quinta-feira, 22 de julho de 2021

Um Lugar Silencioso: Parte II

Eu não gostei do primeiro filme. Escrevi que houve uma radicalização nessa coisa toda do silêncio, o que fazia dar sono no espectador. Para quem não conhece a história do filme se passa em um mundo distópico onde seres e criaturas estão basicamente exterminando a raça humana. Esses monstros são cegos, mas possuem uma audição absurda. O menor barulho os desperta e eles surgem com fúria assassina. Pois bem, nessa parte 2 esse problema que chamei a atenção em relação ao primeiro filme foi devidamente corrigido. O silêncio não impera tanto como antes. Já existe um melhor trabalho na trilha sonora incidental e nos próprios efeitos sonoros. O filme assim ficou bem melhor, mais bem resolvido. Não me deu sono, o que já foi uma melhora e tanto!

Agora o roteiro continua apostando apenas nas cenas de suspense e tensão. Não há nada de errado nisso, porém quem estiver em busca de maiores respostas sobre o que aconteceu continuará a ficar sem respostas. Há uma mera tentativa de explicação no começo do filme, mostrando o famigerado Dia 1 da invasão desses bichos, mas tudo o que se fica sabendo é que eles vieram do espaço. O resto não é explicado. O filme se apoia apenas na família tentando sobreviver nesse mundo brutal e violento. De pés descalços, eles vagam, em busca de alimentos e água potável em um mundo destruído. Enfim, minha conclusão é que apesar das perguntas ainda sem respostas, esse segundo filme se revelou bem melhor do que o primeiro. Vale a sessão de cinema.

Um Lugar Silencioso: Parte II (A Quiet Place Part II, Estados Unidos, 2021) Direção: John Krasinski / Roteiro: John Krasinski, Scott Beck, Bryan Woods / Elenco: Emily Blunt, Cillian Murphy, John Krasinski, Millicent Simmonds, Noah Jupe / Sinopse: Uma família (a mãe, dois filhos adolescentes e um bebê) tentam sobreviver em um mundo destruído após a invasão de estranhos seres vindos do espaço sideral.

Pablo Aluísio.

3 comentários: