenham reclamado e muito da adaptação. Subtramas foram omitidas e sequências inteiras desapareceram, algo que temos que convir é até normal de acontecer já que cinema e literatura definitivamente são expressões culturais bem diferentes. Mesmo assim é um bom programa para o fim de noite.

O Alfaiate do Panamá (The Tailor of Panama, Estados Unidos, 2001) Direção: John Boorman / Roteiro: Andrew Davies, baseado no livro escrito por John le Carré / Elenco: Pierce Brosnan, Geoffrey Rush, Jamie Lee Curtis, Daniel Radcliffe / Sinopse: Um alfaiate trabalhando no Panamá acaba se tornando um agente, um espião para a Inglaterra na região. Filme indicado ao Berlin International Film Festival.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. O Pierce Brosnan foi o primeiro a confundir o persoangem desse O Alfaiate do Panamá com o James Bond ao deixar a sua persona de galã charmoso tomar conta de cada take em que aparece. Pra piorar o Geoffrey Rush deita e rola, roubando todo o filme fazendo justamente o oposto do Pierce Brosnan e dando ao seu personagens mil camadas ao ponto de sabermos se ele é apenas um paspalho, ou se esta no comando de tudo que acontece. Um filme divertido, pra quem não leu o livro.

    ResponderExcluir
  2. É o poder de sugestão de um bom roteiro. Sobre o livro: tenho interesse em ler, mas infelizmente até hoje não tive essa oportunidade.

    ResponderExcluir