quarta-feira, 21 de julho de 2021

Arquivo X: O Filme

"Arquivo X" foi a série de maior sucesso da TV americana durante os anos 90. Os roteiros exploravam dois agentes do FBI que eram encarregados de investigar casos completamente fora do normal envolvendo OVNIs, paranormalidade, monstros, etc. As primeiras temporadas foram inegavelmente brilhantes, mas conforme os anos foram passando as coisas foram desandando. O ator David Duchovny que interpretava o agente Fox Mulder foi o primeiro a cair fora. Depois, tentando manter a série no ar, o criador Chris Carter foi acrescentando novos agentes, novas tramas e novos mistérios. Até que em 2002 a série finalmente foi cancelada, terminando com um dos piores episódios finais de todos os tempos - algo que decepcionou uma legião de fãs da série.

Levar "Arquivo X" para o cinema sempre foi uma ideia que nunca havia chegado a ser concretizada. Por anos houve o projeto, mas nada foi colocado em prática. Quando a série perdeu seus dois principais membros do elenco, o filme finalmente foi produzido. Era uma tentativa de manter a saga viva e trazer os agentes originais de volta. Funcionou em termos. Na época de lançamento Chris Carter afirmou que o roteiro do filme seria independente da série e que qualquer pessoa poderia assistir ao filme, mesmo aqueles que nunca viram um episódio na vida. Era mentira. "Arquivo X: O Filme" só funcionava bem mesmo para quem acompanhava há anos a série na TV. Tanto isso é verdade que muitos críticos afirmaram (com razão) que o longa nada mais era do que um episódio alongado da série. Algo que já havia inclusive acontecido antes. O filme até que ficou muito bom, com ótimas cenas e uma trama consistente. Entretanto para gostar tem que ter um certo conhecimento da série. Caso contrário a coisa não flui, fica meio sem sentido. O filme assim fica no meio termo entre uma boa diversão e um texto mais complexo. É, enfim, uma tentativa de emplacar um produto televisivo no mundo do cinema, se criando mais uma franquia cinematográfica de sucesso.

Arquivo X: O Filme (The X Files, Estados Unidos, 1998) Direção: Rob Bowman / Roteiro: Chris Carter, Frank Spotnitz / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, John Neville / Sinopse: Primeiro filme de "Arquivo X" para o cinema. Na trama os agentes do FBI Mulder e Scully devem lutar contra o governo em uma conspiração e descobrir a verdade sobre a colonização alienígena da Terra.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Tai uma das séries mais famosa mundo e eu só vi alguns episódios. Hoje não tenho coragem de começar a assistir.

    ResponderExcluir
  2. Gostei dos dois filmes para o cinema. O segundo é ainda melhor.

    ResponderExcluir
  3. Arquivo X conseguiu ter um fã clube com tanto entusiasmo quanto Star Wars ou Star Trek. Quem viveu a febre dessa série nos anos 90 sabe muito bem disso.

    ResponderExcluir
  4. Erick, os dois filmes são bons. Mas discordo um pouco de você na comparação. Prefiro esse primeiro.

    ResponderExcluir